AO FUTURO PREFEITO DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

CrôniCaRioca

Prezados candidatos,

Os senhores e a senhora devem ter notado, pois o nome revela: este espaço dedica-se essencialmente aos assuntos urbano-cariocas, tema que, de fato, porta certa universalidade. Afinal, vida citadina e urbe são uma coisa só. Tudo o que diz respeito à cidade interessa ao seu morador. E vice-versa.


LEITE
Internet



Por isso não se falará aqui de Educação e Saúde, temas fundamentais sem os quais o resto ou não existe ou é precário. Outros blogs e outras cartas que tratem disso há de haver! Alguém deve cuidar do leite das crianças…






Predominam as questões sobre o uso do solo e as normas que o regem – leis, decretos, etc. – porque se pretende entender o resultado prático dessas sobre a paisagem e o cotidiano, ou seja, a produção dos espaços públicos e privados, e o seu uso, o que engloba desde a conservação das ruas e calçadas, até transporte e mobilidade, por exemplo.


Nos últimos quatro anos houve uma explosão de novas normas urbanísticas, tema exaustivamente tratado por este Blog. Todas aumentaram as áreas e o número de andares que podem ser construídos, em vários bairros e regiões. Todas. A consequência não é imediata. Aparecerá primeiro na Zona Oeste – Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Vargem Grande – e na Zona Portuária, função dos eventos internacionais a caminho. O resto, nos próximos anos ou décadas. Urbanistas e sociólogos farão críticas ou elogios sobre o boom imobiliário do século XXI mais adiante, talvez daqui a meio século. Foi assim com Brasília e com a citada Barra da Tijuca.



ASPÁSIA
Internet

Porque o Urbe CaRioca deseja que o Rio seja cada vez melhor, pede ao futuro prefeito que dê trégua a este processo que em que índices urbanísticos cada vez maiores são uma bandeira, longe de ser panaceia ou o único modo de fazer cidade, muito pelo contrário, pode ser remédio que fica amargo, um veneno, comprova a experiência internacional. Melhor fazer jardins, plantar aspásias.





FREIXO
Internet
O Blog pede que se olhe pela cidade inteira, na escala do território e nos detalhes: que controle a expansão urbana e as ocupações irregulares, e que cuide das pedras portuguesas; que incentive a construção onde seja adequado e não prejudicial; que deixe sossegadas as áreas consolidadas, e evite a renovação urbana exagerada; que preserve o patrimônio cultural e o meio ambiente; que plante ipês, acácias, jacarandá, pau-brasil, paineiras… quem sabe um freixo?




Se não for pedir demais, o Blog também requer a revisão das mais de vinte leis urbanísticas aprovadas há pouco. Haverá tempo, sim, o fim do mundo previsto pelo calendário maia já foi desmentido.


MAIA
Internet


Tempo de sobra, até para evitar novas benesses a caminho e fazer um novo Plano Diretor, pois este, aprovado às pressas – também e somente para aumentar as construções na cidade –, deixou a desejar, embora possa ter atendido a alguns desejos.








E que deixe Guaratiba continuar verde.



Recreio dos Bandeirantes,
Serra da Grota Funda e Guaratiba

Diário do Rio, 2007


Ao futuro prefeito, que cobre do governo estadual ações em prol do Rio, que bata pé quanto ao Metrô em rede e determine aonde os trilhos devem chegar primeiro. Afinal, quem mandará na cidade, depois do povo, é claro?



O Blog vota pela Linha 4 verdadeira (Centro/Barra via Botafogo/Humaitá/Jardim Botânico), e pela conclusão da Linha 2 também de verdade, não o arremedo que fizeram juntando tudo na Central.



Que o prolongamento da Linha 1 fique para depois que os mais necessitados estiverem atendidos. Assim a Praça poderá ficar em paz por mais alguns anos, poderão ser estudadas alternativas para salvar as árvores e escolher o melhor caminho para o Metrô.


PAZ
O Globo on Line

E por falar em cariocas que sofrem no transporte público, que se una ao Estado também para cuidar dos trens, uma vergonha no território municipal.


Por fim, pede que o interesse público prevaleça sempre, aliás, nada além de uma obrigação.

Boa sorte.

Atenciosamente.

Urbe CaRioca

  1. Lembrou-me do compositor, por vezes esquecido, que em suas palavras românticas dizia: " Se todos fossem iguais a você, que maravilha viver".
    Que maravilha viver numa cidade dita Maravilhosa, se e somente se, os futuros prefeitos, bem como seus antecessores, cuidassem ou tivessem cuidado somente da urbe. De seus encantos e de suas mazelas. Que apagassem da memória os despropositados "ajustes" em nome de uma qualidade que já existe, onde existe (que deixe sossegadas as áreas consolidadas)…
    Rezemos com muita, mas muita fé para que, no futuro, olhessem o passado e aprendessem com ele; que não acatemos mais as malfeituras das prefeituras e os malfeitos de seus prefeitos; Que tenhamos a consciência que somos tão ou mais responsáveis pela nossa casa quanto o síndico que elegemos para tratar do que precisamos e não do que ele deseja. Amem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *