O TATU-BOLA E O MACACO MURIQUI

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

CrôniCaRioca

Andréa Redondo
Tatu-Bola
Internet



Os protestos foram gerais. Na imprensa escrita, falada, nas redes sociais. Os nomes inventados para o Tatu-Bola, mascote da Copa do Mundo, não agradaram: Amijubi, Fuleco, Zuzeco. Nomes com bula!

Com as respostas ao convite feito por este blog em O TATU-BOLA TEM BULA fizemos uma lista de sete nomes, alguns sugeridos mais de uma vez. São eles, na ordem recebida:


TATU-DO-BEM

JECA-TATU

TATU-BOLA

JOCA

ZECA

TATU

BRAVO


Então? Vamos votar?


Outro bicho que está nas páginas é o MACACO MURIQUI, cotado para ser a mascote dos Jogos Olímpicos 2016. Tem a simpatia do Urbe CaRioca. Animal em extinção, a escolha alerta para a importância de ser protegido, um dos motivos que levaram também à escolha do Tatu-Bola.



Blog Meu Retrato da Vida

Outro episódio envolve o mundo dos símios: uma das polêmicas levantadas em relação às Caçadas de Pedrinho** – livro que poderá ser proibido nas escolas ou precisará de bula, igual ao Tatu -, trata justamente de um macaco! Implicaram com o trecho no qual a querida Tia Nastácia, fugindo da onça, sobe correndo em uma árvore “igual a um macaco-de-carvão”.


Para continuar em meio à bicharada, os que caçam chifres em cabeça de cavalo entenderam que a comparação da empregada carinhosa a um macaco-de-carvão é ofensiva, preconceituosa.





Macaco-de-Carvão
Internet
Estudiosos logo explicaram, via web, que não era bem assim. Porque este blog é urbano-carioca e nada entende de monos, socorreu-se no mundo virtual e descobriu que o tal macaco é grande, o maior primata das Américas, é ágil, locomove-se com facilidade no alto das árvores, e é tranquilo. Tem mais. É louro! A cara é preta e o pelo amarelo!




Um dos estudiosos disse: o autor, Monteiro Lobato, descreve que Tia Nastácia – que é bem gordinha – subiu na árvore rapidamente, ou seja, com a agilidade de um macaco-de-carvão. Então, foi elogio!


E, o melhor de tudo: MACACO-DE-CARVÃO não é nada menos do que… O MACACO MURIQUI! Justamente ele, também conhecido por MONO-CARVOEIRO!


Muriqui, na língua Tupi, quer dizer “gente tranquila”.



Macaco-de-Carvão, ou, Macaco Muriqui
Horizonte Geográfico


Uma curiosidade é que o macaco – bicho tranquilo, portanto – é também um garanhão, conhecido pelo seu desempenho sexual. São polígamos. Tanto os machos quanto as fêmeas. Elas, bem fogosas, namoram cinco ao mesmo tempo…


Vixe! Nem devia ter contado isso aqui. Aquele povo vai dizer que chamaram a doce, carinhosa e amiga Tia Nastácia de promíscua!








Notas

** O livro Caçadas de Pedrinho, de autoria do importante escritor brasileiro Monteiro Lobato – considerado um precursor da literatura infantil brasileira -, é objeto de ação judicial que pretende proibir a distribuição nas escolas, sob a alegação de conteúdo racista. A ação corre no STF.

Acima, notícia sobre a criação de um logo que une o Tatu-Bola e o Macaco Muriqui, publicada no Jornal O Globo.

Algumas informações que constam no texto foram obtidas nos seguintes sites: Notícias Uol / Blog Aliantenado / Blogue do Muriqui



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *