A SEMANA – 11/03/2013 A 15/03/2013

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Publicações da semana que passou e textos mais lidos.

É doutrinação para que os olhares se dirijam às Formigas enquanto o Elefante caminha devagar e discretamente.
 É fazer aflorar a vaidade dos que detém o poder
no momento, chamados a opinar, por conveniência.
E cultivar essa vaidade até obter a aprovação final.


O ‘ROAD-SHOW’ CONTINUA. DOMINGO, ORLA DO RIO DE JANEIRO: PROPAGANDA SOBRE DUAS RODAS. Onde se lê: ‘UMA NOVA MARINA…” Leia-se: SHOPPING COM 50 LOJAS E CENTRO DE CONVENÇÕES.

Foto: Urbe CaRioca, 17/03/2013



Os posts imediatamente anteriores (do quais o mais lido foi Os Mistérios Não Interessam, sobre a polêmica da Marina da Glória); a impressionante lista dos novos hotéis que o Rio receberá e a dúvida sobre a demanda.
Mais uma vez a CrôniCaRioca foi adiada devido às novidades sobre a Marina: nos dois posts seguintes estão as opiniões de Elio Gaspari, o arquiteto francês Pascal Cribier, o Jornal O Globo, e desta que é responsável pelo blog, sobre a proposta dos que querem invadir e ocupar para sempre o Parque do Flamengo, com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.
E, enquanto O Elefante caminha, o ‘road-show’ continua. E o abaixo-assinado de repúdio ao projeto tem mais de 10 mil assinaturas.

Ainda sobre a Marina, em 15/03, sexta-feira última, outro artigo a respeito, de nossa autoria, foi publicado no Portal Vitruvius de Arquitetura e Urbanismo – MARINA DA GLÓRIA: ESTE PROJETO É IMPOSSÍVEL.
Boa leitura!


Blog Urbe CaRioca


PARQUE DO FLAMENGO, RIO DE JANEIRO

Em primeiro plano, o parque integrado visualmente à Praça Paris, o Monumento aos Mortos na II Guerra e a pista de aeromodelismo. À esquerda, o terreno da Marina da Glória com edificações de apoio às atividades náuticas. Ao Fundo, Praia do Flamengo, Baía de Guanabara,  Morro Cara de Cão, Pão de Açúcar e Morro da Urca e Morro da Babilônia.

À direita as construções dos bairros da Glória e Flamengo, com destaque para o prédio do Hotel Glória, inaugurado em 1922, hoje de propriedade da EBX. A imagem mostra com clareza a separação entre área urbana edificável – os bairros – e a área pública non-aedificandi, o Parque do Flamengo, bem de uso comum do povo.




Segunda, 11/03/2013

GOVERNADOR CARLOS LACERDA APREENSIVO POR CAUSA DO ELEFANTE QUE ATERRISSA NA MARINA DA GLÓRIA ENQUANTO EMPREENDEDOR E PREFEITURA CUIDAM DAS FORMIGAS.

Arte Livre do Blog Urbe CaRioca criada para o texto ‘Marina da Glória – Os Mistérios não Interessam’ sobre imagem do Jornal O Globo publicada no Caderno Especial de aniversário da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em 01/03/2013.



Terça, 12/03/2013

Internet



Quinta, 14/03/2013

A MENTIRA TEM RODAS CURTAS
Foto: Urbe CaRioca, 17/03/2013



Sexta, 15/03/2013

MARINA DA GLÓRIA: CENTRO DE CONVENÇÕES E SHOPPING – DUAS OPINIÕES  

(do jornal O Globo e de Andréa A. G. Redondo)



APROVAÇÃO DO PROJETO DEPENDE APENAS DO PREFEITO E DOS VEREADORES. A OPINIÃO DO IPHAN NÃO É MANDATÓRIA. OS DEMAIS ÓRGÃOS PÚBLICOS A SEREM CONSULTADOS SÃO APENAS COADJUVANTES. AS APRESENTAÇÕES DO PROJETO, CONFETE PARA A MÍDIA, E PROCESSO DE SEDUÇÃO GERAL. 
Foto: Internet



Posts mais lidos da semana
Para acessar copie o título na caixa de pesquisa acima.
MARINA DA GLÓRIA – OS MISTÉRIOS NÃO INTERESSAM
MARINA DA GLÓRIA: OUTRAS OPINIÕES – Jornalista ELIO GASPARI / Arquiteto PASCAL CRIBIER
RIO DE JANEIRO – HOTÉIS EM REFORMA, EM CONSTRUÇÃO, EM PROJETO, OU EM ESTUDOS
MARINA DA GLÓRIA: CENTRO DE CONVENÇÕES E SHOPPING – DUAS OPINIÕES

Artigo – PRÉDIO DE ANTIGO MUSEU É PATRIMÔNIO CULTURAL CARIOCA, por Andréa Redondo, publicado originalmente no Portal Vitruvius
MARINA DA GLÓRIA, O PROJETO IMPOSSÍVEL

PACOTE OLÍMPICO 2 – O CAMPO DE GOLFE E A APA MARAPENDI
PEDRAS PORTUGUESAS E CARIOCAS
A SEMANA – 04/03/2013 a 08/03/2013

ELEVADO DO JOÁ, MORRO DO LEME… NOVAS POLÊMICAS URBANO-CARIOCAS SURGEM A CADA DIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *