MARINA DA GLÓRIA: AUDIÊNCIA PÚBLICA – 02/04/2013

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

UTILITÁRIO




AVISO

Foi marcada Audiência Pública na Câmara dos Vereadores sobre o projeto para a MARINA DA GLÓRIA, da empresa EBX-REX, que conta com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.


Será no próximo dia 02/4 às 10h. Foi organizada pelas Comissões de Assuntos Urbanos e Meio Ambiente.


Em primeiro plano, o parque integrado visualmente à Praça Paris, o Monumento aos Mortos na II Guerra e a pista de aeromodelismo. À esquerda, o terreno da Marina da Glória com edificações de apoio às atividades náuticas. Ao Fundo, Praia do Flamengo, Baía de Guanabara,  Morro Cara de Cão, Pão de Açúcar e Morro da Urca e Morro da Babilônia.


À direita as construções dos bairros da Glória e Flamengo, com destaque para o prédio do Hotel Glória, inaugurado em 1922, hoje de propriedade da EBX. A imagem mostra com clareza a separação entre área urbana edificável – os bairros – e a área pública non-aedificandi, o Parque do Flamengo, bem de uso comum do povo. Outras explicações em MAIS MARINA: A PROPAGANDA QUE ENGANA.



Componentes da mesa


Carlos Alberto Muniz – SMAC

Alexandre Pinto da Silva – SMO

Maria Madalena San Martin de Astacio – SMU

Carlos Roberto Osório – SMTR

Francis Bogossian – Clube de engenharia

José Conde Caldas – Ademi

Sérgio Magalhães – IAB

Empresa Imobiliária REX (Grupo EBX)

Maria Cristina Vereza Lodi – Iphan

Associação de Moradores – Flamengo, Catete e Glória




NOTA



Os que acompanham o blog sabem que nossa opinião é a de que não deveria haver debate porque não há o que debater, tratando-se de um projeto ilegal. Mas, esperamos que na reunião seja possível apresentar visões divergentes, e conhecer os argumentos dos que são a favor da construção de centro de convenções e shopping no Parque do Flamengo, os quais, certamente, poderão ser rebatidos um a um.



Para quem não conhece a opinião do Blog Urbe CaRioca – apresentada em vários posts e em artigos publicados no jornais O Globo e Folha de São Paulo, no Portal Vitruvius e no Blog do Eliomar -, os links para os textos no blog estão à direita, entre os mais lidos nos últimos 30 dias.




A entrevista ao Blog Eliomar está aqui.

O texto publicado no Portal Vitruvius está em MARINA DA GLÓRIA: ESTE PROJETO É IMPOSSÍVEL

O artigo publicado na Folha de são Paulo é PATRIMÔNIO DO RIO: PROTEÇÃO E RETROCESSO



Esperamos que as análises contribuam para difundir aspectos importantes da questão que não serão mostrados pelos defensores do projeto, pois cabem aos defensores da cidade.


Blog Urbe CaRioca


JORNAL O GLOBO – CAPA DO CADERNO ESPECIAL NO 448º ANIVERSÁRIO DE
FUNDAÇÃO DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO, 01/03/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *