CAMPO DE GOLFE: VERGONHA, VERGONHA! LICENÇA CONCEDIDA!

Golfe para Quem? – Página criada no Facebook em defesa da Área de Proteção Ambiental CONCESSÃO DE LICENÇA FIORI EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA, inscrita no CNPJ sob o nº 31.035.835/0001-00, torna público que recebeu a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMAC, através do processo nº 14/201.250/2012, a Licença Municipal De Instalação – LMI, com validade de 19 de Abril de 2017, para a Implantação de Campo de Golfe Olímpico,localizado na Gleba 2 da quadra 3 (parte), gleba 2 da quadra 4 e Lote 2 do PAL 31421 (parte) – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ. Blog Somos Todos Intelectuais Sem mais palavras. Todas foram ditas em PACOTE OLÍMPICO 2 – O CAMPO DE GOLFE E A APA MARAPENDI e em CAMPO DE GOLFE, UM DECRETO DISCRETO. Fica o lamento pela Área de Proteção Ambiental Marapendi, friamente retalhada pelo gestor do(Leia mais)

SEMANA 22/04/2013 a 26/04/2013: O BLOG ANIVERSARIA, O POST MAIS LIDO, E O ROAD-SHOW DA MARINA NO IAB

Não obstante todos esses dados, não importa se a empresa “X” ou “Y”, e o arquiteto “I” ou “J” estarão presentes na mesa do IAB.  Discute-se o uso do solo na Cidade do Rio de Janeiro e a tentativa de  transformar uma área pública, na prática, em terreno particular, mesmo que os interessados afirmem o contrário sistematicamente”. Trecho de MARINA DA GLÓRIA: HOJE, ‘ROAD-SHOW’ NO IAB APOIO: PREFEITURA, INSTITUTO DO PATRIMÔNIO, IPHAN, ABIHRJ,  E VEREADORES.Indicação sobre imagem Google Maps Publicações da semana que passou e textos mais lidos. Os posts imediatamente anteriores, o Blog fez 1 ano – post mais lido foi sobre o famigerado Campo de Golfe que mutilará a APA Marapendi – e, no Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, o palco foi da REX-Marina da Glória, mas as palmas foram para a plateia. As manifestações contrárias à proposta foram(Leia mais)

MARINA DA GLÓRIA NO IAB: PALMAS PARA A PLATEIA

‘Em qualquer situação é obrigação da prefeitura, na qualidade de Poder Concedente, exigir  que o gestor da Marina da Glória  cuide das instalações corretamente’. Parque do Flamengo – delimitação da área tombadaImagem: página IPHAN Na reunião promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, realizada ontem na sede deste, houve unanimidade entre os que se pronunciaram pelo menos em um aspecto. NINGUÉMfoi a favor do projeto de ocupação da Marina da Glória/Parque do Flamengo com um empreendimento comercial. NINGUÉM. Se algum defensor da proposta esteve presente, silenciou, ao contrário do que aconteceu na Câmara de Vereadores no último dia 02 quando, salvo exceções, houve elogios exacerbados à proposta, bem como defesa do projeto, do empreendedor e da empresa, em meio a omissões, argumentos fracos e improcedentes, e até sapatos sujos,(Leia mais)

MARINA DA GLÓRIA: HOJE, ‘ROAD-SHOW’ NO IAB

REUNIÃO COM EBX-REX, PREFEITO, IPHAN NACIONAL,  VEREADORES do RIO, e MÍDIAÀs 18h, discussão sobre As Formigas enquanto O Elefante caminha a passos largos.Imagem: Estadão Como foi explicado semana passada no post MARINA DA GLÓRIA, NOVOS CAPÍTULOS o road-show da empresa que pretende construir Shopping e Centro de Convenções na parte do Parque do Flamengo onde funciona a Marina da Glória prosseguirá hoje, dia 24, às 18h, com a apresentação pela EBX-REX e pelo arquiteto autor do projeto na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil-IAB, evento promovido pelo CAU/RJ e pelo IAB-RJ. Repetimos à exaustão que a marina é um equipamento urbano público da Cidade do Rio de Janeiro, área non-edificandionde são admitidas apenas as construções previstas no plano dos anos 1960, características que o tombamento protegeu: localização, volumetria e usos. E que não precisaria haver debate porque Os Mistérios(Leia mais)

ANIVERSÁRIO DO BLOG E POST MAIS LIDO: CAMPO DE GOLFE

Internet HOJE O BLOG COMPLETA 1 ANO. Foram 47 mil visualizações no período. Muito obrigada a todos os amigos que têm prestigiado e divulgado os textos em suas redes sociais, e aos que têm colaborado para enriquecer os debates com o envio de artigos e sugestões! Agradecemos em especial ao Portal Vitruvius que antes mesmo da existência do blog publicava nossas ideias em sua importante página de arquitetura e urbanismo.Aos colegas blogueiros que acrescentaram feeds do Urbe CaRioca e links dos artigos em suas páginas, entre eles Miguel Gonzalez (blog Metrô do Rio), Sonia Rabello, à Newsletter Ex-Blog, e à equipe do blog Cidade Inteira, a nossa gratidão. E, cabe lembrar que veículos de imprensa e sites levaram algumas de nossas análises ‘urbano-cariocas’ para o grande público, motivo de satisfação.E, é claro, a quem incentivou a criação do blog: Marilia Martins, editora-chefe e jornalista(Leia mais)

SEMANA 15/04/2013 a 19/04/2013: QG DA PM, MARINA DA GLÓRIA, BOSTON

  “Foi um prazer caminhar por Newbury Street, Boylston Street, ambiente agradável, prédios bonitos, lojas lindas, mas nada para o meu bolso. Mesmo assim tentei comprar um chapéu que protegesse as orelhas de um ventinho cortante”. Trecho de POR BOSTON Newbury Street, Boston, USAImagem: The Boston Condo Loft Publicações da semana que passou e textos mais lidos. Os posts imediatamente anteriores, um prédio histórico a ponto de ser demolido – o Quartel General da PM de 200 anos – e novidades sobre a Marina da Glória. A CrôniCaRioca é uma homenagem à bela cidade que é Boston e à sua população, brutalmente atingidas. Boa leitura. Blog Urbe CaRioca O Quartel General da PM, na Rua Evaristo da Veiga, será demolido a partir de 11 de agostoNotícia: Jornal Extra – Foto: Gabriel de Paiva / O Globo Segunda, 15/04/2013 A SEMANA(Leia mais)

POR BOSTON

CRÔNICARIOCA Back Bay, BostonImagem: www.wallsfeed.com Choro por mortes, feridas e vidas que seguem para sempre levando mortes e cicatrizes, feridas n’alma. E medo. Choro por Boston. Antes que perguntem sobre África e o Mundo Árabe-Israelense, onde a matança entre Estados, Países e tribos é contínua há séculos, ou sobre estatísticas da violência no Brasil, respondo: escrevo por Boston. Contra o terror que, ao contrário daquelas guerras consentidas e nem por isto aceitáveis, escolhe seus alvos sorrateiramente. Covardemente. Conheci a cidade em 1991 e apaixonei-me. Que linda! Um túnel de paredes brancas, construído por baixo d’água, ligava o aeroporto ao Centro. Cheguei cedo demais para o check-in no hotel Os americanos, frios e eficientes, disseram que não havia nada que pudessem “Do for you, Madam”, só guardar minhas malas no locker, que logo aprendi o que era. Abençoado locker que me pôs(Leia mais)

MARINA DA GLÓRIA, NOVOS CAPÍTULOS

…presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, também presidente do Conselho Municipal de Proteção  do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, informou que  a proposta para a construção do empreendimento comercial no Parque do Flamengo entraria em pauta na reunião de Conselho hoje, 18/04/2013. Em primeiro plano, o parque integrado visualmente à Praça Paris, o Monumento aos Mortos na II Guerra e a pista de aeromodelismo. À esquerda, o terreno da Marina da Glória com edificações de apoio às atividades náuticas. Ao Fundo, Praia do Flamengo, Baía de Guanabara,  Morro Cara de Cão, Pão de Açúcar e Morro da Urca e Morro da Babilônia.À direita as construções dos bairros da Glória e Flamengo, com destaque para o prédio do Hotel Glória, inaugurado em 1922, hoje de propriedade da EBX. A imagem mostra com clareza a separação entre área urbana edificável – os bairros(Leia mais)

QUARTEL DA PM, O QG DA RUA DOS BARBONOS: AO PÓ. OU NÃO.

Iluchar Desmons – Panorama da Cidade do Rio de Janeiro tomado de Santo Antônio a voo de pássaro – 1854. Vista tomada do Morro de Santo Antônio, vendo-se o quartel da Rua dos Barbonos (atual Evaristo da Veiga), hoje quartel da polícia Militar. Texto: Paisagem do Rio de Janeiro, George ErmakoffImagem:  Iba Mendes Pesquisa a partir da Biblioteca Nacional Digital do Brasil Após o anúncio de que a Petrobrás compraria prédio e terreno do Quartel General da Polícia Militar, a estatal recuou, muito embora o Governador tenha mantido a decisão de vender este e outros imóveis como foi explicado em Vendo o Rio, no Estado – Estudo de Caso: Botafogo. O caso do QG, sítio com dois séculos de História, foi analisado nos posts VENDO O RIO, QUARTEL DA PM E BIGORRILHOS em 23/5/2012, QUARTEL DA PM, A ENORME PEQUENEZde 29/5/2012 e, na sequência, QUARTEL(Leia mais)

A SEMANA – 08/04/2013 a 12/04/2013: Artigo de L. F. Janot, Patrimônio Cultural, e as CrôniCaRioquinhas

“…cabe ao IPHAN opinar apenas se uma lei urbanística geral – zoneamento e índices urbanísticos de um bairro -, ao incidir sobre um bem tombado, na vizinhança deste, ou na sua área de influência, poderá causar interferências”. Trecho de PATRIMÔNIO DO RIO: DECISÕES ALÉM DA COMPETÊNCIA   Jardim Botânico do Rio de JaneiroImagem: Rio Film Comission Publicações da semana que passou e textos mais lidos. Os posts imediatamente anteriores, o artigo do Janot, e as explicações e análise sobre as manifestações equivocadas e indevidas dos órgãos de proteção do patrimônio cultural, que o tem desprotegido! E, as CrôniCaRioquinhas: poucas linhas que trazem assuntos do cotidiano-legislativo-curioso-positivo-danoso… urbano-carioca. Boa leitura! Blog Urbe CaRioca   Segunda, 08/04/2013 A SEMANA – 01/04/2013 a 05/04/2013 – Torre do BNDES,  Marina da Glória, e Mais Trambolhos 25/03/2013 a 29/03/2013– Mais Marina, Trambolho na Lagoa, Semana Santa MARINA DA(Leia mais)

NOVIDADES EM CRÔNICARIOQUINHAS

CRÔNICARIOCA As novidades legislativo-urbano-cariocas nos últimos dias em historietas: são dez CrôniCaRioquinhas! Novidades boas? Mais ou menos? Más? O leitor decidirá! Boa leitura! URBE CARIOCA 1.    Fim da Reserva Ambiental a qualquer momento. É o famigerado Campo de Golfe, licença a caminho. Já tem lei e decreto,este, discreto. Falta a última tacada, dada à caneta. Que venha o MP, última esperança para salvar Marapendi! Edital de lançamento de concurso de arquitetura para projeto do Campo de GolfeIndicação do local – Note-se a vegetação existente ao longo das margens da LagoaInstituto de Arquitetos do Brasil 2.    Foi longo o texto que explica porque órgãos de patrimônio cultural extrapolam suas funções. Exemplos recentes, na Marina da Glória e Jardim Botânico, desprotegem. Na outra ponta, o QG, proteger prá que? O Rio já nem é capital… Bota abaixo! 3.    Pó. Destino do QG secular. 200(Leia mais)

PATRIMÔNIO DO RIO: DECISÕES ALÉM DA COMPETÊNCIA

PARQUE DO FLAMENGO Em pelo menos dois casos recentes que envolvem pareceres do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional–IPHAN, procedimentos administrativos que tratam do licenciamento de obras e intervenções em bem culturais tombados foram invertidos e resultaram em decisões altamente questionáveis. As consequências podem ser desastrosas para a Cidade do Rio de Janeiro. Foram eles: 1.    A construção de um Centro de Convenções e de Shopping com 50 lojas no trecho do Parque do Flamengo onde se situa a Marina da Glória, área projetada e executada no início dos anos 1960, e tombada em 1965 pelo órgão federal citado; 2.    A construção irregular de casas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, espetacular patrimônio carioca criado em 1808 logo após a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil pelo então Príncipe Regente, nosso futuro rei D. João VI, e tombado(Leia mais)