DEMOLIÇÕES – O NOVO NO LUGAR DO EXISTENTE E O PATRIMÔNIO CULTURAL CARIOCA

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Tijolos de demolição
Internet


As demolições de imóveis na cidade com vistas à renovação urbana são o melhor indicador do adensamento populacional efetivo a que determinados bairros da cidade estão sujeitos, considerando-se que, invariavelmente, as construções existentes são substituídas por outras de maior porte, isto é, mais andares, área de construção maior, grande número de vagas de garagem onde em geral há poucas ou nenhuma. Fora os locais muito valorizados onde é possível haver semelhança entre a volumetria do que vai abaixo e do novo, isto é raro.


Não se aborda neste texto o caso da cidade informal, que cresce sem controle, nem os incentivos à ocupação de áreas vazias, como é o caso da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, região das Vargens e, em breve, Guaratiba.

De volta ao tema do título, as estatísticas sobre demolições para a renovação urbana também sugerem que áreas do Rio devem ser estudadas com vistas à identificação do patrimônio cultural construído, com interesse à proteção e à criação de Áreas de Proteção do Patrimônio Cultural – APAC –,  para preservar a memória viva da cidade.




Freguesia, Jacarepaguá, Rio de Janeiro
Foto: artigo Gisela Santana para o Blog Urbe CaRioca

No momento, o noticiário nos dá conta de que a Freguesia e bairros vizinhos em Jacarepaguá – assunto tratado no artigo de Gisela Santana -, e várias regiões da zona norte, são os mais procurados: emitem um sinal de alerta.


E, não podemos esquecer o caso dos Batalhões da PM que o governador pôs à venda,  a maioria prédios históricos, fonte de inspiração para mais poeminhas da especulação imobiliária.





A newsletter Ex-Blog do último dia 07 divulgou a resposta da Prefeitura a um requerimento de informações sobre os pedidos de demolição de prédios que estão em tramitação. A lista está reproduzida abaixo e, a quem interessar, os endereços detalhados podem ser obtidos no gabinete do vereador responsável pela informação.


A este blog causa estranheza a ausência, na listagem, dos bairros de Jacarepaguá e de vários da Zona Norte como o Méier e a Penha, por exemplo, onde o mercado imobiliário tem estado extremamente atuante. Obtivemos a informação de que apenas esses endereços transcritos foram enviados pelo executivo ao gabinete na Câmara de Vereadores. 


Além das muitas demolições devidas à exacerbação do mercado imobiliário estimulada pelo governo municipal desde 2009, árvores são derrubadas sem piedade, e bairros das zonas norte e oeste são arrasados pelas trans-tudo sem que se tenha notícia de estudos sobre locais de interesse à proteção, por exemplo, núcleos urbanos originais que levaram à formação desses bairros. Tudo em meio a prioridades questionáveis.


Quem sabe os índices de popularidade dos nossos gestores estejam sendo demolidos no mesmo ritmo desses desmandos.


Nota: os dados são do mês de abril/2013.

Boa leitura e boas conclusões.

Urbe CaRioca

Rua da Assembléia – Ultimos sobrados
Blog Dia a Dia Fotos


PREFEITURA DO RIO INFORMA: DEMOLIÇÕES SOLICITADAS E EM PROCESSO DE ANÁLISE! ATENÇÃO!


          
1. Como resposta a um Requerimento de Informação do Vereador Cesar Maia, a prefeitura do Rio listou os pedidos de demolição de imóveis até abril de 2013. Em breve será pedida atualização, como informa o Vereador.
            
2. Cento e um pedidos estão concentrados no Centro da Cidade. Destaques para 4 na Rua Buenos Aires, 4 na Rua da Quitanda, 8 na Rua das Marrecas, 6 na Rua Evaristo da Veiga, 16 na Rua Washington Luis, 6 na Rua do Senado (Praça da Cruz Vermelha), 7 na Rua Conselheiro Josino, 7 na Rua Henrique Valadares, 6 na Rua do Rosário, 6 na Rua da Assembleia, etc. OBS.: Boa parte no Corredor Cultural, que é uma APAC.
            
3. Trinta e um em Ipanema. Destaques para 7 na Rua Nascimento Silva, 5 na Rua Barão da Torre, 3 na Rua Visconde de Pirajá, 2 na Rua Prudente de Moraes, 2 na Avenida Epitácio Pessoa, etc. OBS.: Bairro de APAC.
            
4. Trinta e oito no Leblon. Destaques para 7 na Avenida Bartolomeu Mitre, 4 na Avenida Delfim Moreira, 3 na avenida Gal. San Martin, 2 na Avenida Borges de Medeiros, etc. OBS.: Bairro de APAC.
            
5. Área Portuária: Dezessete pedidos na Gamboa, Vinte e dois em Santo Cristo. Cinco na Saúde. OBS.: APAC – SAGAS.
          
6. Os interessados nos endereços específicos, basta solicitarem ao gabinete (…).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *