PAINEIRAS: NOTÍCIA SOBRE O ELEFANTE MISTERIOSO

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
UtilitáRio
 Em 29/08/2013 publicamos COMPLEXO PAINEIRAS, O ELEFANTE SUBIU O MORRO. O texto teve boa repercussão. O assunto também foi comentado em NOTÍCIAS – 11/09/2013: Jardim Botânico, Paineiras, Guaratiba, e Jogos Olímpicos outra análise bastante acessada, que foi compartilhada nas redes sociais e na página da jurista Sonia Rabello.

Ontem o Cau Rio – BR divulgou que haverá uma reunião com gestores do Parque Nacional da Tijuca e com especialistas sobre o acesso ao Corcovado e o projeto das Paineiras, conforme informação das Associações de Moradores de Santa Teresa e Cosme Velho transcrita adiante.

Segue o convite para a reunião.

Sobre o embargo da obra não se teve mais notícias. Nem sobre a lei que autoriza tal projeto – o que seria impossível porque a mesma não existe!

Mistérios do Elefante que caminha lentamente morro acima…

NOTA: Guia internacional elegeu o Parque Nacional da Tijuca como o melhor lugar do mundo para caminhadas. A notícia circula nas redes.

Urbe CaRioca




Cau Rio-Br (divulgação nas redes sociais)

INFORME DAS ASSOCIAÇÕES DE SANTA TERESA E DO COSME VELHO

Importante a presença dos cariocas, amigos que se opõem aos novos polos geradores de visitantes nas Paineiras-Corcovado, do desnecessário mega-projeto de expansão do hotel local e dos modais de acesso previstos para uma área já conflagrada com milhares de visitantes por dia. Entende-se tal iniciativa como uma ofensa ao Parque Nacional, um impacto considerado excessivo e inaceitável, que não foi suficientemente estudado quanto as suas consequências. Na berlinda, a decisão apontada como equivocada e temerária dos oficiais do governo federal – minc/icmbio.

.. notícia de que um empreendimento de 20.496 metros quadrados será construído em pleno Parque Nacional da Tijuca (…) causa apreensão. (…) área tombada, de preservação ambiental. Mas os responsáveis garantem que a obra é necessária porque vai criar a estrutura para receber os dois milhões de visitantes anuais do Corcovado (…). O Instituto Chico Mendes (ICM-Bio), com aval do Iphan, permitiu, em julho, a construção do complexo turístico Paineiras, no lugar do tradicional Hotel Paineiras (…) abandonado. As obras, sob comando do Consórcio Paineiras-Corcovado, vencedor da licitação com validade de 20 anos, foram orçadas em R$ 63,5 milhões. Começaram este mês e devem terminar em 2015.

Nota do Urbe CaRioca: Não há menção à aprovação pela Prefeitura, a quem competem as decisões sobre o uso do solo no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *