2014 SEM CASTIGOS, UM DESEJO URBANO-CARIOCA

Wikimedia A ideia era fazer uma retrospectiva de 2013, no blog e, naturalmente, agradecer aos queridos leitores que têm prestigiado este espaço que se auto intitula “urbano-carioca” e desejar a todos que 2014 seja um Bom Ano, repleto de boas notícias, saúde, e esperanças renovadas! Mas, o curioso artigo A Escolha do Castigo, de Aydano A. Motta na coluna Panorama Carioca, jornal O Globo de alguns dias atrás, mudou os planos. Instigada pelo título, qual não foi a surpresa ao encontrar um texto que se fazia bem humorado e engraçado, mas, como tantos diálogos entre ELOGILDA E RECLAMILDA e entre URBANILDO BARBOSA E CREMILDO DE ALMEIDA, carregado de seriedade. O autor, certamente indignado com mais um ataque à estátua de Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana, em “temporada de presentes e desejos” propôs uma série de castigos especiais ao casal(Leia mais)

SEMANA 23/12/2013 a 27/12/2013 – NATAL, METRÔ, RISCO DE POLUIÇÃO EM COPACABANA

“Em 16/11/2012 explicamos novamente a diferença entre a Linha 1 e a Linha 4 através do diálogo bem e mal-humorado entre ‘Elogilda’ e ‘Reclamilda’…” Trecho de ELOGILDA, RECLAMILDA, E O METRÔ DO RIO     baudefiguras.blogspot.com.br   Publicações da semana que passou e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores; a CrôniCaRioca de Natal – ; a uma homenagem a todos os nenéns e a um em especial – , o Metrô-Linguiça; e o artigo de Carmen Barreto sobre riscos a lençol freático no bairro que já foi a Princesinha do Mar. Blog Urbe CaRioca Segunda, 23/12/2013 Blog Diário do Rio SEMANA 16/12/2013 a 20/12/2012 – CASA DE RUI BARBOSA, MÊS DE NOVEMBRO, COMPLEXO DAS PAINEIRAS E O RELATÓRIO DO IAB SOBRE GUARATIBA SEMANAS 02/12 a08/12/2013 e 09/12 a 13/12/2012 – FREGUESIA, GOLFE, CONSEMAC, O INDECOROSO PLC114, A RODOVIÁRIA IMPOSSÍVEL,(Leia mais)

Artigo: RISCO AMBIENTAL EM COPACABANA, de Carmen Sá Barreto

   Foto 1 O artigo de Carmen Sá Barreto* aponta problemas causados pelas obras de construção de um edifício destinado a hotel, na Rua Barata Ribeiro, Copacabana, em substituição a um pequeno prédio de dois andares. É certo que o número de hotéis vem crescendo expressivamente desde a criação das leis urbanísticas que ficaram conhecidas por PACOTE OLÍMPICO 1, aprovadas em 2010. Conforme explicamos em vários posts, incentivos fiscais e o aumento de índices construtivos criados especificamente para aquela tipologia de edificação – HOTÉIS, POUSADAS, RESORTS E ALBERGUES – provocou o que chamamos de ‘enxurrada hoteleira’ na Cidade do Rio de Janeiro, tema analisado em RIO DE JANEIRO – HOTÉIS EM REFORMA, EM CONSTRUÇÃO, EM PROJETO OU EM ESTUDOS, em DEMOLIÇÕES 3 – OS HOTÉIS E O PACOTE OLÍMPICO 1, e em ZONA PORTUÁRIA SEM HABITAÇÃO + HOTÉIS = PACOTE OLÍMPICO 1(Leia mais)

METRÔ-LINGUIÇA – PARA LEMBRAR: LINHA 1 NÃO É A LINHA 4

TRAÇADO ORIGINAL da Linha 4, licitado em 1998: a Barra da Tijuca seria conectada à Botafogo, via Jardim Botânico. Uma outra alternativa seria ligar a Barra diretamente à estação Carioca, via Laranjeiras.Blog As Ruas do Rio, em 2010 – O mapa também indica o trecho não construído da Linha 2. Final de ano, espírito natalino, pratos deliciosos, reuniões agradáveis, trocas de presentes, reencontros, tempo de esperanças e desejo de renovação. Também há os desentendimentos, as chuvas brasileiras de sempre, os desabrigados, as tragédias, os acidentes… Quem dera conseguíssemos eliminar os últimos. Entre Natal e Ano Novo o Blog deveria estar de recesso. Porém, a notícia de ontem no jornal O Globo sobre o início das escavações com o “Tatuzão” em Ipanema, para a obra do Metrô, nos move a fazer um curto comentário. Nada sobre a gigantesca máquina importada, o questionável(Leia mais)

MEU PRESENTE DE NATAL

Ou simplesmente… QUERIDA! Internet Meu Natal chegou mais cedo, há três meses, bem dizer. O presente, um poema, que traduz o bem-querer. Muito embora sem palavras, todas elas cabem nele. Das felizes, coloridas, cabem todos os matizes. Sem palavras e sem versos, o poema não tem letras, Sem estrofes a escrita, nem por isso é vazia. Tem cabeça, tronco e membros, um semblante. Dá sorrisos, faz careta, quando dorme é poesia. Tem um nome, qual poema, este ser especial. Tão miúdo, mas enorme, tal a força que desperta. Sentimentos que afloram se sorri quando desperta. Ser pequeno dependente, ela inspira só amor.  Dependente? De mim? Ou dela dependo eu? Bem querer incomparável. Ilumina qual estrela. Amor nato, doce, puro. Natural, será o sangue? Cresça logo, cresça bem! Ame, chore, ria, viva! Cresça logo, com vagar, para tudo aproveitar… Pequenina gigantesca,(Leia mais)

SEMANA 16/12/2013 a 20/12/2012 – CASA DE RUI BARBOSA, MÊS DE NOVEMBRO, COMPLEXO DAS PAINEIRAS E O RELATÓRIO DO IAB SOBRE GUARATIBA

“Sem entrar no mérito conceitual da ampliação desejada pela Fundação Casa de Rui Barbosa, resta perguntar o que acontecerá quando da formalização do pedido de licença de obras. Alguém precisará autorizar os dois andares além do gabarito da rua.” Trecho de BOTAFOGO – GABARITO COM FERMENTO 2: CASA DE RUI BARBOSA   Recreio dos Bandeirantes, Serra da Grota Funda e GuaratibaDiário do Rio, 2007     Publicações da semana que passou e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores; o projeto para a casa de Rui Barbosa que extrapola o gabarito de altura; os posts do mês de novembro; o cancelamento da autorização da obra no antigo Hotel Paineiras; e o relatório do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB que desaconselha construir no terreno do Campus Fidei. A quem não conhece sugiro ler O “BRAINSTORM” DO ALCAIDE. É uma diversão(Leia mais)

GUARATIBA: O RELATÓRIO DO INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL – IAB

Em 25/09/2012, muito antes das chuvas torrenciais que alagaram terreno situado na Zona Oeste da cidade chamado de Campus Fidei – onde aconteceria a missa campal de encerramento da Jornada Mundial da Juventude -, escrevemos A CIDADE CRESCE PARA GUARATIBA. Em abril daquele ano o então Secretário de Urbanismo havia anunciado o Projeto de Estruturação Urbana – PEU para a XXVI Região Administrativa que abrange os bairros de Guaratiba, Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba: conforme entrevista concedida à imprensa, haveria diminuição do tamanho dos lotes, aumento de taxa de ocupação e gabarito de altura, este de 4 andares-tipo alcançados com o pagamento da outorga onerosa (não incluídos andares de uso comum, portanto). A região, cuja população cresceu significativamente na última década,  estava em vias de ter acesso direto através do Túnel da Grota Funda, inaugurado a seguir, no mês(Leia mais)

COMPLEXO DAS PAINEIRAS: EXTRA! ANULAÇÃO DE ATO ADMINISTRATIVO

PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE COMPLEXO TURÍSTICO ONDE FUNCIONOU O ANTIGO HOTEL DAS PAINEIRAS, PARQUE NACIONAL DA TIJUCA, COM ESTACIONAMENTO PARA 400 VAGAS DE VEÍCULOSImagem: Internet Dentre os posts e artigos publicados aqui sobre o Complexo das Paineiras, o que teve maior repercussão foi COMPLEXO PAINEIRAS, O ELEFANTE SUBIU O MORRO. Os mistérios do caso prosseguiram durante poucos meses. Agora, parece que o bicho começa a fazer o caminho inverso, morro abaixo. Pelo menos é o que indicam a notícia divulgada nas redes sociais e o documento recebido pelo blog, que ora divulgamos. Quem diria, sob o silêncio inexplicável do governo municipal e a ausência de informações sobre legislação urbanística aos participantes do concurso, agora o governo federal revê o assunto! Abaixo estão a cópia do Ofício referido, e os links para todos os textos a respeito publicados neste Urbe Carioca.(Leia mais)

O MÊS NO URBE CARIOCA – NOVEMBRO 2013

SERIA ASSIM SE HÁ MEIO SÉCULO UM GOVERNADOR DA ENTÃO GUANABARA HOUVESSE DECIDIDO FAZER COMO O ATUAL GESTOR DO RIO E SEUS VEREADORES FIZERAM NA LAGOA DE MARAPENDI. IRONICAMENTE, O RESPONSÁVEL POR REDUZIR A RESERVA AMBIENTAL NA BARRA DA TIJUCA RECEBEU O TÍTULO DE PRESIDENTE DO GRUPO C40 DE LIDERANÇA CLIMÁTICA DAS CIDADES. Caros leitores, Segue a lista dos posts de novembro/2013 com os respectivos links, para facilitar a busca e leitura pelos que tiverem interesse. Em novembro foi decretada A INACREDITÁVEL ÁREA DE ESPECIAL INTERESSE AMBIENTAL – AEIA – DA REGIÃO DAS VARGENS cuja análise pelo blog foi um dos posts mais visualizados Além desse tema, o decreto que criou o Sítio Paisagístico da Freguesia, comentado por Gisela Santana, teve muita repercussão. O projeto para as Paineiras continua misterioso. Outros dos mais lidos estão destacados. URBE CARIOCA PARA EXPLICAR(Leia mais)

BOTAFOGO – GABARITO COM FERMENTO 2: CASA DE RUI BARBOSA

O post BOTAFOGO – GABARITO COM FERMENTO explicou que para prédios não residenciais a serem construídos nos bairros de Botafogo e Humaitá o gabarito de altura é de 3(três) andares de qualquer natureza – a não ser subsolos -, desde 1983, por determinação de lei urbanística. Por isso causou estranheza o anúncio de que o Anexo a ser erguido no terreno da Fundação Casa de Rui Barbosa terá cinco andares. A informação já constava no Edital do Concurso organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. Não é a primeira vez que as normas legais são descartadas na chamada para a elaboração de projetos. O mesmo aconteceu com o prédio da Firjan, também em Botafogo, e com o concurso para o Campo de Golfe. É verdade que neste o concurso tratou apenas do projeto arquitetônico da sede administrativa respectiva, porém, em(Leia mais)

SEMANAS 02/12 a 08/12/2013 e 09/12 a 13/12/2013 – FREGUESIA, GOLFE, CONSEMAC, O INDECOROSO PLC 114, A RODOVIÁRIA IMPOSSÍVEL, E A APROVAÇÃO DO PARQUE DAS BENESSES

“A longa reportagem é bastante elucidativa, inclusive ilustrada com mapas esclarecedores. Porém, não menciona um dos pontos seguidamente contemplado nas análises aqui publicadas: a eliminação da Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso entre as Avenidas Mário Fernandes Guedes e Otávio Dupont, o que impede a continuidade da APA ao longo da Lagoa de Marapendi..” Trecho de CAMPO DE GOLFE: UM RESUMO NO SITE DO ‘GLOBO ESPORTE’   NELSON MANDELA, 1918-2013www.abrasmedia.info Publicações da semana que passou e textos mais lidos A SEMANA EM QUE O MUNDO PERDEU NELSON MANDELA. Os posts imediatamente anteriores; artigo de Gisela Santana sobre o decreto que criou o Sítio Paisagístico do bairro da Freguesia; notícias sobre o Campo de Golfe da Zona Oeste e a próxima reunião do CONSEMAC no dia 10/12; o comentário a respeito de matéria publicada no Globo Esporte, ainda sobre a obra que constitui um(Leia mais)

CAMPO DE GOLFE E CONSEMAC: SEM ESPERANÇA – OS BURACOS VENCERAM

CrôniCaRioca de uma morte consentida e aprovada em lei.Uma sentença. Última homenagem a uma parte da APA Marapendi, ao Parque Ecológico, às áreas públicas, e às áreas antes protegidas por lei, situadas em volta da Lagoa de Marapendi, ceifadas antes mesmo de serem oferecidas aos cariocas.Imagem: Internet A reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente aconteceu. Embora a ata ainda não tenha sido publicada no Diário Oficial do Município, a considerar a matéria jornalística publicada no Globo Esporte, a esperança – que, dizem, é a última que morre – morreu. Morreu junto com a continuidade da Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso ao longo da margem norte da Lagoa de Marapendi; a sequência de uma área protegida beirando as águas que um dia não foram poluídas; o passeio livre das capivaras, e de outros espécimes da fauna e flora; passeios ciclísticos, a(Leia mais)