PAINEIRAS – AMANHÃ: ATO CONTRA ‘PROJETO EQUIVOCADO’

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page


O Globo



Os leitores que acompanham este blog devem conhecer alguns posts que publicamos a respeito do projeto para instalação de conjunto comercial no local onde funcionou o antigo Hotel das Paineiras, na Floresta da Tijuca, em especial COMPLEXO PAINEIRAS, O ELEFANTE SUBIU O MORRO – quando questionamos a instalação do que chamamos de “Complexo Turístico-Gastronômico-Rodoviário-Empresarial-Comercial” em plena Floresta da Tijuca –  e este, publicado no início da semana, que teve grande repercussão.

Conforme amplamente divulgado pela imprensa o IPHAN cancelou a autorização anteriormente concedida. Quanto à Prefeitura, responsável pelo uso do solo no município, continua em silêncio.

Circula nas redes sociais convite para um ato em protesto contra a construção que ocorrerá amanhã às 10h, no mesmo local onde se pretende erguer a construção.

Transcrevemos o convite e, a seguir, os links para os textos anteriores mencionados. Infelizmente no momento não temos a planta do Centro de Convenções. O quadro comparativo abaixo foi publicado em 13/11/2013 pela Revista Veja na matéria A Garagem da Discórdia.

URBE CARIOCA



“Neste sábado 10 horas nas Paineiras ato contra Um projeto equivocado que ameaça parte importante do Parque Nacional da Tijuca, ambiente declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO, que abriga a maior floresta urbana e heterogênea do mundo, plantada pela mão do homem.

 A construção de um complexo comercial, de 20.496 metros quadrados, garagem para 395 carros, dois restaurantes, botequim, loja de suvenires, centro de exposições e centro de convenções para 400 pessoas. Para o empreendimento, 232 árvores serão derrubadas.

 A construção de um edifício garagem e a criação de vagas de estacionamento de alta rotatividade irão aumentar ainda mais a circulação de automóveis e vans no interior do Parque, degradando a qualidade da vida local e agredindo o meio ambiente que precisa ser protegido.

 Trata-se de um projeto que traz enormes prejuízos para a floresta que é um dos mais importantes santuários e um dos maiores orgulhos de nossa cidade.

 EXIGIMOS:

 1. A suspensão imediata de todas as iniciativas voltadas para a criação de novas vagas de estacionamento e a eliminação de todas as vagas atualmente existentes.

 2. A implantação urgente de linhas de transporte público, não poluidoras, operando de modo circular e sem estacionamento no local, partindo de pontos diversos da cidade e alcançando diretamente a Praça do Monumento do Corcovado.

 3. A suspensão imediata de todas as iniciativas de transformação do antigo prédio do Hotel das Paineiras em empreendimento comercial destinado a consumo de bens e serviços.

 4. A transformação da sede do antigo Hotel das Paineiras em um Centro de Apoio, de Referencia Educação e Informação sobre o Parque Nacional e a Mata Atlântica.

 Saiba mais:
– Leia no O Globo: Grande complexo turístico será montado no antigo Hotel Paineiras
– Leia no O Globo: Obra do Complexo Paineiras é suspensa
– Veja a planta do centro de convenções”
_____________________

TEXTOS SOBRE O CASO DAS PAINEIRAS PUBLICADOS NESTE BLOG

 

20/08/2013 – DEMOLIÇÕES 3 – OS HOTÉIS E O PACOTE OLÍMPICO 1



05/11/2013 – ARTIGO: PAINEIRAS: A DESTRUIÇÃO DE UM PARQUE NACIONAL, DE LEONEL KAZ

19/11/2013 – PAINEIRAS: NOTÍCIA DO ÚLTIMO DIA 13 DE NOVEMBRO

19/12/2013 COMPLEXO DAS PAINEIRAS: EXTRA! ANULAÇÃO DE ATO ADMINISTRATIVO

14/01/2014 NOTÍCIAS – 14/01/2014: PAINEIRAS, PETRÓPOLIS, TORRE DO BNDES E O TERRENO DO 2º BPM

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *