RODA-GIGANTE GIGANTE NA PRAIA DE BOTAFOGO

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Blog dos Brinquedos


Eis que o trambolho voltará. Provisório quando instalado em local tombado no Forte de Copacabana, mais uma vez procura-se uma Área de Proteção Ambiental parte da paisagem ícone maior da cidade: a Enseada de Botafogo com seu espelho d’água protegido, emoldurados por nada mais nada menos do que o Pão de Açúcar e o Morro da Urca!

A temporalidade agora será maior. A estrutura permanecerá até o final dos Jogos Olímpicos, em 2016 – se o prazo não for estendido indefinidamente, é claro, como o Tivoli Park que permaneceu durante 20 anos às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.


Túnel e Favela do Pasmado


Além de ser uma inserção extremamente questionável na paisagem do Rio, na mesma Enseada de Botafogo os grandes eventos foram proibidos depois dos enormes transtornos causados pelo afluxo de público e de veículos: shows e outras grandes reuniões. Pergunta-se se os impactos causados pelo polo gerador de gente e veículos foram avaliados. Mais estranho, a Roda-Gigante já foi comprada embora não haja a aprovação oficial da Prefeitura; e empresa é a mesma que administra o Trem do Corcovado (o caos); não se ouviu falar de licitação.


Que a vista será linda, ninguém duvida. Só para quem estiver nas cabines com ar-condicionado. Já para o resto dos passantes… mais um trambolho para macular a Urbe CaRioca. A proposta para acabar com a dita degradação de uma área – com o agravante de ser área pública – traz o ingrediente de sempre: o uso do solo indiscriminado ao invés do tratamento urbanístico adequado, limpeza, policiamento, auxílio aos infelizes consumidores de crack



Não precisamos disso, mas insistem. 

Remoção da Favela do Pasmado
O Globo



Tal e qual os casos da Marina da Glória  e das Paineiras, com a complacência da Prefeitura, um bom negócio resolverá!

A propósito, a quantas andará o Mirante do Pasmado? Caso o empresário não o saiba, a cidade já tem ali um dos seus mirantes, criado à custa da remoção da Favela do Pasmado, talvez a única retirada que não tenha servido ao mercado imobiliário.



A vista do Pasmado agora será… A RODA-GIGANTE GIGANTE de BOTAFOGO.




O GLOBO



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *