ONDE A RODA-GIGANTE DEVE SER INSTALADA?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

NOTA ACRESCENTADA EM 14/02/2014
Para lembrar que um dos sócios deseja que o equipamento seja definitivo.
– A empresa ainda aguarda algumas liberações da Prefeitura para começar a montagem do equipamento, que terá custo em torno de R$ 7 milhões e operará com base em energias não poluentes. “Queríamos ter inaugurado antes do Réveillon, mas como há muitos detalhes burocráticos, não foi possível”, afirma Lenhart, que vê com otimismo a possibilidade de o equipamento se tornar uma atração fixa da cidade.


(Obs: O Tívoli Park, “provisório”, ficou durante 20 anos na beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. Para retirá-lo, muito trabalho e ações na Justiça).

Montagem publicada no Blog Hildegard Angel
Foram duas publicações sobre o brinquedo que a prefeitura quer instalar na beirada da Enseada de Botafogo, cartão postal da urbe carioca, área tombada. A primeira, assim que a intenção foi divulgada pela grande imprensa, a segunda quando, através das redes sociais, soubemos que o Conselho de Proteção do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro havia emitido parecer contrário à localização pretendida.

RODA-GIGANTE GIGANTE NA PRAIA DE BOTAFOGO, de 10/01/2014, teve grande repercussão, inclusive graças à divulgação feita pela Associação de Moradores e Amigos de Botafogo – AMAB, cujos representantes são contrários à instalação.

Postamos RODA-GIGANTE NA ENSEADA DE BOTAFOGO É VETADA em 05/02/2014, com base em uma informação recebida pelo blog e em outra publicada por coluna social, que, infelizmente, ainda não pudemos comprovar.

Ontem, surpreendentemente, mais uma vez o tema voltou às redes, com a informação de que o equipamento será instalado até o final de março, conforme divulgado na página FB do empresário Sávio Neves no último dia 11.

Diz o Sr. Neves: “No mês em que comemora 449 anos, a cidade do Rio de Janeiro recebe de presente mais um equipamento turístico. Em março, cariocas e turistas vão ganhar mais uma opção de lazer para contemplar a linda e exuberante imagem da Cidade Maravilhosa. Batizada de “Estrela do Rio”, a roda-gigante será instalada na Enseada de Botafogo, um dos principais cartões postais da cidade. O empreendimento vai contribuir para a revitalização do entorno da enseada, que ganhará outras melhorias como a construção de um parque infantil e uma academia da terceira idade”.

Enquanto o interessado oferece migalhas – um ‘parque infantil’ e uma ‘academia’ para idosos (e nada precisa oferecer, pois nada é capaz de justificar a invasão do magnífico espaço tombado, ícone do Rio de Janeiro) – a AMAB se mobiliza contra o que considera um monstro na enseada.


AMAB


Por outro lado, realizamos uma pequena enquete pedindo sugestões de locais onde o equipamento deveria ser instalado de modo a levar benefícios efetivos para lugares abandonados, degradados ou carentes de opções de lazer. Algumas das ideias enviadas:

·       Zona Portuária, pela vista da Baía de Guanabara
·       Parque de Madureira
·       Guaratiba, nas proximidades do terreno onde seria construído o Campus Fidei
·       Taquara, próximo à Estação de BRT que será inaugurada
·       Praia de Ramos, no lugar da estrutura metálica abandonada
·       São Cristóvão, nas proximidades da Quinta da Boa Vista


Mais sugestões e informações sobre o desfecho do pedido para instalar o Trambolho na Enseada podem ser enviadas através do Fale com o Urbe CaRioca, pelo e-mail urbecarioca@gmail.com, ou comentários no final do post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *