ANIVERSÁRIO DO BLOG: DOIS ANOS! OBRIGADA, LEITORES!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Há exatos dois anos apresentamos o Blog Urbe CaRioca, a amigos, colegas, familiares e a alguns setores da mídia. Na ocasião explicamos que o novo espaço virtual propunha-se “à troca de informações, opiniões, e debates sobre o desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa!”.

As respostas ao nosso convite para que todos participassem – tímidas de início -, cresceram ao longo do tempo. Aqueles em especial ligados área da arquitetura e do urbanismo divulgaram nossas opiniões e análises sobre temas que batizamos de ‘urbano-cariocas’: especialmente questões afetas às leis urbanísticas e suas consequências sobre a paisagem urbana, a infraestrutura da cidade e o dia-a-dia da população, não se descartando, é claro, tudo mais que interesse ao cidadão do Rio e aos visitantes, por exemplo, a questão dos transportes e a utilização das áreas públicas.

Artigos de colaboradores contribuíram para diversificar o conteúdo e enriquecer as discussões. Termos chegado às 120.000 visualizações há poucos dias demonstra que há interesse por tema que algumas vezes torna-se complexo e árido caso, por exemplo, nas considerações sobre projetos de leis que deram origem aos artigos sobre o PACOTE OLÍMPICO 1 e o PACOTE OLÍMPICO 2, conjunto de normas especiais editadas em nome dos Jogos Olímpicos que nada mais fizeram do que aumentar expressivamente o potencial construtivo de diversos bairros e estimular o mercado imobiliário, tanto quanto o propagado Plano Diretor dito sustentável e cuja essência é a mesma contida nos “Pacotes”.

Alguns assuntos sobressaíram.







De todos os assuntos, entretanto, o que mais lido e discutido foi o caso do Campo de Golfe que está sendo construído na Reserva de Marapendi, na Barra da Tijuca, exaustivamente analisado. A inexplicável decisão da administração municipal – que modificou o Zoneamento Ambiental de parte da área protegida há décadas, destinou áreas públicas à iniciativa privada, aumentou gabaritos de altura, e eliminou uma importante avenida projetada – foi explicada inicialmente em PACOTE OLÍMPICO 2 – O CAMPO DE GOLFE E A APA MARAPENDI, até hoje o post mais visualizado do Urbe CaRioca.

Para comemorar o aniversário do blog e o artigo mais lido pretendemos organizar um passeio pela Lagoa de Marapendi, de onde será possível avistar a faixa da Reserva Ambiental, inclusive ao longo do terreno destinado ao questionável Campo de Golfe. Para sabermos se há interesse peço que enviem mensagens para a Página Urbe CaRioca no Facebook ou para o Fale com o Urbe CaRioca.

Agradecemos mais uma vez a todos, e, em especial, à jornalista Marilia Martins – idealizadora do blog -, ao Portal Vitruvius de Arquitetura e Urbanismo, aos jornal O Globo e Folha de São Paulo pela publicação de artigos de nossa autoria, à Professora Sonia Rabello, ao Professor Fernando Walcacer e ao Nima-Jur pelo constante prestígio, aos alunos da PUC-Rio pelo interesse, ao Blog Metrô do Rio, ao Instituto de Arquitetos do Brasil – RJ, aos colegas que têm enviado artigos para publicação, e aos que sempre compartilham e divulgam nossos textos.

ANDRÉA REDONDO


Campo de Golfe sobre área de reserva ambiental – No canto direito, abaixo, o trecho mais importante da APA, a ser eliminado.

  1. Carla, obrigada, mais uma vez, pelo apoio de sempre e pelas lindas imagens que já ilustraram os posts do blog diversas vezes. Que as discussões deem bons resultados, é o que deixará a nós todos – preocupados que somos com a urbe carioca – satisfeitos. Um grande abraço!

  2. Caro Ephim,
    Fico feliz com suas palavras, muito generosas, devo dizer! A avaliação que faz é incentivadora e, é claro, o Blog apenas existe e persiste graças aos amigos e colegas que têm participado e colaborado com opiniões e eventuais críticas, todas sempre bem-vindas. Sua proposta certamente receberá a acolhida das nossas instituições representativas, em especial o IAB-RJ – do qual você é peça importante e atuante – órgão que tem demonstrado essa disponibilidade, por exemplo, no caso dos seminários sobre o bairro de Guaratiba. Sem jamais esquecer as evidentes limitações do Urbe CaRioca, conte com o nosso permanente empenho na busca por ampliar canais para que a sociedade civil – no caso, nossos leitores – possa manifestar suas aspirações por uma cidade mais humana e eficiente.
    Muito obrigada pelo incentivo. Um grande abraço,
    Andréa

  3. Cara Andréa,

    Parabéns pelo aniversario do Urbe Carioca e votos de muitos e muitos anos de bom trabalho sempre em prol do desenvolvimento da nossa cidade-região!

    Leio com muito interesse as edições do seu blog, por ser um veículo informativo sério, com analise e informacoes graficas atualizadas das questoes mais candentes. Tambem, porque Urbe Carioca é uma via de pelo menos duas mãos: aí temos a oportunidade de aprender e de trocar ideias e assim avançar, pelo menos a nível de debate, as questões prioritarias levantadas na UC. Este é um primeiro passo para a formacao da opiniao publica relativa as questoes mais relevantes no que diz respeito a nossa urbe, as politicas publicas e as acoes do governo, que impactam a qualidade da nossa vida e convivencia. O passo a seguir certamente será a de mobilizar e organizar colegas em torno de um elenco de questões especificas. Proponho abrir um dialogo sobre formas de fortalecer e harmonizar a voz dos arquitetos e urbanistas neste côro que estamos ouvindo da sociedade.

    Um abraço

    Ephim Shluger

  4. Cara Andréa,
    Parabéns pelos primeiros dois anos do Urbe Carioca!
    O seu blog presta um importante serviço público ao buscar clarear pontos polêmicos e ao abrir espaço para as vozes populares que ecoam e que, nem sempre, encontram espaço na mídia. Além disso, o blog presta um serviço urbanopedagógico para àqueles que desejam conhecer e entender um pouco mais sobre a cidade que se transforma e se metamorfoseia em função das legislações, dos interesses econômicos e ao sabor dos grandes eventos.
    Parabéns por nos propiciar esta oportunidade de exercitar nossa cidadania!
    Desejo que o Urbe Carioca continue firme por muitos e muitos anos!
    Um abraço,
    Gisela Santana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *