RODA-GIGANTE NA ZONA NORTE E ABAIXO-ASSINADO

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Conforme analisado na última terça-feira em A RODA-GIGANTE RODOU: BRAVO CONSELHO DE PATRIMÔNIO CULTURAL!, a negativa do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural ainda não garantiria e que a Roda-Gigante fosse instalada em outro lugar. Um exemplo foram as ‘idas e vindas’ no caso do Antigo Museu do Índio, tratado em vários artigos neste blog. A preocupação ficara ainda mais relevante o empresário afirmar Vou falar com o prefeito para saber o que mudou em relação ao que havíamos conversado.

Se a conversa aconteceu não sabemos, mas, hoje a Coluna de Ancelmo Gois traz uma boa notícia: o sr. Sávio concordou em instalar o equipamento de lazer na Quinta da Boa Vista.


Palmas para o Conselho de Patrimônio, para a Prefeitura e, porque não, para a decisão do empresário?


O uso de áreas públicas deve ser criterioso e respeitar, em primeiro lugar, o interesse público, por óbvio.

No caso da Enseada de Botafogo, Morros da Urca e Morro do Pasmado, conjunto espetacular que emoldura o Pão de Açúcar, trata-se, em particular, da paisagem carioca, nosso maior bem.

Para o tema – o uso, construções e instalação de equipamentos nas áreas públicas não há regras de uso do solo explícitas. Entre a complexidade dos aspectos a serem analisados durante o processo decisório – a maioria deles subjetivos -, o principal e primeiro a ser considerado: o interesse privado não pode sobrepujar o interesse público.

De qualquer modo, diz o ditado popular que ‘cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém’: moradores de Botafogo organizaram um abaixo-assinado com o título Prefeitura do Rio de Janeiro: NÃO queremos roda gigante na Praia de Botafogo.


O Blog Urbe CaRioca parabeniza conselheiros do patrimônio cultural da cidade e, ao mesmo tempo, divulga o abaixo-assinado, caso venha ainda a se mostrar necessário.

Nesses últimos tempos urbano-cariocas, nunca se sabe…


Para participar o link está AQUI.



Flickr


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *