Artigo: THE SOCIAL & ENVIRONMENTAL COSTS OF RIO’S OLYMPIC GOLF COURSE, de Elena Hodges

“On its way to becoming reality, the project has handily steamrolled all potential roadblocks, from land-use regulations to environmental protection laws to legislative checks-and-balances”. Em RIO’S OLYMPIC GOLF COURSE WILL TRAMPLE A PROTECTED ECOLOGICAL GEM Given these protections, the law passed in December 2012 is extreme in its provisions. First, it authorizes the construction of the golf course within the borders of the Marapendi Reserve, using the justification that building a golf course qualifies as sustainable use of the land. Additionally, it redraws the borders of the Marapendi Municipal Reserve in order to completely cut out the section that fell within the intended golf course site. The law effectively nullifies the area’s “permanent protection” status, handing this piece of public land over to a private developer, RJZEm THE SOCIAL & ENVIRONMENTAL COSTS OF RIO’S OLYMPIC GOLF COURSE Internet No último dia 21 divulgamos Artigo: RIO’S(Leia mais)

VIADUTO ENGENHEIRO FREYSSINET, NO RIO COMPRIDO – PELA DEMOLIÇÃO, OU…

UM BAIRRO, UMA AVENIDA, UM VIADUTO. NA URBE CARIOCA. Blog Rio Antigo Fotos A AVENIDA PAULO DE FRONTIN já foi um lugar aprazível. É o que mostram as fotografias de um Rio de Janeiro que não existe mais pelo menos desde os anos 1970, quando foi construído sobre ela o Viaduto Engenheiro Freyssinet, o popular Elevado da Paulo de Frontin. Um de seus pares, o Elevado da Perimetral, também não mais existe. Foi demolido como parte das obras de reurbanização da Zona Portuária do Rio de Janeiro, no escopo do projeto chamado Porto Maravilha. … A grande diferença entre a Perimetral e muitos outros elevados espalhados pela cidade é que aquele viadutopassava principalmente por locais de uso predominantemente industrial, transportes e serviços – fábricas, armazenagem e linhas férreas para distribuição de cargas na retroárea do Porto do Rio -, e comercial ao(Leia mais)

O MÊS NO URBE CARIOCA – JULHO 2014

Caros leitores, Em JULHO o caso do Cinema Leblon continuou na pauta. Tivemos vários postssobre a Zona Portuária e São Cristóvão, novos aumentos de gabarito. Agradecemos a Sonia Rabello, Ephim Shluger, Virgínia Totti Guimarães, Jane Santucci, pelos artigos, e a Vera Dias pelas explicações sobre a conservação de monumentos históricos, que enriquecem o debate trazendo assuntos, informações e reflexões importantes para os leitores, seja escrevendo para o blog ou autorizando a reprodução dos textos quando publicados originalmente em outro local. Meio Ambiente e Campo de Golfe também continuam presentes, e o Guarda Apita sem parar no pós-Copa do Mundo. Abaixo, todos os títulos de julho e links respectivos. URBE CARIOCA JULHO/2014 Artigo: PROJETO DE LEI INCENTIVARÁ HABITAÇÃO NO PORTO DO RIO OU SÓ SACRIFICA O URBANISMO? de Sonia Rabello CINEMA LEBLON REABERTO E O DEDO DO ESTADO SEMANA URBE CARIOCA(Leia mais)

SEMANA URBE CARIOCA 18/08/2014 a 22/08/2014 – BALNEÁRIO NO PARQUE DAS BENESSES, ARTIGO SOBRE O CAMPO DE GOLFE NO SITE NEXT CITY, E O BALNEÁRIO DE CHAPLIN

“Significant, without a doubt, but not because of any misty-eyed Olympic symbolism. Rather,  the course’s importance stems from its environmental and legal implications.  On its way to becoming reality, the project has handily steamrolled all potential roadblocks, from land-use regulations to environmental protection laws to legislative checks-and-balances”. Trecho de Artigo: RIO’S OLYMPIC GOLF COURSE WILL TRAMPLE A PROTECTED ECOLOGICAL GEM, de Elena Hodges   PARA EXPLICAR O CASO DO CAMPO DE GOLFE DITO OLÍMPICO,APENAS UM PROJETO PARA BENEFICIAR O MERCADO IMOBILIÁRIODesenho: Urbe CaRioca   Publicações dos últimos 07 dias e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores; a estranha licença para construir um Balneário no anunciado Parque Natural Municipal da Barra da Tijuca, ou, Parque Nelson Mandela, o “Parque das Benesses Urbanísticas”; o artigo de Elena Hodges publicado no site Next City – um impressionante levantamento de informações e análise abrangente(Leia mais)

BALNEÁRIO: NÃO O DO PARQUE DAS BENESSES, MAS, CHAPLIN

BALNEÁRIO – Dicionário Houaiss n adjetivo 1 referente a banho(s); balnear n substantivo masculino 2 estância balnear de águas medicinais ou minerais; banhos 3 local público destinado a banhos, ger. aproveitado para descanso e lazer Ex.: os b. do Rio de Janeiro são famosos  4 edifício esp. construído para banhos, com banheiras, piscinas, duchas etc.; termas, banhos 5 Regionalismo: Portugal. vestiário (mais us. no pl.) Hotel Central, prédio do velho balneário Hight Life Fonte: Blog foi um Rio que passou Caros leitores, Porque PARQUE DAS BENESSES URBANÍSTICAS GARANTE A PRIMEIRA: O BALNEÁRIO ainda é o post mais lido nos últimos sete dias – seguido pelos dois artigos relacionados ao Campo de Golfe (o segundo mais lido é o artigo de Elena Hodges publicado no site Next City – RIO’S OLYMPIC GOLF COURSE WILL TRAMPLE A PROTECTED ECOLOGICAL GEM), para alegrar o fim(Leia mais)

Artigo: RIO’S OLYMPIC GOLF COURSE WILL TRAMPLE A PROTECTED ECOLOGICAL GEM, de Elena Hodges

‘Campo de Golfe Olímpico esmagará uma joia ecológica protegida’ (tradução livre) O artigo que reproduzimos a seguir foi publicado no último dia 18 no site NEXT CITY “a non-profit organization with a mission to inspire social, economic and environmental change in cities by creating media and events around the world”. A autora fez uma pesquisa abrangente sobre inúmeros aspectos que envolvem a construção do Campo de Golfe chamado ‘olímpico’, desde a comparação de custos com o montante médio gasto para esse tipo de obra até à escolha do local – que abrange parte de uma reserva ambiental e de um parque ecológico – passando pelos questionáveis procedimentos que modificaram leis vigentes, inclusive zoneamento ambiental. Boa Leitura. Urbe CaRioca NOTAS: 1 – Tentamos obter uma tradução para o português direto da fonte. Se possível, acrescentaremos ao post. 2 – O movimento(Leia mais)

PARQUE DAS BENESSES URBANÍSTICAS GARANTE A PRIMEIRA: O BALNEÁRIO

Ou, O MERCADO FUTURO IMOBILIÁRIO URBANO-CARIOCA A complicadíssima Operação Urbana Consorciada – OUC que pretende “contribuir” para a criação de um parque municipal na chamada Praia da Reserva é vista com muita reserva por este blog Urbe CaRioca. A proposta aprovada por Prefeito e Câmara de Vereadores no final de 2013 foi explicada um ano antes em PACOTE OLÍMPICO 2 – APA MARAPENDI: O “PARQUE” E AS BENESSES URBANÍSTICAS. O passo a passo da tramitação foi acompanhado dia-a-dia e divulgado em posts, reunidos em SEMANAS 02/12 a 08/12/2013 e 09/12 a 13/12/2013 – FREGUESIA, GOLFE, CONSEMAC, O INDECOROSO PLC 114, A RODOVIÁRIA IMPOSSÍVEL, E A APROVAÇÃO DO PARQUE DAS BENESSES. A decisão deu origem à Lei Complementar nº 133/2013, votada e aprovada pelos vereadores e sancionada pelo Prefeito em tempo recorde com o alarde de que a cidade ganharia mais(Leia mais)

SEMANA URBE CARIOCA 11/08/2014 a 15/08/2014 – MARINA DA GLÓRIA e SANEAMENTO: CARTA AO PREFEITO, MARCADORES DO BLOG, e GOLFE: MP AJUIZA AÇÃO

“Resta saber se a Justiça acolherá o pedido, ou se a inexplicável aprovação do PACOTE OLÍMPICO 2 – “SANCIONADO SEM O BODE” -, na passagem de 2012 para 2013, prevalecerá”.   Trecho de CAMPO DE GOLFE, UMA SURPRESA: MP AJUIZA AÇÃO   Internet Publicações dos últimos 07 dias e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores; a lista de marcadores (tags) do blog para facilitar as buscas; a carta do engenheiro Antonio Guedes ao prefeito do Rio sobre Saneamento X Olimpíadas com foco na Marina da Glória e Parque do Flamengo; e a notícia de que o Ministério Público do Rio de Janeiro ajuizou ação civil pública em que pede a paralização da obra para construção de um Campo de Golfe em Área de Preservação Ambiental – a APA Marapendi -, na Barra da Tijuca. NOTA: Ontem, 17/08/2014, foi Dia Nacional do Patrimônio(Leia mais)

CAMPO DE GOLFE, UMA SURPRESA: MP AJUIZA AÇÃO

O CAMPO DE GOLFE NA URBE CARIOCA INEXPLICÁVEL INACEITÁVEL ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MARAPENDIANTES ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MARAPENDIANTES ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MARAPENDIDEPOIS O Jornal O Globo on line de hoje noticiou que o Ministério Público do Rio de Janeiro – MPRJ “ajuizou Ação Civil Pública na quinta-feira contra o município do Rio de Janeiro e a Fiori Empreendimentos Imobiliários Ltda, objetivando anulação da licença ambiental concedida ao projeto de Campo de Golfe Olímpico na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, com a consequente paralisação das obras e a recuperação dos danos ambientais decorrentes das intervenções irregulares efetivadas na área”. Durante mais de dois anos ocorreram manifestações contrárias ao projeto que interrompeu a Área de Preservação Ambiental de Marapendi e suprimiu parte do Parque Ecológico Municipal de Marapendi, por parte de ambientalistas, urbanistas, arquitetos, advogados, grupos da sociedade civil,(Leia mais)

Artigo: MARINA DA GLÓRIA, SANEAMENTO E OLIMPÍADAS – CARTA AO PREFEITO E OUTRAS AUTORIDADES, de Antonio Guedes

Com a palavra, o CaRioca ENSEADA DA GLÓRIAFoto: Antonio Guedes, julho 2014 O projeto para ‘revitalização da Marina da Glória’ foi analisado em diversas postagens e artigos neste blog por ocasião da proposta então apresentada pela EBX-REX – um projeto impossível do empresário Eike Batista -, a qual não foi adiante por ferir os conceitos de ocupação do Parque do Flamengo – entre outras questões polêmicas de natureza jurídica e ambiental,. O tema retornou com a anunciada transferência da dita “concessão” para a empresa BR Marinas, como divulgado pela imprensa* e comentado aqui em NOTÍCIAS URBANO-CARIOCAS – VARANDAS, RUA DA CARIOCA, ZONA PORTUÁRIA, GOLFE, HOTÉIS E IAB, e MARINA DA GLÓRIA. Ainda reproduzimos artigo de Sonia Rabello AS NOVAS SUGESTÕES PARA A MARINA DA GLÓRIA, NO PARQUE DO FLAMENGO -, e sua análise sobre relatório elaborado pela Comissão Especial da Marina da Glória,(Leia mais)

MARCADORES DO BLOG – LISTA DE ASSUNTOS

CAROS LEITORES, Esses são os marcadores de assuntos publicados no blog em seus pouco mais de dois anos de existência, sempre disponíveis na coluna à direita da página inicial. A quem interessar, a lista dos tópicos, reproduzida abaixo, poderá ser arquivada para facilitar a busca e pesquisa pelos temas da preferência de cada um. Urbe CaRioca Internet MARCADORES DO BLOG A SEMANA  Abaixo-assinado  Alto da Boa Vista  Andaraí  APA Marapendi  APAC  Apresentação Arcos da Lapa  Área de Proteção Ambiental  Áreas de Lazer  Áreas Frágeis  Áreas Públicas  Arte  Artigos  Autódromo  Avenida Ayrton Senna  Avenida Rio Branco  Banheiros Públicos  Barra da Tijuca  Bens Culturais  Boca do Mato  Botafogo  BRT  Calçadas  Câmara de Vereadores  Camorim  Campo de Golfe  Carnaval  Centro  Cidadania  Cidade da Música  Cidade  Cinemas  Código Ambiental  Código de Obras  ComentáRio  Comitê Olímpico Internacional – COI  COMPUR  Conservação  Copa do Mundo  Copacabana  Cosme Velho (Leia mais)

SEMANA URBE CARIOCA 04/08/2014 a 10/08/2014 – COM A PALAVRA O CARIOCA, ZONA PORTUÁRIA SEM PERIMETRAL, A PARÓDIA SOBRE O CINEMA LEBLON, DIA DOS PAIS CARIOCAS

“Se a AMA só quer Que o Prefeito peque Eu vou bancar o mocinho Conselho é bom, tu me deste Mas a caneta é meu destino….”.   Trecho de CINEMA LEBLON, UM “BRAINSTORM” NO ESCURO   Carla Crocchi Fotos em Arte   Publicações dos últimos 07 dias e textos mais lidos Os posts imediatamente anteriores; um espaço no blog para o leitor; a Zona Portuária sem a Perimetral e com o trânsito caótico; a paródia sobre o estranho caso do Cinema Leblon a partir de música animada de Rita Lee e Roberto de Carvalho; e a CrôniCaRioca que homenageia os Pais através de um passeio pelo Rio pós-Copa do Mundo e pré-Jogos Olímpicos. Blog Urbe CaRioca Segunda, 04/08/2014 SEMANA URBE CARIOCA 28/07/2014 a 02/08/2014 – CINEMA REABRE COM O DEDO DO ESTADO, A LEI DAS QUITINETES NO PORTO, MÊS DE(Leia mais)