SEMANA URBE CARIOCA 06/10/2014 a 10/10/2014 – DESAFIO DO BLOG À PREFEITURA – PROPOSTA AO DESAFIO ÁGORA, E GABARITOS NA TRANSCARIOCA

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
A louvável ação de governo – que traz no título o nome das praças gregas antigas onde a população manifestava seus desejos – traz alguma estranheza pelo menos nas questões urbanísticas do Rio de Janeiro em sua essência: basta nos recordarmos das inúmeras leis sancionadas e promulgadas sem debates públicos ou com audiências públicas pro forma, inexpressivas, ou não representativas. PEU Vargens, Zona Portuária, Plano Diretor, Pacote Olímpico 1, Pacote Olímpico 2, e os renovados benefícios especiais para hotéis, seja pelos prejuízos causados, ou pela nulidade – caso do Plano Diretor que serviu apenas para aumentar índices construtivos e gabaritos de altura em toda a cidade -, são exemplos incontestáveis.”.

Trecho de PARA VOTAR – PROPOSTA À PREFEITURA: PRESERVAR O PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO DE MARAPENDI ÍNTEGRO

 

Publicações dos últimos 07 dias e textos mais lidos
Os posts imediatamente anteriores; Desafio Urbe CaRioca x Desafio Ágora da Prefeitura;  e mais um projeto de lei complementar cria índices construtivos, desta vez ao longo da via expressa Transcarioca, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Obs. DEVIDO À GRANDE IMPORTÂNCIA DOS TEMAS, REPETIMOS AS NOTAS ABAIXO:

1.     No caderno Morar Bem (OG 05/10) reportagem afirma que o prefeito sancionará em breve a nova lei para a Zona Portuária, apresentada como indutora da construção de residências na região. A opinião do blog de que se trata apenas de mais um benefício para o mercado imobiliário e prejudicial à cidade foi explicada na postagem A ERA JK ESTÁ DE VOLTA… NA ZONA PORTUÁRIA DA URBE CARIOCA.

2.     Este blog repudia a afirmação do sr. Cid Gomes, governador do Ceará, publicada hoje no jornal O Globo (Coluna Noblat) segundo o qual “Desvio de dinheiro público é natural e intrínseco ao serviço público”. Trata-se de afirmação inaceitável e irresponsável, que lança a ideia de que todo servidor público é desonesto, atingindo a imagem de milhões de profissionais que exercem suas funções de forma honesta, eficiente e irrepreensível. Que sua excelência fale apenas por si mesmo e pelos maus servidores públicos que conhece.

3.     Na cidade em que “Tudo é pra Olimpíada” mesmo que não o seja, a construção do Campo de Golfe desrespeita o Plano Diretor do Rio de Janeiro – autointitulado ‘sustentável’ – e elimina parte de um Parque Ecológico, é decisão incompreensível e inaceitável, já amplamente divulgada pela grande imprensa e nas redes sociais, e objeto de questionamento por arquitetos, urbanistas, biólogos, engenheiros ambientais e florestais, advogados que tratam do Direito Ambiental, mas, sobretudo, pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – MPRJ e pela Justiça Estadual”. (Trecho de CAMPO DE GOLFE JO 2016, RIO DE JANEIRO – MARACANÃ E PÃO DE AÇÚCAR, QUANTOS CABEM NO TERRENO?).

 

Blog Urbe CaRioca
Segunda, 06/10/2014

SEMANA URBE CARIOCA 29/09/2014 a 04/10/2014 – LIVRO CIDADES EM TRANSFORMAÇÃO, MARINA DA GLÓRIA, MAIS IMAGENS IMPRESSIONANTES DO CAMPO DE GOLFE, E SOBRE VOTAR COM ELEGÂNCIA


             GOLFE CORTA RESERVA AMBIENTAL E DESENHO URBANO

 

SEMANA URBE CARIOCA 22/09/2014 a 26/09/2014 – GOLFE: VÍDEOS E IMAGENS IMPRESSIONANTES, METRÔ, e NOTÍCIAS SOBRE O QG DA PM QUE SERÁ PÓ

CIDADES EM TRANSFORMAÇÃO – LANÇAMENTO DE LIVRO

UtilitáRio

MARINA DA GLÓRIA, O RETORNO – CARTA DA ASSUMA PARA O IPHAN AGOSTO/2014

A Associação De Usuários da Marina da Glória – ASSUMA teve importante participação nos fortes movimentos da sociedade civil contrários ao projeto para construção de um empreendimento comercial de grande porte com centro de convenções na Marina da Glória – Parque do Flamengo (…)

CAMPO DE GOLFE JO 2016, RIO DE JANEIRO – MARACANÃ E PÃO DE AÇÚCAR, QUANTOS CABEM NO TERRENO?

O prefeito diz que não há Plano B. Outra autoridade disse que sim, há alternativa.
CrôniCaRioca

 

Quarta, 08/10/2014

PARA VOTAR – PROPOSTA À PREFEITURA: PRESERVAR O PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO DE MARAPENDI ÍNTEGRO

Já é a terceira proposta mais votada no projeto da Prefeitura denominado ‘Desafio Ágora’


Sexta, 10/10/2014

ÁREA DE ESPECIAL INTERESSE URBANÍSTICO A.E.I.U. TRANSCARIOCA – GABARITOS, ETC.

Depois da Penha, mais gabaritos novos na Zona Norte


Os 10 posts mais lidos da semana
Se necessário copie o título na caixa de pesquisa acima.

PARA VOTAR – PROPOSTA À PREFEITURA: PRESERVAR O PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO DE MARAPENDI ÍNTEGRO

ÁREA DE ESPECIAL INTERESSE URBANÍSTICO A.E.I.U. TRANSCARIOCA – GABARITOS, ETC.

SEMANA URBE CARIOCA 29/09/2014 a 04/10/2014 – LIVRO CIDADES EM TRANSFORMAÇÃO, MARINA DA GLÓRIA, MAIS IMAGENS IMPRESSIONANTES DO CAMPO DE GOLFE, E SOBRE VOTAR COM ELEGÂNCIA

GOLFE – PARA NÃO ESMAGAR A RESERVA AMBIENTAL, HÁ ALTERNATIVA

Artigo: O PORQUÊ DO NOSSO METRÔ, de Miguel Gonzalez

UM PROJETO REAL E VIÁVEL PARA O METRÔ DO RIO, por Miguel Gonzalez

EXTRA! SOBREVOANDO O CAMPO DE GOLFE e TODOS OS POSTS

ARTIGO: O METRÔ DOS SONHOS, Miguel Gonzalez

CENTRO DA CIDADE: O TRÂNSITO, A AVENIDA RIO BRANCO, E O CAOS

METRÔ: O VAI E VEM DA ESTAÇÃO GÁVEA E A LINHA 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *