NO ANIVERSÁRIO DO RIO DE JANEIRO, 450 GENTILEZAS!

CrônicaRioca Internet Amanhã, Domingo, dia 01/03/2015, o Rio de Janeiro completará 450 anos de sua fundação por Estácio de Sá, ‘entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar’, como aprendíamos no antigo curso Primário. A cidade que nos presenteia merece um presente! No século XVI, ao escolher o sítio, os portugueses brindaram de antemão gerações futuras de “cariocas” com as terras magníficas que abrigariam a cidade a ser chamada de Maravilhosa no século XX, o lugar que quase quatro séculos e meio depois receberia o título de Patrimônio da Humanidade na categoria Paisagem Urbana. De fato, a exuberância da vegetação, as águas do mar, baía e lagoas, as praias, as montanhas de pedra ou cobertas de verde, e o céu azul dos dias claros formam um conjunto que até emociona! Pensar em um presente para a cidade nos(Leia mais)

CASO DO CAMPO DE GOLFE CONTINUA A REPERCUTIR AQUI E NO EXTERIOR

Ocupa Golfe O Movimento Ocupa Golfe mantem-se ativo desde o início de dezembro/2014. Tem chamado à atenção. O caso do campo de golfe de muitas faces, dito olímpico, continua a repercutir aqui e no exterior. Depois de GOLFE ABERRAÇÃO – NOTÍCIAS INTERNACIONAIS, PELÉ E SILVIO TENDLER e GOLFE NA RESERVA AMBIENTAL – NOTÍCIAS MUNDO AFORA, e LUAU, no último dia 20 o site Golfe Channel publicou RIO MAYOR TO FACE INQUIRY OVER OLYMPIC COURSE MISCONDUCT. Embora o assunto – se concretizado – não afete a construção (“Because the inquiry does not challenge the legality of golf course, it will not affect its construction.”) a reportagem dá visibilidade ao projeto que carrega inúmeros aspectosquestionáveis os quais ser resumidos em uma frase: foi decisão extremamente prejudicial para o Rio de Janeiro; ou em uma palavra: vergonhoso. The golf course for the 2016 Olympics(Leia mais)

AVISO – REUNIÃO DO COMPUR CANCELADA, DEBATE SOBRE A MARINA DA GLÓRIA…

…e mais: COMENTÁRIOS DE CANAGÉ VILHENA, ANTONIO GUEDES, E BLOG URBE CARIOCA  1 – A REUNIÃO DO COMPUR PREVISTA PARA A PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, dia 26/02, na sede da Prefeitura do Rio, foi CANCELADA, conforme suspeitava a página Urbe CaRioca, ideia mencionada na rede social FB. O motivo oficial está expresso no comunicado enviado aos membros do grupo. Intuímos que a razão verdadeira seja a presença anunciada de integrantes do Movimento Ocupa Golfe, ambientalistas, advogados, e outros profissionais interessados nas questões urbano-cariocas, para acompanhar os desdobramentos da lei que permitiu a transferência de potencial construtivo (área e andares) dos terrenos da orla marítima da chamada Praia da Reserva (Área de Proteção Ambiental Marapendi) com aumento de gabaritos de altura, ATE e taxa de ocupação na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. MAPA INTEGRANTE DO SUBSTITUTIVO AO PLC Nº 114/2012INDICA, COM HACHURAS, O SETOR(Leia mais)

MAIS LICENÇAS PARA MATAR ÁRVORES NA URBE CARIOCA

Ou, QUANTO VALE UMA ÁRVORE, QUANDO A CIDADE COMPLETA 450 ANOS?   Rio de Janeiro, 2015 – Ano do 450º aniversário da Cidade MaravilhosaDizem que uma imagem vale mais do que mil palavras – Marina da Glória, Parque do Flamengo. Foto: Valéria H. Goldfeld, 09/01/2015 O artigo de Canagé Vilhena MARINA DA GLÓRIA: LICENÇA PARA MATAR ÁRVORES, foi recordista de visualizações neste blog e na página Urbe CaRioca da rede social Facebook. Atento às questões urbanísticas e ambientais, o arquiteto nos informa sobre os novos mecanismos burocráticos criados pela Prefeitura, em decreto publicado no Diário Oficial do Município no último dia 19 que ‘Dispõe sobre MEDIDA COMPENSATÓRIA destinada a compensar o impacto ambiental decorrente da remoção de vegetação e o impacto ambiental decorrente da realização de obras’, conforme resumiu na rede social Facebook: “O negócio é mais ou menos assim: o interessado pagará(Leia mais)

SEMANAS 09 a 13 e 17 a 20/02/2015 – JO e MEIO AMBIENTE, JO e LAGOA, GOLFE e MPRJ, NOVA AMÉRICA, BICICLETÁRIOS E ENGENHÃO x MARACANÃ

“Pode estar a caminho mais um trambolho permanente ‘para carioca ver’ eternamente depois que os estrangeiros forem para casa.” Trecho de LAGOA RODRIGO DE FREITAS, AINDA OS TRAMBOLHOS E OS JOGOS “Caso os promotores queiram conhecer aspectos urbanísticos e ambientais envolvidos no assunto – inclusive sobre a eliminação de uma importante avenida da Barra da Tijuca justamente enquanto a péssima mobilidade urbana na cidade é tema recorrente nas queixas da população e nas discussões entre técnicos, e está diariamente em todas as mídias  – encontrarão várias análises e artigos neste blog, mapas, vídeos e imagens do local antes e depois da devastação.” Trecho de GOLFE – O MINISTÉRIO PÚBLICO E PREFEITO DO RIO   Croqui do projeto Estabike na Avenida Presidente Vargas – Divulgação   Semanas anteriores e textos mais lidos Duas semanas passadas; os JO e o desperdício para o(Leia mais)

ENGENHÃO E MARACANÃ, ENTREVISTA E EX-BLOG

ENGENHÃO – fase final de construção, abril/2007Foto: Urbe CaRioca O Estádio Olímpico conhecido pelo apelido carinhoso de Engenhão*, foi construído para os Jogos Pan-Americanos 2007. Mas foi fechado em março/2013, segundo a Prefeitura porque havia risco de queda da cobertura construída com estrutura metálica. Engenheiros deram declarações diferentes sobre haver ou não risco real de colapso. Assunto controverso, na ocasião foi afirmado que se houvesse ventos fortes a estrutura desabaria, conforme divulgado pela mídia. Os ventos vieram, arrancaram árvores por toda a cidade e o Engenhão continuou lá… Enquanto isso, a cobertura original do Maracanã fora demolida após um incompreensível parecer favorável do IPHAN, e também sem a apresentação de laudos definitivos sobre a impossibilidade de sua recuperação. Talvez nunca se saiba a verdade sobre os dois casos. Restam algumas pistas. O Ex-Prefeito Cesar Maia, idealizador da construção do Engenhão, erguido(Leia mais)

TRAMBOLHOS JÁ VISTOS E À VISTA – BICICLETÁRIOS COM CHUVEIRO E OFICINA

Rua Maria Eugênia esquina com Rua Humaitá, BotafogoFoto: Urbe CaRioca Os caros leitores do blog conhecem a série “Trambolhos”, onde mostramos construções permanentes e temporárias que, em geral, obstruem áreas públicas seja impedindo a livre circulação de pedestres, causando impacto negativo sobre a paisagem urbana do Rio de Janeiro, além dos que chamamos de ‘provisório-permanente’, isto é, estruturas que deveriam permanecer no local durante curto espaço de tempo e que acabam por tornarem-se definitivas, tanto pela perenidade quanto pelas idas e vindas que caracterizam sua continuidade. Foto: SAC – AMIGOS DE COPACABANA, jan. 2015 Nas imagens alguns exemplos: bancas de jornal que impedem a passagem nas calçadas, extensão de quiosques na orla marítima, cobertura de lona no Estádio de Remo da Lagoa, cobertura no Forte de Copacabana, na Avenida Atlântica … Há pouco a Prefeitura anunciou a intenção de instalar contêineres(Leia mais)

ANTIGA FÁBRICA DE TECIDOS NOVA AMÉRICA – PERDA CULTURAL.

ANTIGA FÁBRICA DE TECIDOS NOVA AMÉRICAFoto obtida no site do shopping Nova América ONTEM tivemos uma nota triste em meio ao som dos sambas carnavalescos. O Shopping Nova América sofreu incêndio de grandes proporções. A antiga fábrica de tecidos, adaptada para um centro comercial, em processo de tombamento, integrava o patrimônio cultural carioca, de fato. Devido à idade da construção e ao seu valor para a memória arquitetônica e urbana do Rio de Janeiro, as intervenções submetiam-se aos critérios de proteção estabelecidos pelo Conselho de Patrimônio Cultural da cidade. As perdas materiais são lamentáveis. Esperamos que os prejuízos sejam minimizados, que todos os espaços sejam cobertos por seguros e que os negócios e atividades comerciais possam ser ressarcidos e retomados. A perda cultural é inestimável. Felizmente não houve vítimas. A notícia publicada no jornal O Globo está neste LINK.  (Leia mais)

GOLFE – O MINISTÉRIO PÚBLICO E PREFEITO DO RIO

O caso do Campo de Golfe construído em Reserva Ambiental volta ao blog. Notícia de ontem no jornal Folha de São Paulo – que já corre nas redes sociais – informou que “o Ministério Público do Rio instaurou inquérito para investigar eventual ato de improbidade administrativa do Prefeito do Rio (…) na operação que viabilizou a construção do campo de golfe da Olimpíada de 2016”. A reportagem tem o título PROMOTORIA ABRE INVESTIGAÇÃO CONTRA PAES POR CAMPO DE GOLFE DA OLIMPÍADA, e pode ser lida na íntegra NESTE LINK. Caso os promotores queiram conhecer aspectos urbanísticos e ambientais envolvidos no assunto – inclusive sobre a eliminação de uma importante avenida da Barra da Tijuca justamente enquanto a péssima mobilidade urbana na cidade é tema recorrente nas queixas da população e nas discussões entre técnicos, e está diariamente em todas as(Leia mais)

LAGOA RODRIGO DE FREITAS, AINDA OS TRAMBOLHOS E OS JOGOS

Evento da Heineken – março/2013. Em 2011 esteve também ali para festa do filme Velozes e Furiosos, na estrutura então chamada “galpão de lona”. A cobertura saiu e voltou diversas vezes desde então, mudou para o bloco ao lado, e está no local desde antes da Copa do Mundo, em junho/julho – 2014. Foto: SOS ESTÁDIO DE REMO Em 15/10/2014 publicamos o post LAGOA RODRIGO DE FREITAS – O REMO E OS TRAMBOLHOS PROVISÓRIOS PERMANENTEScom ênfase na cobertura instalada sobre a segunda arquibancada do Estádio de Remo, mais próxima “do Permanente do que do Provisório”. De fato, a última cobertura, para festa VIP da Copa do Mundo, foi retirada só em parte, e reinstalada integralmente em seguida para as comemorações de fim-de-ano, e lá continua! Conforme afirmamos antes, “leis urbanísticas e de proteção do entorno da Rodrigo de Freitas são ignoradas”: a altura(Leia mais)

Artigo: DESPERDÍCIO PARA O MEIO AMBIENTE*, de Emanuel Alencar

O artigo do jornalista e responsável pelo Blog Verde, Emanuel Alencar, foi publicado originalmente no jornal O Globo em 26/01/2015. Traça um quadro sobre os Jogos Olímpicos que serão realizados na Urbe CaRioca em 2016, com foco em promessas não cumpridas e oportunidades perdidas. Em diversos textos e análises neste blog apontamos outros aspectos, em especial quanto aos prejuízos causados à Cidade, consequência de ações apresentadas à população como benesses para o Rio de Janeiro e “legados das olimpíadas”. São exemplos: perda do Autódromo; demolição do Velódromo construído com dinheiro público; Zona Portuária sem habitação; transferência das vilas de mídia e de árbitros para conjunto Minha Casa Minha Vida em Jacarepaguá (que resultou na paralisação de obra de edifícios residenciais na ZP); especulação imobiliária exacerbada na Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá e região das Vargens; perda de áreas públicas; desmatamentos(Leia mais)

SEMANA 02 a 08/02/2015 – LISTA DE SUGESTÕES, MAIS MARINA DA GLÓRIA, E BOAS NOTÍCIAS

“Sugerimos ao prestigioso instituto que abra suas portas para outras apresentações e debates sobre temas igualmente importantes para o Rio de Janeiro, tendo em vista decisões adotadas pelos gestores públicos que causaram ou causarão impactos no dia-a-dia da urbe carioca e região metropolitana, a saber(…)” Trecho de SUGESTÃO AO IAB-RJ, TEMAS PARA DISCUSSÃO  A Linha 6 do Metrô do Rio Substituída por BRT dito “Legado Olímpico”  Semana anterior e textos mais lidos A semana passada; sugestão de assuntos urbano-cariocas para serem debatidos no IAB-RJ; o artigo de Canagé Vilhena sobre o corte de árvores no Parque do Flamengo – área pública tombada; e várias boas notícias, porque de más já estamos servidos.   NOTAS: 1 – O protesto de moradores sobre o corte de árvores na Marina da Glória chega à grande imprensa. 2 – Sobre a postagem do dia(Leia mais)