SUGESTÃO AO IAB-RJ, TEMAS PARA DISCUSSÃO

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Na candidatura. Sem Golfe
Mapa: Internet
Hoje acontecerá o seminário* Londres e Rio, Metrópoles Olímpicas em Transformação, no Instituto de Arquitetos do Brasil IAB-RJ. Conforme divulgado “O seminário colocará em debate três temas: eventos esportivos globais e mobilidade urbana; revitalização da frente marítima (waterfront regeneration); e revitalização urbana e habitação social, todos com inspirações em Londres e no Rio de Janeiro”.

Sugerimos ao prestigioso instituto que abra suas portas para outras apresentações e debates sobre temas igualmente importantes para o Rio de Janeiro, tendo em vista decisões adotadas pelos gestores públicos que causaram ou causarão impactos no dia-a-dia da urbe carioca e região metropolitana, a saber:



Começar aos 6 min. Dura 6min26seg. Tempo suficiente para lamentáveis inverdades, sofismas, e um passeio fora do campo de golfe para ir ao campo pessoal. Mas, o que estava em discussão eram ideias e não os proponentes. Neste vídeo o sr. prefeito informou que o PEU Guaratiba está pronto. Sugerimos que o IAB convide os técnicos das Secretarias Municipais de Urbanismo e de Meio Ambiente para apresentarem a proposta em novo evento aberto ao público.

1.  Conhecimento e debates sobre o Projeto de Estruturação Urbana PEU Guaratiba, tendo em vista informação do sr. Prefeito em vídeo divulgado pela internet de que a proposta está pronta.

2.   Informações sobre os inúmeros desmatamentos ocorridos em função das obras em curso – atribuídas às “necessidades” geradas pelas Olimpíadas (Deodoro, Parque Marapendi, Golfe, BRTs, Metrô, Marina da Glória, etc.).

3.    Nova Rodoviária a ser construída em São Cristóvão no mesmo local onde se pretendeu instalar uma rodoviária provisória, em terreno de propriedade do Exército onde ficavam as antigas cavalariças do Imperador.

4.    Obras anunciadas e canceladas ou adiadas – exemplo: despoluição da Baía de Guanabara; despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas e das lagoas da Baixada de Jacarepaguá.

5.    Prognóstico para o projeto de revitalização da Zona Portuária e consequências da aprovação da Lei Complementar nº 143 de 04/08/2014 que liberou a construção de quitinetes na região e dispensou o atendimento de diversos parâmetros construtivos exigidos em outros bairros do Rio de Janeiro; paralisação da obra antes destinada às vilas de mídia e de árbitros.


7.    Projeto para o terreno do Gasômetro.

8.  MOBILIDADE e planejamento – Prolongamento da Linha 1 do Metrô, conclusão da Estação Gávea, perspectivas para a construção da Linha 4 original renomeada de Linha 5 – prazos para construção e operação, e a eficácia do BRT como transporte de massa.

9.    Resultado das leis que criaram benefícios urbanísticos e isenções fiscais para edificações destinadas a hospedagem.


Urbe CaRioca

___________________

*SEMINÁRIO LONDRES E RIO
Metrópoles Olímpicas em Transformação
Local: auditório do Instituto de Arquitetos do Brasil IAB-RJ
03/02/2015, 09:00h
Inscrições: inscricoes@iabrj.org.br
Evento gratuito e aberto ao público. Mais informações: (21) 2557-4480


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *