ANIVERSÁRIO DO BLOG – 3 ANOS!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Hoje a primeira postagem do blog Urbe CaRioca​ completa 3 anos: foi o artigo SOBRE FECHAR VARANDAS, originalmente publicado no Portal Vitruvius​ de Arquitetura e Urbanismo.

Desde então o ‘fechamento de varandas’ perante a legislação urbanística do Rio tem mudado.  Se antes, pagava-se para legalizar o irregular, medida que estimulava construir sem licença, hoje, paga-se “adiantado”.

O Parque Ecológico Municipal de Marapendi foi mutilado e perdeu sua continuidade para abrigar o campo de golfe dito Olímpico, bem como a Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, uma via parque importante para o sistema viário da Barra da Tijuca.

O Maracanã – nosso Gigante – não é  mais o mesmo. Sua marquise de concreto, símbolo do Estádio e obra de Engenharia espetacular, foi demolida com o inexplicável ‘de acordo’ do IPHAN e sob o silêncio do governo municipal.

O Metrô adotou prioridades questionáveis: os governos preferiram descartar a Linha 4 original – Centro-Barra via Botafogo, Humaitá e Jardim Botânico -, e alongar a Linha 1 que, por sua vez, foi unida à Linha 2, uma decisão que fez o Metrô do Rio ficar superlotado e engarrafar! E a Linha 4 virou Linha 5!


A Zona Portuária está em processo de reforma urbana com vistas à sua revitalização, mas a ‘ilha da fantasia’ que receberá um VLT de primeiro mundo enfrenta a falta de interessados em construir as moradias que trariam vitalidade àquele espaço urbano ansioso por melhorias há décadas! Vistas só das futuras torres com 30 a 50 andares, que por enquanto abrigarão uso comercial e impactarão a paisagem urbana cercando morros históricos, fadados a ficarem escondidos como aconteceu com o Morro da Viúva…

Para tentar remediar, o Executivo e sua bancada no Legislativo liberaram a construção de quitinetes sem estacionamento. Dotar a região de Metrô dando-se início a uma rede verdadeira seria medida estruturante para toda a cidade, mas foi descartada, embora a região tenha sido escavada para a construção de modernos… túneis! Uma ironia: a Linha 5 verdadeira estaria nessa região… Linha 5 OriginalGaleão – Carioca, mas nosso aeroporto ganhou um BRT e uma linda ponte estaiada só para ele…

Ao menos surgiu o Cais da Imperatriz!

Rio, 50 graus
Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras – Marina da Glória, Parque do Flamengo. 
Foto: Valéria H. Goldfeld, 
09/01/2015


A sociedade civil posicionou-se contrariamente à construção de um empreendimento comercial de grande porte no Parque do Flamengo / Marinada Glória, área pública e tombada. A Prefeitura recuou temporariamente, pressionada pela proximidade das eleições de 2012 e pela derrocada financeira do grupo do empresário Eike Batista, que capitaneava o projeto e deixou-nos como legado a carcaça do Hotel Glória e um prédio abandonado na Avenida Rui Barbosa, não obstante financiamento público e o perdão das dívidas do parceiro em um dos projetos, o clube rubro-negro. Para a Marina surgiu outra proposta que desperta igual polêmica: cariocas, mais uma vez, se mobilizaram.


O caso do inexplicável Campo de Golfe dito olímpico e até “odiado” é recordista de postagens e acessos. Para quem não conhece o assunto – em especial a mudança do Zoneamento Ambiental, a interrupção da reserva ambientale de uma Via Parque, entre outras aberrações – procurar pelos marcadores ou consultar a lista dos posts até dezembro/2014 em GOLFE – MUITAS FACES, UMA SÓ MOEDA. Publicaremos os textos de 2015 em breve. Para assunto tão grave, restou-nos um pouco de diversão… bem séria, diga-se!

Agradecemos pela receptividade a esses e outros assuntos analisados e comentados ao longo de três anos; o apoio e o incentivo de tantos familiares, amigos e colegas; aos que escreveram artigos para o Urbe CaRioca; aos que autorizaram a reprodução de textos originalmente publicados em outras mídias; aos que nos enviaram reportagens afins, fotografias, mapas, desenhos e sugestão de temas; ao Nima-Jur da PUC-Rio; a todos que têm divulgado o blog, comentado e compartilhado os textos; e à professora de mídias sociais Marilia Martins.

Em especial, agradecemos a todos os leitores que nos brindaram até hoje com 199 mil visualizações!

Muito obrigada!

Urbe CaRioca


Comentários:

  1. Parabéns ao Urbe CaRioca por representar os cariocas indignados com esse processo mercantilista de deterioração do nosso patrimônio arquitetônico cultural e ambiental. Percebemos que a resistência popular esta enraizada nos diversos meios acadêmicos e sociais lutando contra a arrogante ganância do poder instituído através da compra de votos. Esperamos comemorar as publicações desse blog por muitos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *