CAMPO DE GOLFE – VÍDEOS: PROPAGANDA E REALIDADE

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page


Sábado é dia de ir ao cinema.


A marca de relógios Omega lançou na TV internacional um filme-propaganda belíssimo em que anuncia a volta da modalidade Golfe aos Jogos Olímpicos depois de 112 anos de ausência, esporte, aliás, que esteve presente em apenas dois eventos olímpicos.

Sem diálogos, o vídeo só mostra imagens de uma tacada espetacular que faz a bola dar a volta ao mundo.

O mundo que assiste à viagem da bolinha não pode imaginar o desastre que a obra para construção do campo de golfe desnecessário (existem vários na cidade e arredores) representa para a cidade do Rio de Janeiro em termos de prejuízos urbanísticos a ambientais, sem entrar no mérito de questionamentos jurídicos e outros aspectos problemáticos, tais como mudanças de leis de zoneamento e de parâmetros construtivos, e a supressão de um parque ecológico e de uma avenida, por exemplo.

Em contraponto a essa propaganda e a outras falácias oficiais, selecionamos alguns vídeos postados no Youtube que formam conjunto curioso onde a realidadese contrapõe ao fantástico mundo da propaganda, do mesmo modo que o artigo de Jean Carlos Novaes – DESMASCARANDO O DOSSIÊ DAS FALÁCIAS  – contrapôs-se à tentativa de justificar a obra em reunião para a imprensa convocada pelo sr. Prefeito do Rio.

Como já foi comentado neste blog, o Golfe dito Olímpico tem muitas faces , algumas discretas.
Bom filme!

NOTA: A ÁREA EFETIVAMENTE RETIRADA DO PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO DE MARAPENDI É A INDICADA NA FIGURA ABAIXO. NÃO SÃO APENAS 58.000 m² CONFORME O VÍDEO MOSTRA, MAS, SIM, 540.000,00 m². A ÁREA INDICADA COM 58 mil m² CORRESPONDE À ÁREA JÁ PUBLICA REPASSADA À INICIATIVA PRIVADA. O RESTANTE CORRESPONDE AO QUE A PREFEITURA LIBEROU PARA O CAMPO DE GOLFE EM VEZ DE FAZER CUMPRIR A OBRIGAÇÃO DO CONSTRUTOR DE REPASSÁ-LA AO MUNICÍPIO PARA SER INCORPORADA AO PARQUE, COMO PREVISTO EM LEI.

A LINHA AMARELA CORRESPONDE APROXIMADAMENTE AO TRAÇADO DA AVENIDA PREFEITO DULCÍDIO CARDOSO, A ANTIGA VIA 2 DO PLANO PILOTO PARA A BAIXADA DE JACAREPAGUÁ, LIMITE ENTRE AS ÁREAS EDIFICÁVEIS E O PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO MARAPENDI. O TRECHO RETIRADO DO PARQUE, PORTANTO, É O INDICADO PELA POLIGONAL, ENTRE A AVENIDA E A MARGEM NORTE DA LAGOA DE MARAPENDI.



URBE CARIOCA
CAMPO DE GOLFE – PROPAGANDA

CAMPO DE GOLFE – REALIDADE

CAMPO DE GOLFE – REALIDADE
CAMPO DE GOLFE – REALIDADE



CAMPO DE GOLFE – PROPAGANDA



CAMPO DE GOLFE – REALIDADE  E DIVERSÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *