DESMATAMENTO NA FLORESTA DA TIJUCA – DENÚNCIA NA REDE TEM QUASE 7.000 COMPARTILHAMENTOS

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Foto: Daphne Braga
As imagens deste post acompanham denúncia sobre desmatamento em parte da reserva da Floresta da Tijuca, alto Uruguai, feita no último dia 06 de fevereiro via rede social Facebook.

Segundo a denúncia, no “lugar de várias espécies de pássaros inclusive tucanos, a motosserra trabalha apenas nos finais de semana para não ser flagrada” e a responsabilidade é da União Feminina Missionária Batista do Brasil.

Os 6.790 compartilhamentos suscitaram debates e alguns contatos junto aos órgãos públicos de fiscalização, aparentemente sem sucesso devido ao feriado do Carnaval.

Entre as sugestões:

·         Ligar pelo 1746, o único q dá garantia de atender em menos de 48h;
·         Denunciar à Patrulha Ambiental via telefone 1746; anotar o número do registro e aguardar a resposta; a denúncia pode ser feita também por e-mail; se após 48 h não houver resposta denunciar em rede social para a Rede Record; outra medida que tem dado o certo: telefonar para Rede Globo- RJTV, para Rede Record – Rio e enviar vídeos;
·         Ligar para a Linha Verde do IBAMA;
·         Avisar aos responsáveis pelo Parque Nacional da Tijuca.
Em 2014 o Prefeito do Rio manifestou-se a favor das ocupações irregulares da área do Horto (O Globo, 24/06), quando afirmou “Quem não quiser conviver com pessoas mais humildes na frente tem que se mudar para a Suíça” segundo aquela notícia. A polêmica, entretanto, desapareceu das páginas jornalísticas.

Como existe um convênio de gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca entre os governos federal, estadual e municipal cabe o pronunciamento de autoridades competentes das três esferas governamentais, ou, caso silenciem, o jornalismo investigativo poderá pesquisar sobre eventual licença para desmatamento.
Urbe CaRioca
NOTA – Posts anteriores neste blog sobre as ocupações irregulares no Jardim Botânico:

10/04/2013 – PATRIMÔNIO DO RIO: DECISÕES ALÉM DA COMPETÊNCIA

08/05/2013 – JARDIM BOTÂNICO: O IPHAN, O MINISTÉRIO, O TCU e A JUSTIÇA

11/09/2013 – NOTÍCIAS – 11/09/2013: Jardim Botânico, Paineiras, Guaratiba, e Jogos Olímpicos

30/05/2014 – JARDIM BOTÂNICO, OCUPAÇÕES IRREGULARES e REPERCUSSÃO NA IMPRENSA

 

Foto: Daphne Braga
Foto: Daphne Braga
Foto: Daphne Braga
Página Destino Sustentável

One thought on “DESMATAMENTO NA FLORESTA DA TIJUCA – DENÚNCIA NA REDE TEM QUASE 7.000 COMPARTILHAMENTOS

  1. Tem várias denúncias do desmatamento na encosta e beirando as margens do canal da Barra, margem oposta do Shopping Conviva, há mais de um ano!! E só faz crescer…já tem "prédios construídos irregularmente!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *