ATO EM DEFESA DO PALACETE SÃO CORNÉLIO – UM BEM TOMBADO QUE CAMINHA PARA A RUÍNA

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

O palácio que virou santo …
Ou mártir?






Mais uma vez um grupo que defende o Patrimônio Cultural e a memória urbana viva, mobiliza-se por um bem tombado que continuará a caminhar para a ruína se nada for feito para sua recuperação.

Trata-se do PALACETE SÃO CORNÉLIO, situado na Rua do Catete nº 6, bairro da Glória, Cidade do Rio de Janeiro, objeto diversas denúncias sobre sua deterioração nas redes sociais, e de recente matéria publicada pela grande imprensa.

O Globo, 19/04/2016



Marconi Andrade, membro do Conselho Municipal de Cultura e Presidente da Associação de Moradores e Amigos da Glória – AMA-GLÓRIA; os membros do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro – IPHARJ (instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica à preservação do patrimônio cultural); e o grupo SOS PATRIMÔNIO convocam todos para uma manifestação espirituosa e descontraída que será realizada defronte ao Palacete São Cornélio no próximo domingo dia 24 de abril, às 13 horas (Há estação do metrô bem próxima ao casarão).

O objetivo do encontro é denunciar a situação de abandono em que o importante imóvel se encontra, já em estado crítico.







Todas as fotos acima são de Kiki Simone Reis, do Grupo S.O.S. Patrimônio


Essa semana todas as chapas de cobre que recebiam as águas do telhado foram roubadas.  É possível que o que resta do telhado não resista à próxima chuva.

Segundo os organizadores:
 “Vai ter gente bonita, gente vestida com roupas do Império, muita descontração e pantomima.
 Dona Maria I Rainha de Portugal estará presente!
 Xica da Silva gostou da ideia e já arrumou as malas em Diamantina e já está vindo para o Rio de carruagem!
 A Rainha Victoria, que está de passagem pelo Rio de Janeiro, disse que se o sol não estiver muito forte, também irá.
Todas essas pessoas conhecem a importância do Patrimônio, e nos dizem que temos que lutar em defesa do nosso LEGADO CULTURAL e HISTÓRICO.
O blog abraça esta causa e pede a todos a divulgação do evento.

NOTA: O texto acima foi adaptado do convite feito pelo pela AMA GLÒRIA, IPHARJ, e S.O.S. Patrimônio.

Urbe CaRioca



Fotos de outro evento em defesa do patrimônio cultural, realizado pelo mesmo grupo, em frente ao Paço Imperial – Divulgação de Claudio Prado de Mello

One thought on “ATO EM DEFESA DO PALACETE SÃO CORNÉLIO – UM BEM TOMBADO QUE CAMINHA PARA A RUÍNA

  1. não seria o caso de se organizar um grupo e fazer uma vakinha na rede pra reformar o telhado AGORA ? a hora é essa ; quem roubou deve voltar pra levar janelas e outros objetos de valor . Mais , agora na seca do outono é a ocasiao certa pra se reformar telhados . Com isso resolvido se procedia à imediata ocupacão do imovel , antes que seja de novo vandalizado . Tem um site ouoqueseja feito pra esta VAKINHA . Eu mesmo ja doeei grana em campanhas assim .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *