MAIS SOBRE AS LUMINÁRIAS ANTIGAS DO RIO DE JANEIRO

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Nesta semana o post de 17/06/2016 – SOBRE LUMINÁRIAS ANTIGAS NO SAARA, CENTRO DO RIO DE JANEIRO, de Júlio Reis – voltou aos mais visualizados, conforme estatística interna do blog. O texto dava conta da “existência das velhas luminárias sustentadas por arcos de ferro com pequenos detalhes artísticos de um trabalho de serralheria hoje em inatividade” e sugeria“Fundir novos arcos e reinstalá-los, como cópia fiel, nos seus lugares originais…”.

População desaprova novos refletores, embora reconheça que iluminação no Arco do Teles melhorou (Foto e legenda: O Globo)

NOTA do blog: Esta foto não foi tirada no Arco do Teles


Coincidentemente, ou não, após a grande repercussão do artigo, o jornal O Globo noticiou Lamparinas tombadas do Arco do Teles são trocadas por lâmpadas de escritório (OG, Coluna Ancelmo Góis, 29/07), o que causou apreensão, em especial entre historiadores e interessados pela preservação do patrimônio cultural.
Em seguida o mesmo jornal esclareceria que Projetores provisórios iluminam o Arco do Teles, no Centro (OG, Rio, 06/08). Segundo a notícia, o Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (antigo Departamento Geral de Patrimônio Cultural da cidade) os refletores são provisórios, e a RioLuz informou em nota que o processo de aquisição de luminárias semelhantes às antigas “deverá ser iniciado ainda este ano”.
Como é sabido que processos licitatórios são, em geral, demorados, o Arco do Teles ainda vai conviver com os estranhos holofotes durante algum tempo. Que não se eternizem!

Urbe CaRioca

Foto: Julio Reis, Junho 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *