ELEIÇÕES MUNICIPAIS: SEM PEDIDOS AOS CANDIDATOS

Há quatro anos publicamos duas postagens relativas às eleições municipais – então em curso a campanha eleitoral, bem como reproduziu dois artigos pertinentes ao assunto, de arquitetos renomados: CRESCER PARA DENTRO, por Sérgio F. Magalhães e RIO EM ÉPOCA DE ELEIÇÕES, por Luiz Fernando Janot. Muitos temas então abordados continuam atuais. Para conferir, acima está o link para os artigos citados e, abaixo, trechos das duas postagens do Urbe CaRioca. Infelizmente a expansão urbana já não havia sido controlada, mas, ao contrário, fora incentivada na gestão do então Prefeito (que seria reeleito) através de lei urbanística específica para a região de Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim, e parte da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes – o conhecido PEU Vargens, que, entre outras benesses, instituiu índices construtivos maiores para aquela área da Zona Oeste do Rio, e permitiu(Leia mais)

CLUBE FLAMENGO – FORA AS ÁRVORES, INDAGA-SE: E OS OUTROS IMPACTOS?

A notícia já tem quatro dias, mas deve ser comentada aqui, na sequência das várias postagens sobre a construção de uma arena esportiva no terreno onde fica o Clube Flamengo, bairro do Leblon (o local está na confluência dos bairros da Lagoa, Leblon, Jardim Botânico e Gávea). Trata-se de uma reportagem exibida no telejornal da TV Record que pode ser vista no link abaixo: Projeto que prevê construção de uma arena do Flamengo causa polêmica na zona sul No último dia 17/09 publicamos ARENA DO CLUBE FLAMENGO É AUTORIZADA, quando reproduzimos notícia divulgada na imprensa, post que teve bastante repercussão. Em consulta ao andamento do Processo nº 06/370139/1984 (Av. Borges de Medeiros, 997 – Lagoa, Rio de Janeiro), que trata do assunto, verificamos que o mesmo fora encaminhado ao Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (antiga Secretaria Extraordinária de Patrimônio Cultural)(Leia mais)

O PASSEIO PÚBLICO DO RIO DE JANEIRO E AS ÁGUAS DA ANTIGA LAGOA DO BOQUEIRÃO DA AJUDA

Passeio Público, 20/09/2016 – Foto: Marconi Andrade Passeio Público, 20/09/2016 – Foto: Marconi Andrade Na última terça-feira, dia 20/09/2016, o Passeio Público do Rio de Janeiro amanheceu alagado, após as chuvas fortes que ocorreram durante a madrugada anterior.  Naquela região o alagamento atingiu ainda a Avenida Rio Branco, a vizinhança do Passeio, o entorno da Praça Paris – no bairro da Glória -, e, mais adiante, a Rua do Catete, no bairro de mesmo nome. Na Zona Norte, alguns bairros próximos ao Centro também sofreram as consequências das chuvas, conforme notícias na imprensa. Especificamente quanto ao Passeio Público, no mesmo dia Marconi Andrade – presidente da Associação de Moradores e Amigos da Glória, AMA Glória, e membro fundador do Grupo S.O.S. Patrimônio, da rede social Facebook – fez o seguinte relato: “Venho denunciando há meses a obra da Cedae ao(Leia mais)

VITÓRIA PARCIAL CONTRA A OUC DAS “VARGENS MARAVILHA”, de Canagé Vilhena

Vista da Estrada dos Bandeirantes em Vargem PequenaFoto: Canagé Vilhena Os que acompanham este blog e os que se interessam pelas questões urbanísticas da Cidade do Rio de Janeiro, têm conhecimento sobre a edição do PEU Vargens, em 2009 – lei que aumentou significativamente os índices construtivos dos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim e parte dos bairros do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Jacarepaguá. A lei foi suspensa após a construção de vários empreendimentos imobiliários. A suspensão, entretanto, não foi aplicada às construções ligadas direta ou indiretamente aos Jogos Olímpicos Rio 2016, o que explica o surgimento dos condomínios Ilha Pura e Pontal Oceânico, por exemplo, e de diversos hotéis também agraciados com o aumento de potencial construtivo, em nome das Olimpíadas. Para a região, está em tramitação na Câmara de Vereadores a polêmica Operação Urbana Consorciada(Leia mais)

ARENA DO CLUBE FLAMENGO É AUTORIZADA

A informação está no Jornal O Globo de 15/09/2016, Coluna deAncelmo Góis. Paes autoriza e Flamengo dará início à construção da nova Arena da Gávea Postagens neste blog sobre o assunto no terreno que fica na confluência dos bairros da Lagoa, Leblon, Jardim Botânico e Gávea, e também a respeito do prédio situado na Avenida Rui Barbosa – bairro do Flamengo – que pertence ao Clube: 13/03/2015 – CLUBE FLAMENGO – UMA ARENA, UM NÓ DE TRÂNSITO, E UM BEM TOMBADO 20/03/2015 – CLUBE FLAMENGO – ESTÁDIO OU GINÁSIO? Dúvidas, Reunião, Depoimento e Processos 08/04/2015 – NO FLAMENGO e DO FLAMENGO – MORADIA, HOTEL, ABANDONO e INVASÃO – AI QUE EDIFÍCIO COMPLICADO! 27/05/2015 – O PRÉDIO DO FLAMENGO, OUTRA VEZ 29/07/2015 – CLUBE FLAMENGO – A ARENA DESTRAVADA 11/09/2015 – CLUBE FLAMENGO – ARENA ESTÁ A CAMINHO 14/03/2016 – NOTAS – METRÔ x VLT, HOTEL GLÓRIA, PAINEIRAS, ESTÁDIO DE REMO(Leia mais)

METRÔ – O QUE A ESTAÇÃO GÁVEA DISSE PARA A ESTAÇÃO CARIOCA?

A considerar o relato de Atilio Flegner publicado na página do Facebook Metrô que o Rio Precisa reproduzido a seguir, o fato de que as obras da Estação Gávea foram paralisadas, e a divulgação sobre a existência de uma segunda plataforma na Estação CaRioca – nunca entregue ao público porque a Linha 2 jamais foi concluída (trecho Praça XI – Carioca) -, a resposta à pergunta do título se encaixa na velha piada: “Eu sou você amanhã”! Agradecemos a Atilio Flegner por autorizar a reprodução do texto, e lembramos que todos os posts neste blog que tratam sobre transporte público na Cidade do Rio de Janeiro têm grande repercussão: o artigo de Miguel Gonzalez UM PROJETO REAL E VIÁVEL PARA O METRÔ DO RIO publicado em 27/06/2012 ainda é um dos mais acessados, o que demostra a preocupação do carioca(Leia mais)

IDEB NO RIO DE JANEIRO, A URBE CARIOCA: SALVE MARACANÃ, SALVE SANTA CRUZ!

“O Antigo Museu do Índio não apenas foi poupado pelo governador como, ontem, surpreendentemente, foi tombado PELO PREFEITO, tal como o Parque Aquático Julio Delamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros, antes condenados com veemência, foram destombados e agora des-destombados! Até a Escola Municipal – que não precisava ser tombada, diga-se, bastava deixá-la, e aos pais e alunos, sossegados – foi alvo das reflexões preservacionistas”. Trecho de O INCRÍVEL TOMBAMENTO DO ANTIGO MUSEU DO ÍNDIO E DOS EQUIPAMENTOS DESPORTIVOS VIZINHOS AO MARACANÃ   A divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em toda a grande imprensa, nos últimos dias, foi nada alentadora, salvo algumas exceções. No caso do ensino médio público, apenas quatro Estados atingiram as metas traçadas: Amazonas, Goiás, Pernambuco e Piauí. O nosso Estado do Rio de Janeiro foi reprovado! Na Cidade do Rio de(Leia mais)

O BRASIL E O RIO DE JANEIRO SÃO PARALÍMPICOS! VIVA A INDEPENDÊNCIA!

Hoje, 07 de setembro de 2016, comemora-se o Dia da Pátria. Há 194 anos era declarada a Independência do Brasil, que deixava de ser colônia de Portugal. Hoje também começam os Jogos Paralímpicos Rio 2016 na Mui Leal e Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Por certo, a cerimônia de abertura – no velho-novo Maracanã – será tão bonita e emocionante quanto a que abriu os Jogos Olímpicos há cerca de duas semanas. Se os atletas olímpicos enfrentam desafios e ultrapassam os limites dos seus corpos perfeitos, e quebram recordes, o que dizer sobre os atletas paraolímpicos, que não se abatem diante das condições diversas e inesperadas que a vida traz? E demonstram que barreiras impostas a corpos menos perfeitos, podem ser também desafiadas e quebradas? Se os primeiros são heróis, os valentes paraolímpicos são super-heróis! Os(Leia mais)

A ZONA PORTUÁRIA, OS CEPACS E A HABITAÇÃO

“Disposta a estimular a ocupação residencial da região, a prefeitura resolveu recomprar lotes de títulos e oferecê-los, ela mesma, às empresas interessadas.” Este é um trecho da reportagem publicada no jornal O Globo de hoje sob o título Rio muda estratégia para estimular moradias na Zona Portuária. O padrão para edifícios a serem erguidos naquela região, estabelecido no chamado projeto de revitalização da Zona Portuária, é o de torres altas, afastadas das divisas, cujo gabarito de altura varia de 30(trinta) a 50(cinquenta) andares. Mas, as construções somente poderiam atingir essas dimensões através da compra dos Certificados de Potencial Adicional de Construção, os CEPACs: sem a aquisição dos títulos, o gabarito fica restrito a apenas 1(um) andar. Na ocasião do lançamento do projeto – após a aprovação de um pacote de leis urbanísticas específico – o governo municipal alardeava que tudo(Leia mais)