METRÔ – O QUE A ESTAÇÃO GÁVEA DISSE PARA A ESTAÇÃO CARIOCA?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
A considerar o relato de Atilio Flegner publicado na página do Facebook Metrô que o Rio Precisa reproduzido a seguir, o fato de que as obras da Estação Gávea foram paralisadas, e a divulgação sobre a existência de uma segunda plataforma na Estação CaRioca – nunca entregue ao público porque a Linha 2 jamais foi concluída (trecho Praça XI – Carioca) -, a resposta à pergunta do título se encaixa na velha piada: “Eu sou você amanhã”!

Agradecemos a Atilio Flegner por autorizar a reprodução do texto, e lembramos que todos os posts neste blog que tratam sobre transporte público na Cidade do Rio de Janeiro têm grande repercussão: o artigo de Miguel Gonzalez UM PROJETO REAL E VIÁVEL PARA O METRÔ DO RIO publicado em 27/06/2012 ainda é um dos mais acessados, o que demostra a preocupação do carioca e dos moradores da Região Metropolitana quanto à mobilidade urbana, prestes a se transformas em imobilidade, tal a saturação do Metrô. A propósito, das dez postagens mais lidas nos últimos trinta dias, três são sobre o Metrô do Rio (v. coluna à direita no blog).


Esperamos que a Prefeitura arquive a ideia de implantar uma Linha de VLT em Botafogo e faça esforços junto ao governo estadual para que a verdadeira Linha 4 seja construída nos bairros de Botafogo, Humaitá, Jardim Botânico e Gávea, bem como para que se conclua a imprescindível Linha 2.

Boa leitura.

Urbe CaRioca



HOJE A ESTAÇÃO GÁVEA E A ESTAÇÃO CARIOCA TÊM ALGO EM COMUM

Atilio Flegner

No dia 13 de novembro de 2015, cerca de 10 meses atrás, estivemos na Estação Carioca 2. Estavam lá Luiz Henrique Barroso (da página Aguardando o tráfego a frente), Miguel Gonzalez (do site Metrô do Rio não oficial) e Atilio Flegner (administrador dessa página). Fomos devido a uma liberação da Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro.

 A estação Carioca seria a estação de integração entre as Linhas 1 e 2 do metrô, pois a Linha 2 deveria fazer o trajeto Estácio – Catumbi – Cruz Vermelha – Carioca – Praça XV. Pouca gente sabe, mas existe uma estação embaixo das atuais plataformas da estação Carioca.

Foi muito triste e ao mesmo tempo muito surpreso para nós ver o quanto a obra estava avançada. Uma estação que estaria beneficiando todo o sistema metroviário do Rio, simplesmente abandonada desde 1979, em pleno centro da cidade.

Não queremos que essa história se repita, mas infelizmente estamos vendo o mesmo filme com a Estação Gávea, cujas obras iniciaram em 2013 e estão paradas desde meados de 2014. O terreno está fechado e servindo de abrigo para materiais remanescentes da obra da “Linha 4 ” (ou tripa, extensão, puxadinho da Linha 1).

Ao invés de trazer um legado de mobilidade, o transito piorou na região. Sem estacionamento, a fila para acessar a PUC aumentou o que acarreta em um acúmulo também de ônibus para acessar o terminal. Além disso, o serviço de ônibus integração do metrô está pior a cada dia: muitos ônibus já não poderiam estar rodando, pois estão com mais de 10 (dez) anos de uso.

Ao contrário do que afirmou o secretário Rodrigo Vieira, diversas plantas da estação Gávea foram divulgadas desde o inicio das obras, em 2013,  então seria no mínimo absurda a alegação de que “o projeto não está pronto”, até por que segundo o próprio governo, cerca de 40% das obras já foram executadas… Começaram a obra sem projeto?

Assim como a estação Carioca 2, a estação Gávea é de fundamental importância para a melhoria operacional do Metrô, tanto agora, como no futuro, já que a estação possui 4(quatro) plataformas, sendo duas para atender ao fluxo vindo da Zona Sul – e futuramente Zona Norte com o fechamento do anel da Linha 1 – e 2(duas) plataformas para o fluxo vindo da Barra (Linha 4).

Cerca de duas semanas atrás, saindo da PUC, encontrei o gerente de contratos do Consórcio Construtor Rio Barra, Lucio Silvestre, saindo do canteiro de obras da Gávea. Perguntei quando as obras seriam retomadas, ele não soube dizer, disse que isso é com o governo.

O governo por sua vez não dá nenhuma resposta, e quando dá é a ladainha do “o projeto não está pronto”. Enfim, estamos assistindo novamente o filme da estação de Metrô abandonada, uma trilogia triste que conta com Carioca 2, Estação São João, e agora a Gávea.

Abaixo estão as plantas e desenhos da estação Gávea, que foram divulgadas pelo próprio governo nos últimos anos.


















Comentários:

  1. Que noticia triste a gavea precisa URGENTE deste metro nos moradores nao aguentamos mais tantos transtornos gerados pelo transito intenso no bairro a anos,um bairro pequeno,mas com a PUC,uma universidade com uma grande intensidade de veiculos e alunos,isso sem contar com varias escolas e o proprio fluxo de veiculo dos moradores do bairro,este servido por uma pequena fatia de mobilidade urbana,como opcao que persiste em continuar…uma pena espero por dias melhores e que medidas cabiveis sejam implementadas para a melhoria da mobilidade junto ao bairro tanto para moradores que nao aguentam mais TAMANHA DESORDEM E CAOS NO TRANSITO todos os dias!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *