METRÔ NO RIO EM 1948, ou UM PRIMEIRO DE ABRIL ANTECIPADO

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Divulgado no blog Deep Rio, de Adam Lee
 
 
O americano Adam Lee, responsável pelo blog Deep Rio – Culture, History, Nature & News, estuda a cultura do Brasil há 1 década e meia, morou em vários bairros do Rio de Janeiro e em outras regiões brasileiras, e escreve sobre o nosso país desde 2008.
No seu post mais recente – Rio Transit Crisis – 1948– o autor comenta e reproduz artigo publicado na Revista da Semana de 24/01/1948 – digitalizada e disponível nos arquivos da Biblioteca Nacional -, que conta a história da “maior piada dos últimos tempos”, não sem razão sobre os problemas com a mobilidade urbana no Rio de Janeiro (ou, a sua ausência): “Debelada a crise de transportes no Rio”. O título da reportagem de Ney Machado: 1948 Started on April 1st!
Infelizmente o título da piada poderia ser repetido quase setenta anos depois, porque, não obstante diversas obras, a eficiência nos transportes públicos está longe de ser alcançada.
Curiosamente, a imagem que abre o artigo é de um bonde, lotado, que faz o trajeto “Praça 15-Praça 11”, exato trecho da Linha 2 do Metrô que precisa ser construído, a ‘prioridades das prioridades’, como definiu o engenheiro William de Aquino em entrevista concedida ao jornal O Globo.
O texto em português está nas imagens. As charges e textos sobre um pretenso início de obras para implantação de Metrô são da mesma revista, em edições de 1951.
Link para o post no blog Deep Rio: Rio Transit Crisis – 1948 – APRIL 1, 2017
Parabéns a Adam Smith pelo achado!
Boa leitura.
Urbe CaRioca

 

 

One thought on “METRÔ NO RIO EM 1948, ou UM PRIMEIRO DE ABRIL ANTECIPADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *