Documentário “Arquitetura Teatral Contemporânea no Estado do Rio de Janeiro”

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Vale a pena assistir ao documentário “Arquitetura Teatral Contemporânea no Estado do Rio de Janeiro”, um dos vencedores do Edital Patrocínio Cultural do Conselho de Arquitetura e Urbanismo -RJ .

O filme, com direção geral de Evelyn Furquim Werneck Lima, é um dos resultados do projeto institucional de pesquisa apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desenvolvido no Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana – LEG T5 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

O documentário aborda cinco teatros projetados por arquitetos brasileiros, localizados em diversos pontos do estado do Rio de Janeiro. Em comum, os espaços têm a característica de impactar positivamente a população dos locais onde estão inseridos, além de trazer inovações importantes e de destaque internacional.

A obra apresenta por meio de imagens e entrevistas o Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói; o Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias, ambos projetados por Oscar Niemeyer; Teatro Sesc Jacarepaguá, projetado por Indio da Costa; Teatro Imperator, do arquiteto e conselheiro do CAU/RJ por João Calafate, no Méier; e Teatro Tom Jobim, projetado pela arquiteta Mariana Fortes, sendo, estes dois últimos, intervenções em edificações pré-existentes.

Assista ao documentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *