Praia da Macumba – Em 2006, o aviso de Canagé Vilhena

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Nos últimos dias esteve, permanentemente, na grande mídia, o caso da Praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, onde a calçada e a ciclovia da orla marítima desabaram em parte, devido à ação do mar.

Para Canagé Vilhena não foi surpresa. Na época da execução do projeto chamado Eco Orla o arquiteto considerou inadequada a solução para proteger o local contra a erosão que já o castigava. Os desenhos abaixo foram divulgados em maio/2006.

 

 

Em ‘Erosão praia da Macumba – Tragédia anunciada’, o ambientalista Abilio Fernandes diz: “Acredito que a solução mais adequada para recuperar a praia da Macumba seria tentar recuperar ao máximo as suas características geomorfológicas originais, restaurando a faixa de areia e replantando a vegetação nativa”, e acrescenta acreditar que “a solução definitiva, que ataca a causa e não os efeitos da erosão na praia do Pontal de Sernambetiba (popular praia da Macumba) está no trabalho desenvolvido pela COPPE – UFRJ, através dos Estudos de Estabilização da Barra do canal de Sernambetiba e Recuperação da Praia da Macumba, Coordenador Técnico: Prof. Paulo Cesar Colonna Rosman”.

Fica a sugestão para a Prefeitura do Rio de Janeiro analisar, e que inclua nas obras a despoluição do Canal de Sernambetiba, vizinho à Praia da Macumba.

Maquiagem e banho de loja não resolvem problemas sérios.

Urbe CaRioca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *