Dois Artigos, Dois Pedros, e a Urbe Carioca

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Folder Favela-bairro, Rio de Janeiro. Imagem: internet

Como acontece todo final de ano, os veículos de imprensa convidam pessoas conhecidas para escrever sobre prognósticos para o ano a se iniciar, seja para o país em geral, ou sobre temas específicos.

No último domingo não foi diferente. O jornal O Globo publicou seis artigos, mensagens otimistas sobre 2018, com foco na Cidade do Rio de Janeiro.

Destacamos dois de maior interesse para este site urbano-carioca. Curiosamente, ambos autores são “Pedros”: Pedro Luís, o cantor, e Pedro da Luz, arquiteto e presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil.

Ainda mais curiosamente, o título do primeiro é ‘Cidadão, Profissão Poeta na Urbe CaRioca’. Talvez o autor tenha se inspirado nos blogs essencialmente urbano-cariocas disponíveis para o público neste espaço desde abril/2012, ou seja só uma coincidência que se repete na pergunta “Como nos deslocarmos mais gentil e organicamente na urbe carioca?”.

O segundo artigo é ‘Sonhos e Projetos que devem ser Plurais’, visão pragmática apesar do título, e que entre várias considerações aponta pelo menos uma que, corretíssima, pode causar polêmica: “os contínuos naturais que permeiam a mancha urbana, tais como a Baía de Guanabara, as Florestas da Tijuca e da Pedra Branca devem ter seus limites fixados, e a integridade de seus biomas preservados, garantindo sua fruição e seu desfrute por toda a população”.

Vale a leitura.

Urbe CaRioca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *