Informativo – Museu Sacro Franciscano da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

UtilitáRio

O “Museu Sacro” da Ordem da Penitencia é, indiscutivelmente, em seu gênero, o mais antigo e completo do Brasil. É o primeiro Museu Sacro da América Latina. Existia de inicio, em condições precárias em face da época. A Administração convocou o museólogo e professor do Museu Histórico Nacional, Dr. Jose Francisco Felix de Mariz, funcionário da Venerável Ordem, para a sua organização, a fim de concretizar um velho sonho. A sua inauguração teve lugar em 17 de setembro de 1933, data da festa da Impressão das Chagas.

O “Museu Sacro” da Venerável Ordem possui valiosas coleções, grande número de raros e custosos objetos referentes ao culto religioso, alfaias, andores, lanternas, insígnias. Merece especial destaque as imagens e paramentos da famosa e sempre lembrada Procissão das Cinzas instituída em 1647, cujo primeiro cortejo saiu em 1650, realizando-se anualmente, na Quarta-feira de Cinzas, com o objetivo de lembrar aos fieis, a época da quaresma e da penitência.

O Museu compõe-se das seguintes dependências: Salão das Alfaias, Sala dos Andores, Galeria das Imagens, Capela Primitiva da Ordem (Nossa Senhora da Conceição), Galeria das Capelas, Gabinete do Irmão Mestre de Noviços, Capela do Sacramento (Santíssimo), Antessacristia, Sacristia, escadas do Consistório, Coro, Ante-Coro, Salão de Retratos, Pátio Interno, Cemitério antigo das Catacumbas e Capela anexa.

Conheça mais em museusacrofranciscano.org.br

Visita franqueada às escolas públicas. É necessário agendamento.

Dias e horários :

Terças e Quintas – Tarde: 14h0 às 16h

Sábado  Manhã: 9h às 12h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *