Rio Histórico deteriorado

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

25 de abril de 2018 – Divulgado por Cláudio Prado De Mello 

Assunto: Rio Histórico deteriorado

Nos dias de hoje levar alguém do exterior para conhecer o Rio Histórico é ter a garantia que você não saberá explicar de como o estado dos monumentos deteriora a cada dia e alguns estão em caso dramático.

A Praça XV, antigo Largo do Paço esta a cada dia em estado piore vejamos o quadro atual:
1) Convento do Carmo. Abandonado desde 2012 esta deteriorando internamente com infiltraçoes . O quarto de D. Maria I que estava restaurado , se encontra em estado calamitoso . As fachadas externas viraram uma Galeria de Pichaçoes

2) O Paço Imperial, espaço nobre da Cidade, continua com a politica de somente mostrar arte contemporanea e as famosas Instalaçoes , menosprezando a rica história do edificio e silenciando a potencialidade que teria para ser um dos mais ricos e vibrantes Museus Historicos de Cidade , como seria para o Rio de Janeiro aonde eu montaria o Museu Histórico da Cidade . Sua fachada frontal e lateral foi pichada nos ultimos dias de AGOSTO DE 2017 e abstrusamente ATE HOJE as pichaçoes continuam e absolutamente NADA foi feito para limpar o local,

3) O Monumento do General Osorio … esta acabando !!!! Depois de levarem todos os segmentos do gradil que compunha o entorno do Monumentos e que fora feito com o bronze derretido dos canhões da Guerra do Paraguai , dia a dia levam mais elementos metálicos e TODAS as placas de identificação bem como guirlandas e letras de bronze foram levadas . As placas laterais que contem cenas epicas das batalhas estao sendo desprovidas de seus braços, pernas e cabeças de cavalos e qualquer dia estará LISA. O Monumento esta a cada dia mais pichado e nada se resolve fazer em favor do Monumento .

Já outras areas se encontram deterioradas . Nao vou nem comentar sobre o largo de Sao Francisco e nem a Rua do Teatro… vamos pular essa parte !!!!!

Quanto ao Cais do Valongo … Declarado recentemente Patrimônio da Humanidade pela UNESCO esta com sinais de esquecimento e tanto o gramado se encontra desarranjado, como sao visíveis placas de concreto jogadas pelo sitio e em determinadas partes pessoas estao acendendo grandes quantidades de velas e a parafina esta se espalhando sobre a superficie da pedra causando um aspecto estranho e inconveniente.

Portanto, necessitamos de muita atenção nessa hora pois o Patrimônio esta agonizando e entra ano e sai ano e não vemos mudanças, não vemos ações e toda a herança cultural que o Passado nos legou esta a cada dia mais se perdendo e não consigo ver com bons olhos uma perspectiva positiva ou auspiciosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *