Informativo – Rio de Janeiro pode virar Capital Mundial da Arquitetura

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

UtilitáRio

Decisão será anunciada nos próximos dias pelo Conselho Superior da União Internacional dos Arquitetos

Fotos: Pixabay/Reprodução

O Rio de Janeiro está prestes a se tornar a Capital Mundial da Arquitetura em decorrência de sua diversidade construtiva. A cidade será sede do Congresso Mundial de Arquitetura de 2020 e por isso poderá receber o título. Por enquanto, a capital fluminense é candidata única, mas mesmo assim precisa provar que faz jus à alcunha.

A decisão deve sair nos próximos dias, após reunião no México do Conselho Superior da União Internacional dos Arquitetos (Uia), que criou o título junto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). De acordo com o Jornal do Brasil, os representantes brasileiros que irão defender a candidatura do Rio de Janeiro já viajaram para o encontro.

Fotos: Pixabay/Reprodução

Além de grandes obras modernistas, como o Palácio Gustavo Capanema, assinado por Lúcio Costa, Le Corbusier e Portinari; o Hospital da Lagoa e o Sambódromo, de Oscar Niemeyer; e o Museu de Arte Moderna, o Parque do Flamengo e o conjunto habitacional Pedregulho, criadas por Affonso Eduardo Reidy; o Rio de Janeiro é pródigo em exemplares arquitetônicos de diversos estilos, como o colonial, o art déco e o neoclássico. Sem falar na arquitetura vernacular, bastante popular com a reurbanização das favelas.

Fotos: Pixabay/Reprodução

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *