Dia Mundial do Meio Ambiente 2018 – O monumento e o Autódromo indesejáveis

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Região em Deodoro onde a Prefeitura pretende construir um novo autódromo. Imagem obtida no site A Sociedade em busca do seu Direito (2011).

Hoje a Urbe CaRioca poderia ter sido presenteada com alguma ação em prol da proteção do seu Meio Ambiente para comemorar o dia a esse dedicado. Ao contrário, nas últimas horas a cidade foi contemplada com duas notícias inesperadas e indesejadas por muitos.

O Prefeito do Rio fará um show destinado a angariar fundos para a construção do Museu do Holocausto – medida louvável não fosse ele o Chefe do Executivo a exercer atividade estranha ao cargo, e o local inadequado escolhido para erguer a construção com altura de 5,00 metros, acrescida de um obelisco que atingirá 22,00 metros: o Morro do Pasmado, onde fica o Mirante do Pasmado, de onde se mira a estupenda paisagem da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar. Na visada oposta, o Morro do Pasmado é também moldura para Enseada de Botafogo, para o mesmo Pão de Açúcar, e para o Morro da Urca, conjunto que conforma paisagem única, Patrimônio da Humanidade que será maculado pela construção indevida. Por tudo vale repetir: “Contra a falta de sensibilidade não há remédio… de que serve o Plano Diretor do Município do Rio de Janeiro… o que diz o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural… as vítimas de tal barbaridade merecem todas as homenagens… entretanto… o local escolhido é inadequado”.

Morro do Pasmado – A paisagem maculada e a opinião de Hildegard Angel
Morro do Pasmado – Triste notícia sobre a paisagem carioca 
Morro do Pasmado – Prefeito insiste em construir monumento que ofende a paisagem carioca
Morro do Pasmado – Indagação sobre o monumento nocivo à paisagem 
Morro do Pasmado – O Sítio relevante e o monumento questionável – Comentários nas Redes
Morro do Pasmado e a Paisagem Maculada – Homenagem e Desprestígio 
Morro do Pasmado – A Favela, o Parque, o Quiosque, o Monumento e a Paisagem Maculada

Quase ao mesmo tempo, outro extremo da cidade é novamente assombrado pelo projeto de um novo Autódromo que o Executivo Municipal deseja construir sobre um resquício de Mata Atlântica, no bairro de Deodoro, Zona Oeste da Cidade. É o que informa a reportagem ‘Grupo apresenta à Prefeitura projeto para novo autódromo no Rio de Janeiro’ publicada ontem pelo Globo Esporte.

Ora, sabe-se que Autódromo de Jacarepaguá, equipamento público da Cidade do Rio de Janeiro, foi destruído/demolido em nome dos Jogos Olímpicos ao mesmo tempo em que a área foi objeto do pernicioso Projeto de Estruturação Urbana da chamada Região das Vargens, o PEU Vargens, que abrangeu os bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim e parte dos bairros do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Jacarepaguá, uma benesse para o mercado imobiliário com aumento expressivo do potencial construtivo dos terrenos, na contramão de todas as recomendações contrárias à expansão do tecido urbano e favoráveis a cidades mais compactas.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, além de reafirmar a importância de manter o Mirante do Pasmado livre de construções de grande porte, vale relembrar os vários estudos e análises que defendem a manutenção do referido trecho de Deodoro, livre do que já foi considerado extremamente prejudicial à região, do ponto de vista ambiental e urbanístico. Abaixo, os links para os referidos relatórios de 2013 e 2016.

Preservar a floresta – Relatório Técnico Jardim Botânico – Anexo I
Importância de preservar a Floresta de Camboatá
Preservar a Floresta – Parecer MP-GATE Floresta Deodoro
Proposta Parque Natural Municipal – PNM Camboatá aprovada no Consemac

Recomendamos ainda a leitura dos artigos de Sonia Rabello sobre o assunto no site A Sociedade em Busca do seu Direito.

A Vila que virou rua: a Rua Vila Autódromo. Vitória ? De quem? – 28.07.2016

Vila Autódromo: Prefeito dá a sua cartada política final ! – 10.03.2016

Novo autódromo: vitória segue quase impávida – 03.10.2013

Mantida a suspensão das obras do novo autódromo – 21.08.2013

Proteção da Mata Atlântica no Rio: veredicto nas mãos da Justiça – 20.08.2013

Autódromo na Mata Atlântica: um articulado projeto fundiário – 12.06.2013

O futuro Autódromo de Deodoro – 18.04.2012

Urbe CaRioca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *