A história e os encantos de Marechal Hermes, na Zona Norte carioca

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page
Estação Marechal Hermes – Crédito: Flickr

No vídeo abaixo, fruto do trabalho de pesquisa e reportagem de alunos de Comunicação Social das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), a história detalhada do bairro de Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio, as curiosidades e os encantos do primeiro bairro operário do Brasil e idealizado pelo então Presidente da República, e Marechal, Hermes da Fonseca.

É importante lembrar que, após estudos realizados pelo então Departamento Geral de Patrimônio Cultural (hoje Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH) e pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, no início dos anos 2000, em 2013 a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro criou Área de Proteção do Patrimônio Cultural – APAC do Bairro de Marechal Hermes, pelo Decreto nº 37069/2013, que contém a lista dos Bens Culturais/Imóveis Preservados e um mapa que indica os Bens Culturais Tombados. Para conhecer os bens protegidos, este é o link.

Parabéns à FACHA, André Luis Mansur Baptista e demais participantes pela elaboração, e pela divulgação do trabalho nas redes sociais, que ora reproduzimos.

Urbe CaRioca

  1. Sempre gostei muito desse bairro. Para os que não sabem devo dizer que nasci no Hospital Carlos Chagas que fica sabe onde? Em Marechal Hermes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *