O massacre contra o servidor público municipal continua

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Os servidores não tiveram reajuste em 2017 e nem terão em 2018. Em contrapartida, o IPTU sofreu aumento expressivo, com prejuízos evidentes a todo cidadão carioca, enquanto a cidade continua abandonada

O que diz respeito aos funcionários da Prefeitura interessa à Cidade do Rio de Janeiro e à sua população.

Urbe CaRioca

Prefeitura do Rio decide não antecipar primeira parcela do 13º salário de 2018

Jornal Extra – 08 de agosto de 2018

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura do Rio não irá antecipar a primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais. A última vez que o abono teve sua primeira metade antecipada foi em 2016, quando foi pago na segunda quinzena de julho. Somente um aumento de arrecadação expressivo nos próximos meses poderá alterar o atual cenário.

Em 2017, o vencimento foi pago em duas parcelas: a primeira ao fim de novembro, e a segunda já próxima ao Natal. A tendência é que o cenário se repita neste ano. O Município possui, ao todo, mais de 197 mil funcionários públicos vinculados. São 115 mil ativos e 82 mil inativos e pensionistas.

Segundo o secretário da Casa Civil, Paulo Messina, caso a administração antecipe a parcela, a consequência será o estouro do gasto de pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

— Como pagamos todo o 13º no final de 2017, se anteciparmos agora, vamos acumular uma folha e meia num curto espaço de tempo. Isso resultaria no estouro de gastos — disse Messina, em vídeo postado em seu perfil no Facebook.

Calendário deve ser mantido no segundo semestre

Quanto ao calendário de pagamento, a tendência é que seja mantida a política de pagar os salários mensais até o 5º dia útil ao mês seguinte ao trabalhado. Até o momento, a prefeitura não divulgou o calendário para o segundo semestre deste ano.

O cronograma de pagamentos do primeiro semestre, por exemplo, foi anunciado em dezembro, enquanto em 2017 o calendário do segundo semestre foi anunciado no início do mês de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *