Os Cinemas de Rua e o Calendário da Prefeitura

Calendário 2019 do AGCRJ contempla cinemas de rua do Rio de Janeiro*

Pelo quinto ano consecutivo o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro publica o seu já tradicional calendário que, em 2019, contemplará os cinemas da Cidade do Rio de Janeiro.

Trazendo fotografias, programas e plantas das fachadas, a cada mês um antigo cinema será retratado, buscando rememorar esse antigo costume carioca, eternizado nas fotos do acervo.

Num panorama de sustentabilidade, este ano nosso calendário é unicamente online. Para baixar em seu computador ou imprimi-lo, clique aqui.

*Fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Cine Leblon (Imagem da Internet)

Nota do Blog:

Como bem sabe o carioca, cinemas de rua no Rio de Janeiro são espécies em extinção. Este blog defendeu a permanência do Cinema Leblon com as suas características originais, e algumas alterações compatíveis com o que era um bem tombado desde 2001 de modo a garantir a viabilidade econômica do empreendimento. Entretanto, o antecessor do atual prefeito destombou o imóvel para que fosse construído no local um edifício comercial, que, ao menos, terá cinemas.

Curiosamente, em uma iniciativa louvável, o calendário online de 2019 do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro traz a lembrança dos belíssimos cinemas de rua que já enfeitaram a nossa Urbe CaRioca, levando vida às ruas com filas de pessoas, vendedores de balas e pipoqueiros.

Infelizmente, a “modernidade” somada à insegurança da Cidade Maravilhosa nos leva aos estacionamentos e escadas rolantes dos shoppings, com suas imensas galerias limpas e coalhadas de seguranças, que substituem as ruas e calçadas do Rio.

Conforto, sem dúvida. Menos cidade, sem dúvida.  Fiquemos com as belas imagens.

Leiam também “Cinema Leblon, tomara que resista” com registros de vários cinemas do Rio de Janeiro.

Urbe CaRioca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *