Mesmo sem chuva forte, árvores continuam a cair

Rua Dias Ferreira

Este blog recebeu os registros de uma árvore enorme que caiu na Rua Dias Ferreira, no Leblon, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quarta-feira, dia 13 de fevereiro, entre 9h e 9h30, mesmo sem ter ocorrido o vendaval previsto, mas apenas pancadas de chuvas moderadas. Isso mostra que as árvores muito antigas estão sujeitas a cair por esta fragilidade, ainda que fora de situações de alto risco provocadas pelas mudanças do clima.

Sugerimos à Prefeitura providenciar vistorias detalhadas, com urgência, através da Fundação Parques e Jardins, para detectar e isolar áreas onde necessário, e evitar novas tragédias.

 

Comentários:

  1. Alguns pontos importantes: lamentavelmente a FPJ que detém (?!) conhecimento sobre arborização urbana foi abortada do processo desde os idos de CM
    A Comlurb ainda não domina o assunto a meu ver preferindo quantidade à qualidade, muito mais mecânica do que qquer outra assunto; a Ligjt desequilibra as copas cortando-as violentamente de um só lado para “livrar” as redes de “perigo” – copas desequilibradas tendem a “escolher” um lado para cair e normalmente o dos prédios – que eu saiba ninguém a impede ou multa pela mutilação vegetal; os cidadãos tb têm uma parte nesse processo… plantam equivocadamente o que querem ex: Ficus benjamina, cortam raizes sem apoio técnico de engenharia florestal tb desequilibrando o vegetal, normalmente para consertar passeios; e a ausência nessa Cidade de planejamento, educação, fiscalização e multa ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *