Viajantes estrangeiros na Zona Oeste Carioca no século XIX, de Adinalzir Pereira Lamego

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Já está à venda na Livraria da Travessa e no site da Letra Capital Editora o livro “Viajantes estrangeiros na Zona Oeste carioca no século XIX”, do professor  historiador Adinalzir Pereira Lamego.

Sinopse: 

Este livro se propõe a contribuir no levantamento dos relatos de viajantes estrangeiros no Rio de Janeiro do século XIX, e relacionar um conjunto de textos sobre a passagem desses viajantes pela chamada Zona Oeste Carioca.

Além disso, abordamos também a análise desses relatos enquanto construções discursivas e ideológicas. Na elaboração desse trabalho, utilizamos principalmente o acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Biblioteca do Itamarati e do Arquivo Nacional.

Sendo pesquisados também outros acervos menores tais como: a Biblioteca do NOPH – Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz, entre outros livros e artigos de autores locais. Além disso, percebemos um pequeno número de traduções para o português dos relatos de viajantes estrangeiros no Rio de Janeiro do século XIX se compararmos com as traduções de relatos em outras línguas. Sobretudo aqueles referentes ao século XIX.

O que me levou a partir de um levantamento por mim realizado, fazer também um trabalho relacionado a textos em português, escritos também por outros autores e pesquisadores da história local carioca.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *