Patrimônio da Humanidade, Cais do Valongo continua abandonado

Apesar do reconhecimento internacional e de ter sido declarado patrimônio cultural mundial há dois anos, o Cais do Valongo, no Porto do Rio, ainda não conta com a infraestrutura acordada com a Unesco para receber, de forma adequada, os visitantes.

A exemplo do que já foi dito neste blog pela professora e jurista Sonia Rabello, há um ano, de que, “apesar do espetáculo internacional, o Sítio Arqueológico do Valongo continua irresponsavelmente desprotegido”, destacando a dificuldade em se estabelecer uma verdadeira área de entorno/ambiência caso houvesse a real proteção pelo tombamento, a região ainda amarga com o abandono e a falta de iniciativas do poder público.

Nesta semana, a matéria publicada no jornal “O Globo” ratifica a apreensão quanto ao futuro dos projetos relacionados ao espaço, que envolvem prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan ). Confiram.

Urbe CaRioca

Declarado patrimônio mundial há dois anos, Cais do Valongo ainda aguarda melhorias

Paisagismo e a iluminação cênica especial ainda não saíram do papel. Pesquisadores estão apreensivos quanto ao futuro dos projetos
Apesar de título da Unesco, Cais do Valongo está abandonada pelo poder público Foto: Marcos Ramos / Agência O Globo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *