E a Roda-Gigante foi para a Zona Portuária do Rio!

Foto: Reprodução Internet

Nesta semana foi noticiado que a roda-gigante “Rio Star”, que está sendo construída na Zona Portuária do Rio de Janeiro, já está com 75% de sua estrutura montada e, em breve, deverá ser inaugurada.

O equipamento, que  chama a atenção de quem passa pela Via Binário e pelas ruas da região, promete ser uma grande atração turística, ocupando uma área de 2560 m² e medindo 88 metros. e com expectativa de receber um milhão de pessoas todos os anos.

Atração está sendo instalada em um terreno próximo ao AquaRio, na Zona Portuária. Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo

Em 2014, o empreendimento tinha como proposta de localização para a instalação a Enseada de Botafogo, na Zona Sul, próximo ao Morro do Pasmado. A Associação de Moradores e Amigos de Botafogo – AMAB, incansável na defesa do bairro, contrária à instalação naquele local, fez campanha a respeito nas rede sociais, obtendo grande apoio.

Na época, este site Urbe CaRioca também criticou a pretensão inicial e sugeriu a escolha de outra região, a ser requalificada e animada pela presença de um novo entretenimento. Entre as sugestões estavam algum bairro da Zona Norte e a Zona Portuária, conforme várias postagens publicadas (confira abaixo).

Veto do Conselho –  E meio à polêmica, o Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, finalmente, vetou a ideia. Tanto quanto o Urbe CaRioca, técnicos do órgão da Prefeitura consideraram que o equipamento “causaria impacto visual na paisagem”. O parecer sugeriu que a roda panorâmica fosse levada para a Zona Norte.

Agora, com o novo local definido e anteriormente também proposto – permite melhor acessibilidade aos moradores das mais diversas regiões, inclusive metropolitana, pela centralidade e transporte público favorável -, nossos votos para que a Roda-Gigante Gigante atraia muitos visitantes e contribua para o sonhado projeto de revitalização da Zona Portuária seguir adiante.

Que seja bom para a cidade!

Urbe CaRioca

Postagens sobre o tema:

A roda-gigante e o pé de feijão, de Carla Crocchi

A roda-gigante , a Marina da Glória e as Paineiras

A roda-gigante dá voltas, volta …e quer parar de rolar no bairro do Flamengo

A roda-gigante rodou: bravo Conselho de Patrimônio Cultural

Onde a roda-gigante deve ser instalada?

Roda-gigante na Enseada de Botafogo é vetada

Roda-gigante na Praia de Botafogo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *