Instituto de Arquitetos do Brasil inicia comemorações do ano do centenário

Neste fim de semana tem início o ano em que o Instituto de Arquitetos do Brasil celebra seu centenário. O pontapé das celebrações será no edifício onde o Instituto foi fundado, que hoje abriga o Museu Nacional de Belas Artes, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro. Sábado, dia 25 de janeiro, às 14h, haverá a primeira reunião do Conselho Estadual do IAB no ano, no mesmo Salão Nobre onde aconteceu a primeira reunião do Instituto.

Domingo, dia 26, aniversário do IAB, às 10h, no mesmo espaço, haverá uma solenidade com a presença dos presidentes do Instituto de Arquitetos do Brasil, do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa e da União Internacional de Arquitetos.

A programação também inclui apresentação musical, com um percurso pela trajetória da música brasileira, café da manhã e a abertura da exposição “Instituto de Arquitetos do Brasil – rumo ao centenário”. Todas as atividades do fim de semana são gratuitas e abertas ao público.

A mostra busca revisitar os percursos vividos, com uma grande linha do tempo que lembra alguns fatos da história da instituição, com suas lutas históricas por cidades mais democráticas, inclusivas, justas, vibrantes e humanas e por espaços da vida cotidiana digna e plural. Ao final da linha do tempo, suportes digitais dão espaço de fala àqueles que farão nossas cidades de amanhã, com seus sonhos, seus desejos e suas bandeiras.

Igor de Vetyemy, presidente do IAB-RJ à frente de um dos mandatos coletivos que compõem a rede do IAB, assina a curadoria junto com a co-presidente de cultura Ligia Tammela e a Conselheira Superiora da Instituição, Cêça Guimaraens. Segundo ele, essa atenção a um passado tão rico é essencial para se planejar o futuro do IAB:

“Um Instituto que chega ao seu centenário merece e precisa parar para olhar para trás, refletir sobre seus acúmulos e projetar seus caminhos para o futuro. Os objetos de memória que compõem esta exposição contextualizam aquele momento de fundação, prenúncio de uma revolução que se anunciava e eclodiria no ano seguinte, com a Semana da Arte Moderna e o Movimento que transformaria para sempre a identidade da Arquitetura Brasileira”, afirmou.

Serviço:

Solenidade de abertura da Exposição:

Salão Nobre do Museu Nacional de Belas Artes
Avenida Rio Branco, Centro, Rio de Janeiro
26/01, 10h

Exposição “Instituto de Arquitetos do Brasil – Rumo ao centenário”:
Sala do Barroco Italiano
de 26 de janeiro a 08 de março de 2020
Terça à sexta-feira, das 10h às 17h
Sábado e domingo, das 13h às 17h

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *