Os Urban Sketchers estão no Rio de Janeiro

Você já ouviu falar dos Urban Sketchers ?

Depois de observar um número cada vez maior de pessoas compartilhando seus desenhos de locação (feitos ao ar livre) na web, o jornalista espanhol e residente nos Estados Unidos, Gabriel Campanario criou, em 2008, o blog www.urbansketchers.org para reunir entusiastas desse tipo de atividade artística. Desde então esse grupo vem crescendo rapidamente, contando hoje com mais de 200 grupos regionais oficiais que mantém as mais diversas atividades regulares envolvendo a prática e a divulgação do desenho de rua (Official Regional Chapters), reunindo assim dezenas de milhares de pessoas na internet e em seus encontros regionais e internacionais.

Em dezembro de 2009, o movimento de entusiastas pelo desenho de rua tornou-se uma organização sem fins lucrativos, com corpo diretivo e conselho (Global Directory). Ao passar dos anos, a organização foi exigindo um maior comprometimento dos seus voluntários e assim, esse processo possibilitou a criação dos Simpósios Internacionais Sketchers (USk Symposiums) desde 2010 (Portland 2010; Lisboa 2011; Santo Domingo 2012; Barcelona 2013; Paraty, Brasil 2014; Singapura 2015; Manchester 2016; Chicago 2017 e, em 2018, Porto – Portugal.

Na edição deste domingo, dia 26, o jornal “O Globo” noticia que, este ano, o Rio de Janeiro receberá o quinto encontro nacional do grupo. Como preparação para o evento, em junho, o USK Rio iniciou uma agenda de 15 encontros de desenhistas profissionais e amadores prevista para durar até julho. Neste mês acontece também o 27º Congresso Mundial de Arquitetura UIA 2020 Rio, que contará com a participação de integrantes do USK de todo o país.

Urban Sketchers Rio – Reprodução Facebook

O Rio de Janeiro na ponta do lápis dos Urban Sketchers

O Globo – Link original

Eles são muitos, e podem ser vistos nas ruas de cidades de todo o mundo com seus cadernos na mão, capturando detalhes da arquitetura e da natureza. Os Urban Sketchers também estão presentes no Rio, que receberá este ano o quinto encontro nacional do grupo.

Como preparação para o evento, em junho, o USK Rio iniciou uma agenda de 15 encontros de desenhistas profissionais e amadores prevista para durar até julho. Neste mês acontece também o 27º Congresso Mundial de Arquitetura UIA 2020 Rio, que contará com a participação de integrantes do USK de todo o país.

As primeiras saídas, em janeiro, renderam flagrantes do Parque da Cidade e da festa de São Sebastião, na Catedral Metropolitana, que podem ser vistos nesta página. O próximo encontro será no dia 2 de fevereiro, no Posto 6, em Copacabana.

Mais informações em Urban Sketchers Rio

Igreijinha do Parque da Cidade feita por Antonio Augusto. Foto: Antonio Augusto / Reprodução
Desenho de Eliane Lopes Foto: Eliane Lopes / Reprodução
Museu Histórico desenhado por Isabel Lima e Silva Foto: Isabel Lima e Silva / Reprodução
Parque da Cidade desenhado por Flavio Pessoa Foto: Flávio Pessoa / Reprodução
Museu Histórico na visão de Francisco Leocádio. Foto: Francisco Leocádio / Reprodução
Guache de Marcia Quintela Foto: Marcia Quintela
A Catedral no desenho de Cecília Castello Branco Foto: Cecília Castello Branco / Reprodução

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *