10 documentários sobre Arquitetura para assistir gratuitamente durante a quarentena

Caros leitores, para tornar esses dias de distância preventiva e de isolamento social mais amenos, a sugestão de 10 documentários sobre as figuras icônicas da Arquitetura e interessantes projetos.

Fonte: Elle Decor

1 – Frank Lloyd Wright: Man Who Built America (2017)

Um documentário que conta a carreira do homem considerado por muitos o melhor arquiteto da história, Frank Lloyd Wright e seus edifícios mais emblemáticos, como a Cascade House, o Museu Guggenheim em Nova York e a sede da Johnson Wax.

2 – ¿Santo o loco?: El monje español que levanta una catedral con sus manos (Documental)

Justo Gallego começou em 1961 a construção de uma catedral em Mejorada del Campo, em Madri, reciclando os materiais que tinha em mãos. Este documentário analisa os 58 anos em que ele esteve neste projeto que ele realizou sem conhecimento.

3  – Ordos 100

O documentário conta o projeto Ordos 100, no qual 100 arquitetos de diferentes nacionalidades foram escolhidos pelos arquitetos do estúdio Herzog e De Meuron e pelo artista e ativista chinês Ai Weiwei para criar uma casa em um terreno de 1.000 metros quadrados.

4 – Rem Koolhaas y la arquitectura Moderna (2007)- Parte 1

Neste documentário em duas partes, revisamos a vida profissional do arquiteto Rem Koolhas. A primeira parte fala dos anos de formação de Koolhaas, e a segunda fala de seus edifícios, como a Casa da Música no Porto.

5- A bubble house: The Unal House

O documentário explica esta casa projetada por Claude Häusermann-Costy, a casa Unal, uma casa formada por formas que simulam bolhas sem ângulos retos, o que lhe confere dinamismo e movimento.

6 – HD Documental Megafactorias ‘Lego’

Embora você nunca tenha imaginado, as peças de Lego são amplamente usadas por arquitetos e este documentário nos mostra todos os processos de design e fabricação deste conjunto de construções não tão infantil.

7 – Zaha Hadid Documental

Se existe uma carreira que merece um documentário, é sem dúvida a de Zaha Hadid. A anglo-iraquiana se estabeleceu como uma arquiteta com grande capacidade e sensibilidade para dimensões e formas curvas, o que lhe valeu vários reconhecimentos internacionais, incluindo o Pritzker, como a primeira mulher a conquistá-lo.

8 – La Sagrada Familia

Este documentário conta a longa história da construção de La Sagrada Familia, obra do arquiteto Antoni Gaudí. Desde a sua primeira pedra foi colocada em 1882 até os dias atuais deste templo em Barcelona, que deve terminar em 2026.

9 –  Architecture, art and design – 100 years of the Bauhaus

Um documentário de três episódios que fala sobre como era a escola Bauhaus, fundada por Walter Gropius em 1919 em Weimar (Alemanha), e a forte influência que seus ideais deixaram na arte, design e arquitetura até hoje.

10 – ¿Cuánto pesa su edificio, Sr. Foster?

Um documentário que nos fala sobre a vida pessoal e profissional do arquiteto britânico Norman Foster. O fato decisivo para sua carreira foi quando o arquiteto Buckminster Fuller lhe perguntou: “Quanto pesa seu prédio, Sr. Foster?”, Ele não conseguiu responder na época, mas fez os cálculos necessários e no dia seguinte respondeu: estava muito pesado.

    1. Ola
      Dentro do estudo da geometria descritiva, as superfícies geométricas foram grande inspiração para grande parte da Obra de Oscar Niemeyer, o hiperbolóide de revolução, por exemplo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *