Gabaritos: o fim do mundo urbano-carioca

 

Plc 174/2020 avança. Epidemia de gabaritos que igualmente avançam sobre todos os bairros e ruas da Cidade do Rio de Janeiro, com voracidade. Adeus à Cidade, adeus ao sol, ao céu, adeus ao mínimo de harmonia tão desejada.

Em verdade vos digo que o aumento de gabaritos nestas terras é endêmico. Vide o Pacote Olímpico com os hotéis – que mais uma vez serão agraciados – e com o famigerado PEU Vargens, além de recente modificação da lei vigente para o entorno da Pedra da Panela, entre tantas benesses que desconsideram a paisagem natural, e o que é melhor para os moradores.

Emendas retiraram a Zona Sul e parte da Barra da Tijuca do corpo da proposta que estabeleceu os gabaritos “médios” existentes como novo referencial. O que não significa que a medida seja adequada ao resto da cidade. O PLC voltará para a Segunda Discussão.

 

Urbe Carioca

 

Flexibilização de regras urbanísticas na pandemia tem vitória na Câmara

Jornal Extra – 23 de junho de 2020 – Link original

Com 30 votos favoráveis, foi aprovado em primeira discussão, na sessão virtual extraordinária da Câmara do Rio, na noite de terça-feira (23), o PLC 174 — o que aceita trocar regras urbanísticas por uns cobres.

Como previsto, com o parecer conjunto das comissões obtido na véspera, os governistas colocaram o projeto imediatamente na ordem do dia.

A bancada do PSOL — que, junto com o restante da oposição, conquistou uma breve vitória na semana passada —, vai entrar com mandado de segurança.

Confira a íntegra da Sessão Extraordinária e a respectiva votação sobre o PLC na Câmara Municipal aqui.

Leia ainda:

Notícias sobre o PLC 174/2020, mais um absurdo urbanístico no Rio

Projeto de Lei Complementar 174/2020 é rejeitado por entidades profissionais e associações de moradores

A “boiada” urbanística do Crivella para a Cidade do Rio, de Sonia Rabello

Sempre o Gabarito: PLC nº 174/2020 – O que a nova-velha lei propõe

Pandemia, a desculpa da vez – Sempre o Gabarito

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *