CAMPO DE GOLFE E CONSEMAC: SEM ESPERANÇA – OS BURACOS VENCERAM

CrôniCaRioca de uma morte consentida e aprovada em lei.
Uma sentença.


Última homenagem a uma parte da APA Marapendi, ao Parque Ecológico, às áreas públicas, e às áreas antes protegidas por lei, situadas em volta da Lagoa de Marapendi, ceifadas antes mesmo de serem oferecidas aos cariocas.
Imagem: Internet




A reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente aconteceu.

Embora a ata ainda não tenha sido publicada no Diário Oficial do Município, a considerar a matéria jornalística publicada no Globo Esporte, a esperança – que, dizem, é a última que morre – morreu.

Morreu junto com a continuidade da Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso ao longo da margem norte da Lagoa de Marapendi; a sequência de uma área protegida beirando as águas que um dia não foram poluídas; o passeio livre das capivaras, e de outros espécimes da fauna e flora; passeios ciclísticos, a pé ou de carro; e a vista livre de quem navegar pelas em direção à da orla norte das águas de Marapendi, no trecho do Campo de Golfe, cujas obras já começaram.

Morreu junto com o decoro e a dignidade.

Outros assuntos, entretanto, parecem eternos na nossa Cidade, no nosso Estado, no nosso País: a falta de estadistas, o descaso com a coisa pública, os interesses privados em detrimento do interesse público, e a prepotência dos governantes.

Infelizmente, o Campo de Golfe desnecessário, mais uma benesse urbanística para o mercado imobiliário em nome dos Jogos Olímpicos e em tempos de “Tudo é pra Olimpíada” como foi afirmado inúmeras vezes, veio para ficar.

Dizem também que na vida apenas uma coisa é irreversível. Certamente a lista é bem maior. Por exemplo, cicatrizes urbanas.

Mas, sejamos otimistas.

Se a Floresta da Tijuca foi replantada, tudo é possível. Mesmo que seja daqui a um século, quem sabe um dia a APA Marapendi voltará a ser íntegra pelas mãos de um gestor grandioso?


Urbe CaRioca

_____________________________
Posts anteriores sobre o caso do Campo de Golfe

06/10/2013 – EXTRA! CAMPO DE GOLFE: APRESENTAÇÃO SOBRE O “LICENCIAMENTO AMBIENTAL” NO PRÓXIMO DIA 08

17/10/2013 – CAMPO DE GOLFE: CONSEMAC, A REUNIÃO QUE NÃO OUVE NEM RESPONDE

27/11/2013 – UM CAMPO DE GOLFE ÀS MARGENS DA LAGOA RODRIGO DEFREITAS

05/12/2013 – CAMPO DE GOLFE E CONSEMAC – A REUNIÃO QUE NÃO HOUVE NEM OUVIU AINDA PODERÁ ACONTECER

06/12/2013 – CAMPO DE GOLFE: UM RESUMO NO SITE DO ‘GLOBO ESPORTE’

 

 

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *