MAIS METRÔ 11 – LINHA 1, ESTAÇÃO N. S. DA PAZ, e LINHA 4


Na semana passada o Urbe CaRioca publicou o texto de
Miguel Gonzalez intitulado CONCLUIR A LINHA 1 E
CONSTRUIR A LINHA 4 ORIGINAL – INDISPENSÁVEL.
Seguem algumas considerações a respeito da obra polêmica.

Urbe CaRioca


TRAÇADO ORIGINAL da Linha 4, licitado em 1998: a Barra da Tijuca seria conectada à Botafogo, via Jardim Botânico. Uma outra alternativa seria ligar a Barra diretamente à estação Carioca, via Laranjeiras.
Blog As Ruas do Rio, em 2010 – O mapa também indica o trecho não construído da Linha 2.

Em toda a série sobre o Metrô – cerca de 12 posts publicados aqui desde O Metrô e a Praça – temos defendido que a decisão adotada pelo governo estadual de prolongar a Linha 1 até à Gávea, após construir o trecho que falta dessa mesma Linha (General Osório – Jardim de Alah), é uma prioridade equivocada. Um resumo pode ser visto em Mais Metrô 8 e Mais Metrô 10.


Também temos esclarecido, à exaustão, que a obra denominada pelo governo de Linha 4 não compreende a Linha 4 prevista desde os projetos iniciais para a Rede Metroviária do Rio, isto é, a ligação original Centro-Barra da Tijuca via Botafogo-Humaitá–Jardim Botânico, ou, conforme sugeriu o movimento LINHA 4 QUE O RIO PRECISA, Centro–Barra da Tijuca via Laranjeiras–Botafogo-Humaitá-Jardim Botânico.


O Blog considera que a Linha 4 original é o melhor a ser feito pela população do Rio com base em diversos depoimentos de técnicos de transportes e na avaliação de várias associações de moradores.


Proposta do Clube de Engenharia – 2011
Imagem: O Globo


Embora houvesse esperança de que os administradores do Rio – estado e município – revejam a decisão, não se pode ignorar que as sondagens em Ipanema e Leblon prosseguem e que a chegada do ‘tatuzão’ – equipamento importado que permitirá, ao que consta, cavar os túneis pelo subsolo – foi anunciada. Além disso, no último fim-de-semana já foram instalados tapumes de obras em três praças.


O Blog Metrô do Rio divulgou o vídeo de apresentação do projeto para construção da Estação Praça Nossa Senhora da Paz, da Concessionária Rio Barra S. A. / Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A quem interessar, o filme está abaixo. As imagens em 3D são muito bonitas e o fundo musical é de bom-gosto. O filminho, bem-feito, quis passar a impressão de paz e civilidade. Crianças poderão brincar em um cantinho da praça durante a obra da estação… que depois de pronta servirá, ao que parece, a pouquíssimos usuários.


Estação Botafogo, fevereiro 2012
O Globo

Bem, o vídeo não poderia mostrar os trens e as estações superlotados, como ocorre hoje, é claro.


Tudo seria aceitável, desde que a Linha 4 verdadeira e a conclusão da Linha 2 chegassem antes.





Link:

Vídeo:
Estação Nossa Senhora da Paz, Ipanema
Vídeo divulgado pela concessionária


  1. Fala-se muito da Praça NS da Paz, mas e o Jardim de Alah como vai ficar? Continuará invadido pelos containers da Prefeitura a título da "Ordem Publica"? Há planos para um local apropriado e definitivo para as escavadeiras do canal? Existe um projeto?
    Susan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *