ELOGILDA, RECLAMILDA, E O METRÔ DO RIO

CrôniCaRioca
Andréa Redondo


As amigas se encontraram de novo no Metrô. Lotado. “Oi, que saudade!”, dois beijinhos cariocas, e um só assunto: o próprio, O Metrô do Rio de Janeiro!


Metrô do Rio de Janeiro – Zona Sul – Estação Glória
Internet

ELOGILDA – Amiga, amanhã, dia 17, vão começar as obras do Metrô na Zona Sul, que felicidade! Estações novinhas em folha na Linha 4! Finalmente, o Metrô para a Barra da Tijuca! Um sonho!

Blog Cidade Inteira



RECLAMILDA – Felicidade? Só em sonho, mesmo! Olha como estamos agora, Elogilda, mal respirando! Imagina quando juntar com o pessoal da Barra, Recreio, Guaratiba, Santa Cruz…  Mais aperto, sem falar no pessoal da Linha 2! 

Que Linha 4, Elô! Linha 4 é a outra, de Botafogo para Humaitá e Jardim Botânico até à Gávea. Depois é que segue para a Barra!




ELOGILDA – Eu hein, Rê! Não lê jornal? Tá lá todo santo dia, “O Governo Vai Fazer a Linha 4” – ‘Q-U-A-T-R-O’! Tá no jornal, no RJTV, Jornal Nacional, no computador, nos tapumes, nas camisetas… Já viu o filminho da Estação N. S. da Paz, que beleza? Música ambiente do maior bom gosto, tudo silencioso, limpinho, pessoas tranquilas andando devagar até um trem lindo! Que luxo, que Paz!




RECLAMILDA – Quem inventou a propaganda foi mesmo um gênio! E depois um gênio do mal inventou a ‘propaganda enganosa’! Bastou um tempo insistindo, insistindo, repetindo, um folhetinho colorido e pronto! Colou! A imprensa engoliu, o povo acreditou! Eu não caí nessa, entendi tudinho lendo aquele blog, já ouviu falar? É… Blog Metrô do Rio, isso! Lá tem tudo sobre todas as linhas; aprendi que a obra é o que falta da Linha 1, U-M! Falta mesmo um pedaço dela, que acabava no Jardim de Alah e agora vai até o Leblon. Vão esticar até a Gávea! E eles têm a cara-de-pau de dizer que é linha quatro! Enganam dizendo que é o metrô da Barra! Se não acredita vá lá que o blog explica o Trajeto Gávea-Centro. É de cair para trás!





ELOGILDA – Rê, você só reclama, vão te chamar de elitista, vão falar que não quer mais gente na Ilha da Fantasia que é a Zona Sul, praia ainda mais cheia… Você não é assim, eu sei. Para com isso, vai ser um espetáculo! O Governador e o Secretário já disseram, por aqui é melhor, serve para mais gente, vem mais trens da China, vai ser muito confortável!



Não tem problema fechar Cantagalo e General Osório um tempinho, depois, fazer baldeação em Ipanema na mesma linha é rapidinho, eles têm que fazer mais uma plataforma para espichar a Linha 4, quer dizer, Linha 1, né? Não estava prevista, vai ser mais caro, mas é normal… A linha nova também é mais cara, mas, o que é que tem, amiga? Os governantes são ótimos, alegres, vivem dançando… E dinheiro público é para gastar mesmo… Na praça depois é só plantar novas mudinhas das árvores, vai ficar lindo, os bisnetos dos nossos netos vão adorar ficar na sombra das árvores bem grandonas!


RECLAMILDA – Olha, Elô, ouvi uma explicação de um especialista, como se chama mesmo? Parece nome de lanchonete… Bom, ele disse que não dá de jeito nenhum, prá pôr mais trem é perigoso, um pode bater no outro! Disse que vai ficar mais cheio do que é hoje o pessoal da Linha 2 que sofre todo dia, já pensou? Tem mais, vão fechar um monte de ruas bem antes do Natal, quando todo mundo sai às compras, ô gente ruim!




Fernando MacDowell comenta Linha 4 do Metrô
“O Projeto Original é mais barato”
“Mudaram a concepção da operação do Metrô”
“Nunca vi nada semelhante na minha vida”
Youtube


ELOGILDA – Nada te convence, Rê, você implica mesmo!

RECLAMILDA – Amiga, vou falar baixinho, só para você. Por mim está tudo bem, vou usar o Metrô aqui numa boa. Daqui a 1 ano me aposento, chega de hora do rush, vou sair desse sufoco e só volto nos horários bons, sem vagão ‘coalhado de trabalhador’ feito nós duas. Vou aproveitar à beça, vai passar pertinho da minha casa!
ELOGILDA – Então, prá que tanta preocupação? Vai ser bom para você! Faz igual àquela – qual é o nome dela mesmo? – a que agora é ministra… Relaxa!




Perguntas e respostas sobre o Metrô do Rio Fernando MacDowell
Youtube



RECLAMILDA – O problema, Rê, é que tenho essa mania estranha de pensar primeiro no coletivo, no público, mania de brigar pelo que é melhor para a cidade, para quem mais precisa – o pessoal da zona norte, baixada, Barra e zona oeste. Vão dar a volta ao mundo para ir trabalhar, tendo que acordar cada vez mais cedo!

ELOGILDA – Hummm… Estou pensando de novo…

RECLAMILDA – Eles têm que acabar de fazer o que falta da Linha 2 pela Cruz Vermelha até a Carioca e tirar aquela gambiarra que jogou todo mundo na Central! Fazer a Morro de São João, a Linha 4 de verdade! Milhões de reais no Porto, tudo esburacado e ninguém fala na Linha 5, da Rodoviária para o Centro e para aeroporto! Enquanto isso eles dançam por aí de guardanapo na cabeça! Vai ter até túnel, Elô, embaixo da terra, não é furando morro, não! Caro, caríssimo, e cadê o Metrô por que não fazemr junto? Nada! Se quiser saber mais tem outro blog muito bom – como é mesmo o nome? -, alguma coisa carioca… É isso, Urbe CaRioca, lá explicam que esse pedaço tinha que ser feito depois.

ELOGILDA – Puxa, amiga! Estou começando a achar que você tem razão, mas, o que podemos fazer?

RECLAMILDA – Já sei…

E saíram as duas do Metrô, para um cafezinho carioca, decididas a contar prá todo mundo!!!


Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *