SANCIONADO O PACOTE. SEM O BODE.

MARINA DA GLÓRIA DE NOVO RESSURGE DAS TREVAS, PRÉDIO HISTÓRICO DO ANTIGO MUSEU DO ÍNDIO SERÁ DEMOLIDO, E A PRIMEIRA PARTE DO PACOTE OLÍMPICO 2 É APROVADA.

QUE O REDENTOR NOS PROTEJA
Blog Bem Estar




O Ano ainda é bem Novo, mas o Pacote Olímpico 2, do Ano Velho, atravessou a virada para 2013. Foi tratado detalhadamente pelo Urbe CaRioca em diversos posts nos meses de novembro e dezembro últimos, o que certamente colaborou para o entendimento dos vereadores sobre o conteúdo do novo embrulho, complexo para quem acompanha a legislação urbanística, que dirá para a maioria dos edis. 


Foram feitos (malfeitos) os acertos (erros) entre Executivo e Legislativo. Os placares: 35×8 e 30×10, pela aprovação. As emendas apostas por suas excelências foram apenas o BODE DO PACOTE. O anunciado veto às mesmas, mais uma vez, é confete para a mídia e  para eleitores crédulos.



Internet


Sonia Rabello lançou outros olhares do ponto de vista jurídico e analisou questões sobre a exacerbação do valor da terra. Então vereadora, teve atitude em plenário durante a tramitação-relâmpago digna de aplausos.

Jornal O Globo também divulgou números – cifrões e m² -, no dia da segunda votação. Tarde para permitir análises, divulgação e debates pela sociedade carioca. Em 26/12 a Newsletter Ex-Blog apresentou mais cifrões, e considerações sob visão política e administrativa.


Vilas de Árbitros e da Mídia
(ex) Futuro conjunto residencial
 com 1330 apartamentos

www.skyscrapercity.com



No mesmo tema – em outra vertente – notícia pequena, discreta, também no OG, divulgou que a Prefeitura estuda a transferência das Vilas de Árbitros e da Mídia para Jacarepaguá! Graças à defesa de urbanistas as instalações essas seriam construídas na Zona Portuária – ZP, dando início à efetiva revitalização da área com projetos habitacionais. 





O alardeado projeto de 1300 apartamentos evaporou-se antes de ser lançada a pedra fundamental.



Neste confuso universo de Pacotes e de já duvidosas revitalizações no sorvedouro de dinheiro público em que se transformou a ZP, restaria o fato de que a Câmara de Vereadores entrou em recesso e retornará aos “trabalhos” em fevereiro. Haveria tempo para novas mobilizações. Mas, é mês de férias, tem o Carnaval… Perfeito para esquecer o Campo de Golfe, a APA Marapendi, as Benesses para o Parque Olímpicoo aumento de gabaritos em toda a Barra da Tijuca e Jacarepaguá.




APA Marapendi – Imagem: Custódio Coimbra





Não para o prefeito: ontem o famigerado PLC 113 foi sacramentado. A lei foi sancionada. Hoje é regra. Foi a primeira parte do Pacote. Sem as emendas. O Bode saiu da sala. Prepararam a cama do Campo de Golfe que mutilará a APA Marapendi, área de reserva ambiental, entre outros itens.


Blog Luis Torres




Nesta mesma semana o alcaide decidiu – descartando o parecer do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural – que o prédio histórico onde funcionou Antigo Museu do Índio irá abaixo, e declarou-se favorável à construção comercial que conhecidíssimo empresário pretende erguer na Marina da Glória, que voltou para assombrar o Parque do Flamengo.


Em meio a tantas decisões questionáveis, ainda nos primeiros 15 dias de 2013 (!!!), devemos voltar ao Pacote Oímpico 2 para refirmar que os vetos às emendas não redimem o maléfico PLC 113/2012, inadmissível e prejudicial em sua origem.


Como já explicado, recusar as emendas nada mais é do que retirar O Bode do Pacote, o que, não se duvide, pode ter sido combinado entre os poderes em mais um acordo de bastidores como parte do jogo que atira confete.



Blog Urbanidades



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *