COMO TRANSFORMAR UM TRAMBOLHO URBANO-CARIOCA EM POEMA IMAGÉTICO E ESCRITO, de Carla Crochi

Nem todo dia é dia de nos livrarmos de algum trambolho que surgiu na cidade. Ao contrário, eles proliferam. Na Lagoa Rodrigo de Freitas há um recorrente, sobre os questionáveis cinemas. Que não se duvide: um dia poderá ser permanente.

A arquiteta Carla Crocchi conseguiu transformar um deles – virtualmente -, pois a triste realidade, continuará lá. Não é a primeira vez que uma excrescência na paisagem urbana do Rio de Janeiro aterrissa ao lado do Forte de Copacabana, bem tombado tanto quanto as areias da praia. Nem o caráter provisório da estrutura justifica sua localização. Se nos restaurantes aparece o prato principal “Against Brasilian Baby Beef”, o trambolho é “Against Rio de Janeiro Landscape”.

Boa leitura.

Urbe CaRioca
TÍTULO: Aquarela Inzoneira

AUTORIA: Carla Crocchi Fotos em Arte

DATA: 16/04/2014

Sobre a fotografia colocada nas redes sociais pela Sociedade Amigos de Copacabana – SAC –, o dito ‘Trambolho Inzoneiro’ que será interligado ao antigo Forte de Copacabana, não sei por que me lembrei de Ary Barroso.

Então, após um grande mergulho das águas profundas, emergi na Estação de Tratamento de Esgoto, aquela que quando morava em Copacabana cheirava mal tanto quando a Lagoa e sua mortandade de peixes.

Olhei para cima e me deparei com este “trambolho”. Para afastar a irremediável interferência negativa na paisagem do Rio de Janeiro – vizinhança de bens tombados em um dos ícones da Cidade, a Princesinha do Mar, apenas seria possível uma transformação virtual.

Resultado: Resolvi transformá-la em Aquarela Inzoneira que dedico em especial à Urbe CaRioca.

É bem provável que, até 2016, tenhamos que incluir nas definições sobre Arquitetura & Construções, além da definição usual ligada às questões imobiliárias, a denominação Inzoneira*.


Carla Crocchi Fotos em Arte
A Realidade

*Significado de Inzoneiro

 adj. Que provoca intrigas; enzoneiro.
 Que faz manhas; característica de sonso.
 s.m. Informal. Sujeito inzoneiro; quem é manhoso ou sonso.
(Etm. inzona + eiro)

Sinônimos de Inzoneiro
Sinônimo de inzoneiro: afetado, enredador, intrigante, mexeriqueiro e sonso
Definição de Inzoneiro
Classe gramatical: adjetivo e substantivo masculino
Separação das sílabas: in-zo-nei-ro
Plural: inzoneiros

Fonte: Dicionário online de português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *