SEMANA URBE CARIOCA 07/07/2014 a 12/07/2014 – BANHEIROS PÚBLICOS x PAISAGEM, ESTÁDIOS x LEGADO, e A ENXURRADA DE GABARITOS

Aumentar gabaritos é a tônica de inúmeras outras leis de uso e ocupação do solo, também recentes, para a Cidade do Rio de Janeiro, estejam em vigor ou ainda em tramitação.

 

Trecho de SEMPRE O GABARITO, 2014

 

  

Publicações dos últimos 07 dias e textos mais lidos
Os posts imediatamente anteriores; artigos de Jane Santucci sobre as UFAs e de Ephim Shluger sobre os estádios para a Copa; e um apanhado sobre as leis urbanísticas a caminho, todas com previsão de aumento de índices construtivos.

NOTA 1: O Conselho de Patrimônio Cultural rejeitou a proposta do Grupo Severiano Ribeiro de construir um prédio comercial sobre o prédio tombado onde funciona o Cinema Leblon, noticiado pela grande mídia. O prefeito da cidade decidiu intervir no caso e convidou o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB para estudar propostas. O projeto do Grupo LSR está em CINEMA LEBLON – O PROJETO REJEITADO PELO PATRIMÔNIO CULTURAL. Conforme anunciado pelo proprietário as portas foram fechadas no dia 01/07/2014. Porém, o prefeito – também segundo aquele jornal, entrou em acordo com o empresário, e pretende destombar o imóvel autorizar a construção. Em consequência, o proprietário declarou que abrirá o cinema no dia 17/07. Em breve, novos comentários.

NOTA 2: O Prefeito da Cidade vetou o Projeto de Lei Complementar nº 79/2014 que previa novos aumentos de área de construção e de número andares para hotéis, analisado em  EXTRA! HOTÉIS: OUTRO PACOTE, NOVAS BENESSES e HOTÉIS E BENESSES: CRESCE A POLÊMICA. A medida merece aplausos, mas, é cedo para comemorar. Esperamos que os vereadores respeitem a missão para a qual forem eleitos – cuidar da cidade – e não aprovem mais uma lei urbanística inaceitável.


NOTA 3: Mais um projeto de lei complementar de autoria do Poder Executivo pretende modificar Zoneamento e parâmetros construtivos casuisticamente. Depois do famigerado Campo de Golfe na Reserva de Marapendi, é a vez de São Cristóvão que perderá uma Zona de Conservação Ambiental criada por lei (PEU São Cristóvão) junto à magnífica Quinta da Boa Vista e do Jardim Zoológico. A justificativa é atender a uma solicitação da Fiocruz que pretende construir um complexo com hospital e centros de pesquisa. Nobre função, sem dúvida, mas, nobre também é preservar as áreas verdes da cidade protegidas por lei. Certamente a prestigiosa instituição encontrará local mais adequado para as novas instalações onde não seja necessário desrespeitar o zoneamento ambiental.

Leia também o artigo de Sonia Rabello a respeito neste link. Mais detalhes em breve.

Blog Urbe CaRioca
Segunda, 07/07/2014

SEMANA URBE CARIOCA 30/06/2014 a 04/07/2014 – POLUIÇÃO SONORA, PINTURA DOS ARCOS DA LAPA E OMISTÉRIO DO APITO

 

SEMANA URBE CARIOCA 16-20/06/2014 e 23-27/06/2014: MEIO AMBIENTE – Códigos, Golfe e Sociedade, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, CINEMA LEBLON, MÊS DE MAIO

Artigo: A POLUIÇÃO SONORA DOS EVENTOS PRIVADOS DURANTE A COPA, de Virgínia Totti Guimarães

OS ARCOS DA LAPA, A PINTURA E A CAL

POR QUE O GUARDA APITA?

 

Terça, 08/07/2014

Artigo: ESTÁDIOS E O LEGADO DA COPA DO MUNDO FIFA 2014, de Ephim Shluger


Quinta, 10/07/2014

Artigo: CEM BANHEIROS PÚBLICOS PARA O RIO, de Jane Santucci



Sábado, 12/07/2014

SEMPRE O GABARITO, 2014


Os 10 posts mais lidos da semana
Se necessário copie o título na caixa de pesquisa acima.

SEMPRE O GABARITO, 2014

SOU TIJUCANA DA GEMA, de Sonia Fragoso

Artigo: CEM BANHEIROS PÚBLICOS PARA O RIO, de Jane Santucci

O INCRÍVEL TOMBAMENTO DO ANTIGO MUSEU DO ÍNDIO E DOS EQUIPAMENTOS DESPORTIVOS VIZINHOS AO MARACANÃ

Artigo: ESTÁDIOS E O LEGADO DA COPA DO MUNDO FIFA 2014, de Ephim Shluger

CINEMA LEBLON – O PROJETO REJEITADO PELO PATRIMÔNIO CULTURAL

UM PROJETO REAL E VIÁVEL PARA O METRÔ DO RIO, por Miguel Gonzalez

Artigo: ESTAÇÃO GÁVEA RECEBERÁ DUAS LINHAS, de Miguel Gonzalez

POR QUE O GUARDA APITA?

RIO DE JANEIRO – HOTÉIS EM REFORMA, EM CONSTRUÇÃO, EM PROJETO OU EM ESTUDOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *