Artigo: O ÁGORA RIO E OS ELEITORES MISTERIOSOS, de Sérgio de Oliveira Galvão


Mesmo com o movimento de grupos contrários a PRESERVAR O PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL MARAPENDI ÍNTEGRO, que se encarregaram de providenciar uma enxurrada de votos negativos – caso único durante a fase Proposição, a proposta deste blog ao projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro batizado de Desafio Ágora continua entre as primeiras mais votadas e comentadas, entre 381 ideias, número final de proposições em prol da cidade indicado pelo site administrado por www.crowdicity.com.
Conforme já relatado, após divulgarmos que havia pesos diferentes para votos negativos e positivos (redução de dois votos positivos para cada voto negativo concedido à ideia), o critério foi modificado. Infelizmente não verificamos se o mesmo ocorreu com outras ideias apresentadas.
Em seguida, um atento participante detectou que o sistema de aprovação e desaprovação dos comentários funcionava de modo diverso para a ideia PRESERVAR O PARQUE… em relação à melhor colocada entre as mais votadas. Após a divulgação dos vídeos que comprovavam oocorrido, o sistema foi igualmente modificado.
Agora, outro atento interessado no projeto, fez longa análise sobre a votação das ideias que alcançaram maior visibilidade, a correlação entre votos positivos, negativos, e o perfil dessas propostas perante a administração pública. Em suas palavras, tem “sérias e graves considerações a fazer sobre o assunto transparência no sistema Ágora Rio”, o que consideramos devido compartilhar com os leitores do blog, em especial aqueles que apoiaram a permanência do Parque Ecológico Marapendi, na Barra da Tijuca, em sua integridade.
Urbe CaRioca
freepick

O ÁGORA RIO E OS ELEITORES MISTERIOSOS
Sérgio de Oliveira Galvão*
03/11/2014

Ao conhecer o Desafio Ágora Rio e as várias propostas ligadas a questões ambientais – inclusive PRESERVAR O PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL MARAPENDI ÍNTEGRO – sugeri no campo ‘comentários’ que fosse encaminhada uma comunicação para todos os demais participantes dos outros temas, visando o apoio amplo, enfatizando não apenas a preservação do parque em si, mas, sobretudo para proporcionar o aumento da representatividade popular e fazer frente aos interesses privados que se julgam acima das leis e do interesse público. Do mesmo modo os outros grupos poderiam conhecer os questionamentos apontados nas discussões já ocorridas.
A possibilidade de entrar em outros grupos e fazer comentários e ‘assinatura da ideia’, possibilita aumentar a dinâmica do processo, bem como a divulgação, pelo menos, das ideias mais votadas e comentadas de todos os grupos.
Porém, tenho sérias e graves considerações a fazer sobre a transparência no sistema Ágora Rio, função de um rápido levantamento.
Analisando os dados das propostas mais bem votadas (nada contra as ideias em si, muito pelo contrário), descobri coisas muito interessantes, e, depois disso, tive convicção de que nós, participantes, estivemos sendo enganados. Senão, vejamos, uma  pesquisa entre as propostas mais votadas de todos os grupos:

1ª. Ideia mais Votada:  Cestos Ecológicos de Bueiros para Evitar Enchentes – “Instalar nos bueiros da cidade os cestos ecológicos já instalados em alguns bairros”.
Comentários = 216                Nr. Pontos = 214
                                                           Votos a favor = 231
                                                            Votos contra = 17
                                                           Votos totais = 247

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e a Prefeitura se posicionaram favoravelmente.  Vejam apenas uma parte:

autor:  Parabéns Prefeito, boa idéia …! …sou muito grato ao Prefeito Eduardo Paes e a sua equipe da Seconserva que abraçaram o teste da ideia…
Seconserva Prezados, é com muito orgulho que recebemos todos esses comentários sobre um projeto nosso que foi testado de 2009 à 2012, obtendo alto índice de aprovação por todos os que conheceram.
autor:  Realmente Sra. Daniela temos que dar parabéns a iniciativa dos responsáveis pela colocação do projeto em prática aqui no Rio de Janeiro.
Prefeitura  Boa, Secretaria de Conservação!

Depois disso, outras pessoas da Prefeitura fizeram comentários, e dezenas de aprovações foram registradas sempre que os órgãos públicos ou funcionários públicos se posicionaram sobre o tema, ou quando foram citados.
2ª. Ideia mais Votada:  Aterramento dos fios. – “poderia ser feito gradualmente com colaboração das empresas que normalmente quebram as ruas”.

Comentários = 36                  NR. de Pontos = 141
                                                           Votos a favor = 141
                                                           Votos contra = 0
                                                           Votos totais = 141
3ª. Ideia mais Votada: Colocação de Energia Solar Para Iluminação Pública – “Como já feito em outros lugares do mundo e em outros estados, coloraria nos postes placas solar para captação de energia”.

Comentários = 60                  NR de Pontos: 97
                                                           Votos a favor = 97
                                                           Votos contra = 0
                                                           Votos totais = 97
Novamente aqui a Prefeitura do Rio posicionou-se formalmente: “A Prefeitura do Rio atua desde 2011 com testes do sistema híbrido de iluminação, com dois tipos de alimentação: eólica e solar…”.
4ª. Ideia mais Votada:  Preservar o Parque Municipal Ecológico de Marapendi Íntegro

Comentários = 194                NR. de Pontos = 82
                                                           Votos a favor = 162
                                                           Votos contra = 80
                                                           Votos totais = 242
Também aqui a Prefeitura manifestou-se, mas contrariamente à proposta de preservação do parque, e apoiando uma ação ilegal e imoral, que passa irresponsavelmente por cima de Lei Federal, além de contrariar pareceres técnicos e jurídicos; em claro benefício de interesses privados.

5ª. Ideia mais Votada:  Mobilidade Urbana 24 hr – “A ideia é simples, ampliar o horário de funcionamento dos transportes públicos da cidade. Metrô, trem, ônibus, BRT funcionando 24h…”

Comentários = 32                  NR. de Pontos = 80
                                                           Votos a favor = 80
                                                           Votos contra = 0
                                                           Votos totais = 80 
6ª. Ideia mais Votada: Adolescentes Politizados – Educação Política e Cidadã – “Estimular o ensino da estrutura política brasileira nas escolas para educar os jovens a ter desde cedo uma consciência política”.
 Comentários = 42                 NR. de pontos = 73
                                                           Votos a favor = 74
                                                           Votos contra = 1
                                                           Votos totais = 75  
7ª. Ideia mais Votada: Redes Hidroviárias- Mobilidade e Conectividade -“Construção de estações hidroviárias (ex.: Barra da Tijuca) que permitam o transporte de passageiros através de barcas até o Centro do Rio.”

Comentários = 90               NR. de pontos = 58
                                                          Votos a favor = 78
                                                          Votos contra = 20
                                                          Votos totais = 98
8ª. Ideia mais Votada: Crédito Verdes – Benefícios fiscais para os que utilizarem “meios ecologicamente corretos na produção de bens ou serviços ou consumo…”. 

          Comentários = 67                 NR. de pontos = 55
                                    Votos a favor = 109
                                    Votos contra = 54
                                    Votos totais = 163
Esta última proposta apresenta muita similaridade com o grupo pró-preservação do Parque Marapendi, ou seja: 1) não favorece grandes projetos/contratos corporativos privados; 2) praticamente todos os “debatedores” estavam alinhados com a proposta, mas  a ideia recebeu, inexplicavelmente, grande volume de votos contrários.

O primeiro ponto que nos chama a atenção, portanto, é a quase ausência de votos contrários nas propostas em geral; em contraste com o que ocorreu em três propostas, que estão entre as mais votadas: “Preservação do Parque…” com 50% de votos contrários; “Redes Hidroviárias” (proposta para transporte hidroviário), com 25% dos votos totais negativos; e a proposta “Crédito verde”, com 33% dos votos negativos, enquanto nas demais o máximo foi de 7,4%. É natural que ocorra um desinteresse geral em votar contrariamente às propostas, ou seja: se a pessoa não tem interesse no tema, e/ou entende que aquela proposta não a prejudicará, ela simplesmente se omite. Nos comentários destes três grupos praticamente todos os debatedores falaram a mesma linguagem; contrastando, porém, com o número de votos contrários. No grupo Preservação do Parque…”, através de 194 notas de participação, apenas dois ou três se manifestaram com dúvidas ou contrários. Entretanto, sorrateiramente, 80 votos contrários anularam 80 votos positivos na ideia, ou seja, 50% do total a favor (162), e sem qualquer justificativa ou argumento! Acessaram o site, e sem discutir, votaram expressivamente para negativar a proposta de preservar o parque. Quem teria interesse em entrar anonimamente no sistema, sem sequer discutir a proposta e votar contra a Preservação do nosso patrimônio ecológico!?
Curiosamente, ideias que a prefeitura e alguns grupos privados apoiam, mesmo recebendo críticas e argumentos fortes contrários de vários debatedores, não recebem votos negativos; ao contrário daquelas que questionam a prefeitura e seus parceiros, ainda que os participantes estejam alinhados com a proposta.
Convicto de ter sido iludido verifiquei outras propostas e encontrei vários indícios de manipulação, com práticas recorrentes.
O mais evidente é a distribuição de votos contrários em relação ao posicionamento da prefeitura e suas secretarias. Vejam o comentário da prefeitura em um grupo que propõe a adoção de bagageiros nos ônibus que fazem ligação com aeroportos, curiosamente o mais votado do tema:
“Rodrigo. Muito obrigado pela sua ideia. Acho que você vai ficar feliz em saber que ela já vem sendo adotada aqui no Rio! O BRT Transcarioca, que liga a Alvorada ao Aeroporto Galeão, já conta com ônibus com bagageiros…”
Agora vejamos a discussão da proposta “Fim de transporte alternativo de passageiros em Kombis e Vans”. Sem entrar no mérito, mas apenas para exemplificar os indícios de manipulação, este caso chega a ser grotesco, com exclusão de notas de manifestantes com opiniões contrárias à proposta! Certamente não é coincidência o fato que uma daquelas três ideias mais votadas também teve elevada proporção de votos contrários visto que também trata de transporte alternativo, o hidroviário.
Concluindo, o conjunto de aspectos estranhos e questionáveis expostos nesta análise sugere que estejam ocorrendo manobras espúrias; aponta para manipulação/má fé, de pessoas e/ou empresas com grandes interesses econômicos no Município.
O projeto Ágora Rio, que ao chamar a população para debater ideias sugere a imagem de transparência nos projetos da prefeitura relacionados aos JO, bem como para projetos futuros baseados na opinião da sociedade civil carioca, tem obrigação de esclarecer os pontos nebulosos detectados por vários “contribuidores” que aceitaram o convite para participar.
É necessário garantir, neste sistema, que os interesses privados não se aproveitem de um projeto, essencialmente bom, para legitimar ações ilegais e imorais e que vão de encontro aos melhores interesses da própria população!
__________________
*O autor, formado em Administração, é paulista de nascimento, vive no Rio de Janeiro desde criança, e é carioca de coração.

Globo Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *